Elegante, feminino, vintage e muito, muito romântico! É assim que descrevo Julieta, que até hoje tem sido presença obrigatória na minha lista de nomes preferidos para menina. A inevitável (e positiva!) associação à peça Romeu & Julieta, uma das mais famosas em todo o mundo, confere uma aura especialmente medieval a estes dois nomes, apesar de Shakespeare ter redigido a obra nos finais do século XVI.
Julieta é a forma portuguesa do inglês Juliet, que por sua vez derivou de Juliette e/ou de Giulietta, diminutivos de Julie (francês) e de Giulia (italiano), respectivamente. O ancestral comum destes nomes é Julius, que terá surgido a partir do grego ioulos, que significa barba aveludada (Julius poderá estar ainda relacionado com o deus romano Júpiter).
Uma vez que Julieta está fortemente ligado a Júlia (que, tal como nos diz a Joana no seu texto, se trata de "um nome feminino bem-amado em Portugal e um dos mais queridos do Brasil!"), acredito que possa ser visto como um nome moderno que facilmente se encaixa nas modas atuais. Para muitos portugueses, a pequena Julieta, filha da cozinheira e apresentadora Filipa Gomes, foi a prova do grande potencial deste nome!
E se por um lado considero Julieta um nome moderno e perfeitamente usável hoje em dia, não há como negar o seu lado vintage e antigo que fascina cada vez mais famílias. Em Portugal o nome contou com 27 registos em 2014 e com 38 registos em 2015; teve portanto uma subida de 11 valores, que poderá não parecer muito mas foi o que permitiu a Julieta entrar para o Top 100 de 2015, na 98ª posição. No Brasil, em São Paulo, Julieta teve 11 e 12 registos nesses mesmos anos, respectivamente.
Para quem procura um nome romântico, elegante, internacional e cheio de história, Julieta parece-me uma opção mais que perfeita!
Fontes consultadas:
Arpen SP, Behind The Name, Listas Completas de Nomes Registados em Portugal (2014 e 2015), Nomes e mais Nomes, O Blog dos Nomes.
Acho romântico.... no entanto o T no nome me incomoda um pouco, será que não haveriam outras variações além do tão enfadado Julia?
ResponderExcluirJuliana? :)
ExcluirÉ, Juliana parece mais original hoje, hehehe. Gosto mais também. Obrigada! Um dos problemas de Julieta é que no Brasil além de ser incomum, é logo associado ao seu Romeu, então acaba soando caricato....infelizmente.
ExcluirAmo! Amo! Amo! Simplesmente maravilhoso. Adorei a imagem, é assim que imagino uma pequena Julieta.
ResponderExcluirConcordo plenamente com a tua visão de Julieta: tremendamente vintage e muito romântico! Reconheço-lhe a graciosidade mas não é um nome que me cative e entusiasme particularmente neste momento. Mas acho que é uma excelente opção para os nossos dias e muito gostava de ver o número de Julietas a crescer, sempre era uma escolha diferente e requintada :)
ResponderExcluirAdoro! Acho liiiiiindo!!!
ResponderExcluirJá tentei mas não consigo gostar de Julieta
ResponderExcluirNão é comum no Brasil, mas acho que se começasse a aparecer Julietas por aí seria bem aceito. Eu acho muito bonito!
ResponderExcluir"Elegante, feminino, vintage e muito, muito romântico!" nada mais a dizer, acho muito lindinho este nome :)
ResponderExcluirÉ lindo demais apesar dos comentários negativos que fazem e eu gosto de todas suas versões : Júlio , Julia, Julie, Juliana , Juliane , Juliet e assim vai
ResponderExcluirO que acham de Julião?
ResponderExcluir