quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Liana - Atendendo a Pedidos


Não sei se por associação a Game of Thrones, tenho na minha imaginação uma Liana de cabelos negros e selvagens, com uma alma caridosa mas irreverente. Uma figura feminina poderosa e central em todos os enredos possíveis, tudo o que se quer numa criança que venha a preencher as nossas vidas, digo eu!

O nome em si, abstraindo-me desta referência literária/cinematográfica, continua a ser igualmente encantador, com uma sonoridade bonita e muito fluida. O/a leitor/a que nos pediu este nome acertou em cheio: é um nome bonito e esquecido da maior parte das pessoas, o que faz dele uma escolha muito original para uma criança, seja brasileira, seja portuguesa! Aconselho verdadeiramente!

Sabe-se que em Portugal, entre 1920 e 1980 foram registadas 36 pessoas com este nome, 27 delas apenas entre 1977 e 1980. Em 2013 foram registadas 26 meninas com este nome, 27 em 2014 e 15 em 2015. Em 2014 ainda foram registados 10 diferentes compostos, entre os quais: Ema Liana, Liana Filipa (2), Liana James, Liana Patrícia (2), Liana Sofia (2) e Yasmim Liana.

Já no Brasil, estima-se que entre 1930 e 2000 tenham sido registadas mais de 10 mil pessoas, com especial enfoque na década de 70. É possível que Liana tenha ficado associado a esta geração específica, mas no contexto brasileiro 3 mil nascimentos não são assim tão significantes em matéria de nomes, numa década.

Na sua origem, Liana não é mais do que uma contração de outros nomes mais conhecidos, como se de um diminutivo se tratasse. Estamos a falar de nomes como Eliana, Emiliana, JulianaLiliana e até mesmo Poliana. É certo que cada um destes nomes tem origens e significados diferentes e Liana, sendo contração deles por ser, por ordem: 1) Eliana - nome do antigo império romano, Aelius, que significa sol ou nome de origem hebraica que significa Deus respondeu; 2) Emiliana - nome também do antigo império romano, Aemilius, que significa inimigo; 3)  Juliana - um outro nome romano, Iulianus, que significa possivelmente de barba aveludada; 4) Liliana - uma elaboração do latim lilium, que significa lírio ou apelido/alcunha de Elizabeth que significa Deus é meu juramento;  5) Poliana - um nome que advém de Maria.

Para além destas associações, Liana pode ser também  considerado um nome literal pois é o nome de uma planta trepadeira que se encontra nas florestas (no Brasil conhecida como cipó). A maior associação que faço a estas plantas prende-se mesmo com o Tarzan, aliás, estou mesmo a imaginá-lo a baloiçar-se de um lado para o outro agarrado às lianas. Como o Tarzan fez parte da minha infância e de uma grande maioria de crianças nascidas nos anos 90, inícios de 2000, acredito que esta não seja uma referência nada negativa!

Acredito que Liana pode ser considerado um nome moderno que ultrapassa alguns contratempos dos outros nomes apresentados, nomeadamente estarem associados a determinadas gerações e por isso parecerem pouco adequados para uma criança de hoje em dia. Concordam?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, Wikipedia.

9 comentários:

  1. Eu concordo, acho que Liana tem o frescor que Eliana e Liliana perderam por soarem datados. Além disso é delicado, suave, acho um nome muito agradável!

    ResponderExcluir
  2. O que preferem: Liana ou Lianna? Acham que o n a mais diferencia para bom ou ruim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefiro Liana, gosto das grafias minimalistas acho mais elegantes e mais condizentes com o nosso idioma.

      Excluir
  3. Minha neta acaba de nascer e vai se chamar Liana. Achei um nome lindíssimo

    ResponderExcluir
  4. Eu amo meu nome 😍😍😍😍

    ResponderExcluir
  5. Esss nome é muito lindo!
    Lembro da Liana Friedenbach.🕊️
    Quero que seja o nome da minha filha <3

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Liana, nasci no final dos anos 90. Estou aprendendo agora, depois de adulta, a gostar do nome.

    ResponderExcluir