Eu que, na minha ignorância, pensava que apenas existia Geraldo e quando fui a Évora descobri que afinal havia outro...e era Giraldo! Pelo que apurei no Behind the Name, Giraldo é a forma italiana e Geraldo a forma ibérica de Gerald, um nome germânico, composto pelos elementos ger (lança) e wald (regra), tornando o significado de Giraldo algo como aquele que se rege pela lança.
Não encontro Giraldo na lista de nomes existente em Portugal. Das duas uma, ou não há dúvidas quanto à sua validade, ou, na pior das hipóteses, assumem que não existe, tal como eu assumi até ver a Praça do Giraldo, sempre a ser chamada de Gi-raldo.
O que é certo é que através do SPIE descobri que nasceram 4 Giraldos, 2 em 1955 e mais 2 em 1961. Já crianças registadas como Geraldo sempre existiram durante o século XX (excepto em 1925), embora sempre com pouquíssimos registos. Quanto ao século XXI como, infelizmente, só consegui aceder a listas completas dos nomes registados em Portugal de 2012 a 2015, constatei que em 2012 e 2015 não houve meninos registados Geraldo ou Giraldo, mas tanto em 2013, como em 2014 houve 1 registo de Geraldo, continuando Giraldo a zeros. Já no Brasil através do site do IBGE descobri que existem 47 pessoas com este nome.
Engraçado é que as formas femininas Giraldina e Geraldina aparecem na lista portuguesa, sendo ambos os nomes permitidos. O que me faz voltar à questão se é ou não permitido, já que não consta na lista nem para o ser, nem para o não ser.
Admito que não sou fã de Giraldo ou Geraldo, mas que acharia engraçado serem permitidas as duas formas, tal como acontece com palavras como loiro/louro, loiça/louça ou toiro/touro. Se poderia provocar confusão na altura da escrita, se calhar, mas pronuncio-os de forma completamente distinta. Além disso se Giraldina e Geraldina são possíveis, logo Giraldo também deveria ser a par de Geraldo.
Para mais informações sobre Giraldo, sugiro a leitura de Geraldo que já saiu n'O Blog.
Margarida Madeira.
Preferem Giraldo ou Geraldo?
Fontes consultadas:
IRN, Behind the Name, O Blog dos Nomes (Geraldo), Público, IBGE, SPIE.
Acho que não se adequa às tendências modernas nem consigo prever um regresso para breve, independentemente das grafias. Confesso que acho Geraldina interessante por ter uma aura bem medieval, mas o interesse é só mesmo esse. Quanto à lista de nomes autorizados em Portugal, acho que a hipótese mais provável é Giraldo ser considerado uma grafia antiga de Geraldo e por isso foi omitido, como acontece com Manoel-Manuel.
ResponderExcluirNão gosto de nenhuma grafia nem sei qual prefiro.
ResponderExcluirDesconhecia a existência de Giraldo e pelos poucos registros é um nome bem raro. Também pronuncio Giraldo e Geraldo de formas diferentes. Prefiro Geraldo, mas gostei de saber mais sobre Giraldo.
ResponderExcluirNão gosto do nome mas a grafia que prefiro é mesmo Giraldo.
ResponderExcluirPrefiro Geraldo.
ResponderExcluir