Os nomes mitológicos são sempre alvo de grande fascínio para os nossos leitores aqui n'O Blog dos Nomes. Há algo sobre o divino, o mítico, que deslumbra o Homem e o faz admirar o desconhecido, o fantástico. No entanto, por muito apelativas que sejam as histórias por detrás de um nome, nem sempre os nomes se coadunam com as realidades que vivemos e ter uma Afrodite ou um Hércules numa creche ao lado de uma Sofia ou de um Martim seria de grande impacto. No entanto, existem outros nomes mitológicos mais discretos e muito agradáveis que têm sido postos de parte ao longo deste tempo. Um deles é Hera.
Na mitologia grega, Hera elevava-se como a esposa de Zeus, a deusa-mãe, protetora do casamento, da fertilidade, da maternidade, do parto. Governava o Olimpo junto do seu marido, sendo uma estratega fenomenal, e irando-se frequentemente com as suas aventuras amorosas. É uma deusa com uma ligação muito profunda, muito íntima com a figura da mulher e o poder feminino. Acredita-se que a origem do seu nome pode estar precisamente ligada à palavra ηρως (heros), por sua vez ligada aos significados de heroína, guerreira, mestre. A mulher que se eleva com toda a sua força e é respeitada e honrada pela sua essência! Por outro lado, outras teorias sustêm que Hera possa ter derivado de ωρα (hora), relativo ao tempo, estação, era, época; ou até da palavra αιρεω (haireo), que significa a escolhida. Não preciso mais argumentos para fazer que Hera é realmente um nome ultra-feminino, ultra-empoderado; um nome que bebe das lutas atuais! Para mim também emana um ar primaveril muito doce, não posso deixar o de comentar.
Se considerarmos Hera como um nome literal (nome de uma planta), temos também de fazer notar que a sua tradução anglófona, Ivy tem-se tornado notoriamente popular depois da cantora Beyoncé o ter colocado na sua filha (Blue Ivy). Portanto, se Ivy é popular porque nos sentimos desencorajados a considerar Hera como um nome válido e bonito de se usar?
Infelizmente, em Portugal este nome continua a não ser aceite pelas entidades responsáveis, mas esperemos que no futuro a lista se vá tornando mais liberal e existam, realmente, famílias dispostas a apostar neste nome tão ousado. Do outro lado do Atlântico, estima-se que cerca de 22 pessoas carreguem este nome consigo e em São Paulo, em 2015, houve uma família corajosa que também escolheu Hera para a sua menina! Que boa notícia!
Qual a vossa opinião sobre Hera?
Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE, Wikipedia (Hera).
Gosto :)
ResponderExcluirAdorei! Nunca pensei nele antes, mas me apaixonei.
ResponderExcluiracho bonitinho, mas não usaria.
ResponderExcluirNão me impressiona. Prefiro Ivy.
ResponderExcluirNão gosto.
ResponderExcluirDos nomes da deusa esposa de Zeus, eu prefiro Juno (ou June). Hera tem o problema de parecer com "Era"... ai os trocadilhos "era uma vez"...sem contar que tbm se aproxima mto da palavra "erva"...ai tem a música "erva venenosa". Bom, eu acho Ivy muito simpático e meigo e prefiro muito mais ao crescente Liz!
ResponderExcluirAmo esse nome, coloquei na minha filha de 4 patas e toda vez que alguém vinha com a piadinha de "era uma vez". Explicava que culturalmente esse nome vai muito além do trocadilhos que ela usou e dava ideia pesquisar sobre a Deusa Hera, Assim as pessoas ficavam curiosas e iam pesquisar sobre... Acabaram de os trocadilhos e ficou a admiração.
ResponderExcluir