sábado, 22 de outubro de 2016

Forrest - Atendendo a Pedidos


Nomes que ouvimos falar uma ou duas vezes, aqui ou ali, mas nunca lhes damos atenção porque a sua presença nas nossas vidas é apenas momentânea? Há imensos que poderia ficar a enumerar se não se tornasse chato. Mas hoje falo-vos de um desses nomes com o qual até simpatizo bastante, e que um dos nossos leitores nos pediu para abordar: Forrest. Só de caras parece um nome forte, mas com uma evidente referência à natureza, o que suaviza essa força.

Forrest, de acordo com o Behind the Name, foi primeiramente um sobrenome e só depois se tornou nome próprio nos países de língua inglesa. O seu significado é bastante simples: floresta, pois este era, em tempos antigos, o sobrenome dado a algumas pessoas que viviam perto de áreas florestais. Forest é sua única grafia variante. Forrest, como sobrenome, tornou-se mais conhecido para os norte-americanos através de Nathan Bedford Forrest, membro crucial do pós-era da Guerra Civil, fundador do conhecido movimento racista Ku Klux Klan.

A referência apresentada pode nem ser a melhor, é verdade, mas creio que tal como outros nomes, ainda mais este, tratando-se de um apelido, deverá ser esquecido, ou pelo menos passar por cima, qualquer passado menos bom. Na verdade este nome só se tornou bem mais conhecido através do filme Forrest Gump, em que a personagem principal, Forrest, se contradiz um pouco com aquele que é o seu antepassado (Nathan B. Forrest), o que torna num filme com algum carácter satírico.

Quando este filme foi lançado nos Estados Unidos (década de 90), os registos de Forrest para meninos dispararam! O seu pico foi em 1994 quando atingiu 1 381 registos, dos quais 38 foram de meninas, apesar de este não ser considerado em geral um nome unissexo, nem muito menos exclusivamente feminino. No ano transato, ainda nos EUA, atingiu 387 registos, todos de meninos.

Há, no entanto, uma questão que fica no ar: será este nome capaz de se adaptar à nossa língua? Na minha perspetiva, é mesmo muito difícil, tanto em Portugal, como no Brasil que este seja um nome facilmente adaptável para a língua lusófona, mas acredito que não seja impossível. Mas os registos falam por si: sem dados no IBGE nem no SPIE, e sem registos em Portugal e em São Paulo em 2015. E penso que seja escusado dizer que Forrest não consta na lista do IRN, dada a dificuldade (cada vez menos) de um nome estrangeiro ser aceite em Portugal.

Para além das referências já mencionadas, apresento-vos outras também bastante interessantes:
  • Forrest Griffin - ex-lutador de artes marciais norte-americano;
  • Forrest J. Ackerman - editor de revista, escritor e agente literário norte-americano;
  • Forrest Towns e Forrest Smithson - campeões olímpicos norte-americanos;
  • Forrest Landis e Forrest Halsey - atores norte-americanos;
  • Forest Whitaker - ator, produtor e diretor de cinema norte-americano.

Um ponto extra para este nome é que também pode ser classificado como um nome geográfico dado ao facto de existir uma vila com este nome no estado americano de Illinois. A juntar a isto, a sua ligação ao meio-ambiente é algo bastante atrativo, visto que são poucos os nomes masculinos ligados à Natureza. Forrest tem, como já foi visto, referências positivas capazes de se sobrepor às negativas. Por fim, resta-me dizer que se nos lê de um país de língua inglesa, incentivo-o/a a usar Forrest, visto que é uma ótima opção para os dias de hoje, pois também é pouco popular e é um nome bastante interessante, no meu ponto de vista.

Usariam Forrest?


Fontes consultadas:
IRN, IBGE, SPIE, Behind The Name, ARPEN/SP, Wikipédia, Público.

6 comentários:

  1. Concordo inteiramente, acredito que Forrest teria uma adaptação difícil em português. A grafia confundiria um bocado a pronúncia, mas gosto do conceito de ser ligado à floresta. Como gosto de nomes ligados à natureza, consigo simpatizar com o nome mas não o usaria. Na mesma onda, Silas ou Silvestre parecem-me fazer melhor figura num bebé português ou brasileiro, ou até mesmo Robim/Rubim (como o Robin dos Bosques).

    ResponderExcluir
  2. "Corra, Forrest, corra!" Impossível não lembrar do adorável Forrest Gump ao ver o nome Forrest. É uma associação que transmite muita ternura. Também de imediato me vem à mente o maravilhoso ator Forest Whitaker, apesar da grafia diferente. Forrest é um nome muito simpático e a ligação com a natureza é um ponto positivo, mas concordo que tenha uma pronúncia de difícil adaptação entre falantes do português.

    ResponderExcluir
  3. Também pensei no Forrest Whitaker como a Patrícia e por isso simpatizo com nome. :)

    ResponderExcluir
  4. Nao faz meu estilo mas gostei do post gostari de saber sobre o nome Alika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro/a leitor/a,

      Assim que possível daremos resposta ao seu pedido!

      A Equipa do Blog dos Nomes

      Excluir
  5. Forrest seria um nome perfeito se não fosse demasiado anglófono. Lindo significado.

    ResponderExcluir