O nome que vos trago hoje foi mais um daqueles que conheci na infância e ficou guardado e esquecido na minha cabeça, até há uns dias ser relembrado. Prunella era o nome de uma personagem da série de desenhos animados Arthur que eu, na altura, adorava e fazia parte da minha rotina assistir. O nome era completamente invulgar, para mim, há uns anos e como agora ainda o era, merecia, indubitavelmente, uma boa pesquisa, e foi o que fiz: anos depois, cá estou eu mostrando o que descobri.
Prunella é um tipo de flor, também conhecida em inglês como self-heal (auto-cura), pois possuí uma grande potencialidade medicinal. Este nome de flor deriva da palavra do latim pruna que significa ameixa, talvez por estes tipo de flores se apresentar maioritariamente na cor roxa (mas também existem brancas, azuis, rosas). Como possuí o sufixo -ella, funciona como uma espécie de diminutivo, o que me leva a pensar que Prunella possa significar pequena ameixa.
Algumas fontes dizem-nos que Carl Nilsson Linnæus, conhecido botânico, mudou o nome original de brunella para prunella, dando-lhe uma etimologia diferente (talvez pela associação à ameixa, como já acima referi). James Parkinson explicou que os alemães chamavam à planta de brunella por esta curar uma doença chamada die bruem (amigdalite), muito comum em soldados durante a época de batalha.
As flores prunela (a versão portuguesa) provêm da planta Prunella Vulgaris da família das Lamiáceas (Lamiaceae), é uma planta natural da Ásia e chegou à América através dos imigrantes europeus. A prunela cresce ao longo das estradas, em terrenos vazios, nos campos, em terras abandonadas, perto de riachos e à beira de florestas.
Como nome próprio, Prunella não tem muito fãs: nem em 2014, nem em 2015, tanto em Portugal, como no estado de São Paulo no Brasil obteve sequer um registo, o que é triste visto que este nome tem até bastante potencial. Nem no IBGE nem no SPIE há igualmente registos deste nome. Nos Estados Unidos, é um nome utilizado mas mesmo muito pouco, em 2013 (dados mais recentes disponíveis) esteve na posição #17 196 deste ranking norte-americano!
Para além da personagem de Arthur, encontrei outras referências para este nome, entre elas:
- Prunella Scales - atriz inglesa;
- Prunella Clough - pintora inglesa;
- Prunella - cavalo de corrida britânico, uma das éguas mais importantes na história da raça puro-sangue;
- Princess Prunella and the Purple Peanut - livro infantil de Margaret Atwood.
Este é um nome que me marcou e, portanto, nutro-lhe um carinho especial, e assim sendo, gostaria que fosse mais usado. As versões Prunela (portuguesa), Prunelle e Prune (francesas) também são aceitáveis, ainda que não permitidas em Portugal, se bem que prefiro a versão original, é um dos casos onde acho que o duplo L faz diferença para melhor.
O que acharam do nome Prunella?
Fontes consultadas:
Plantas que curam, Baby Center, NameBerry, Behind the Name, Wikipédia, ARPEN/SP, Jornal Público, IRN, IBGE, SPIE.
Não gostei nada :/ Parece Brunella mas mais difícil de dizer (neste caso o P dificulta).
ResponderExcluirAcho interessante por ser nome de flor, é mais uma opção pra quem gosta de nomes literais.
ResponderExcluirO significado é muito giro, mas não gosto nada da sonoridade. É um bocado ríspida demais para o meu gosto pessoal.
ResponderExcluir