sábado, 9 de abril de 2016

Lissa


Existem nomes que são surpreendentes, por trás de uma aparente docilidade e ingenuidade podem surgir intrigantes origens e histórias. Assim é Lissa, nome que sempre considerei fofinho e delicado, mas que tem um lado sombrio e um tanto obscuro ligado à mitologia que talvez muitos desconheçam (eu mesma desconhecia). Muitas fontes o apontam como um diminutivo de Melissa ou Alyssa, entre outros nomes, mas ele é muito mais que isso, é um nome com vida própria. Conheça agora os mistérios de Lissa!

Na mitologia grega Lissa (ou Lyssa em sua versão internacional), é o espírito que personifica a raiva, a cólera, a fúria louca e também a raiva em animais. Ela estava intimamente relacionada à Mania (o espírito da loucura e da insanidade). Seu equivalente romano foi chamado de Ira, Furor ou Raiva. Em Eurípedes, Lissa é identificada como filha de Nix (a deusa da noite), surgida a partir do sangue de Urano. É descrita com serpentes na cabeça e olhos cintilantes. Higino a cita como filha de Gaia e Éter.

As histórias que envolvem Lissa são bastantes sombrias e diria até, assustadoras!
  • À mando da vingativa Hera, Lissa provocou um acesso de loucura em Héracles (Hércules na mitologia romana) que o fez matar seus filhos e Mégara, sua esposa;
  • Acteon, famoso herói e exímio caçador, caminhava pela floresta quando se depara com a deusa Ártemis nua, banhando-se em um lago. Famosa por sua castidade, Ártemis ficou indignada. Lissa é enviada para enfurecer os cães de Acteon que dilaceram e matam seu próprio dono.

Em outros idiomas:
Lyssa (inglês, alemão, francês, polonês, sueco); Lissa (italiano); Lisa (espanhol e lituano); Lüzza (húngaro).

Como podem ver as histórias são bem pesadas! E por falar em cães, entre os gregos a raiva, a doença que ataca mamíferos e é muito conhecida por acometer cachorros, era chamada de Lyssa ou Lytta. Pesquisando no Google tradutor ao digitar tanto Lissa quanto Lyssa em grego, a palavra que aparece na tradução em português é justamente raiva. Sendo assim, a partir de sua origem grega, o significado do nome Lissa/Lyssa é raiva. Em mais uma associação com os cães, "lissa lingual" é o nome do cordão fibroso presente embaixo da língua dos cachorros que facilita o ato de beber água, pois faz a língua ficar em formato de concha.

Em uma versão acentuada, Lissá, encontramos o nome presente na mitologia africana. Mawu, ser supremo dos povos Ewe-Fon (grupos étnicos da África) que dentro dessa mitologia é o criador da Terra e dos seres vivos é associado à Lissá, que representa o gênero masculino e também é responsável pela criação do universo. Lissá representa o oeste, o sol, o firmamento. É simbolizado por um camaleão com o globo dourado do sol na boca.

A versão Lissa é também o antigo nome da ilha de Vis, localizada na Croácia. Nesse local aconteceram duas batalhas históricas: a Batalha de Lissa em 1811 entre britânicos e franceses e a Batalha de Lissa em 1866, entre Áustria e Itália. Desde 1920 a ilha de Lissa é chamada oficialmente ilha de Vis.

Apesar de não soar estranho (talvez pelo fato de ser visto como um diminutivo de Melissa), estas variantes possuem poucos registros em nossos países: em 2015, no estado de São Paulo Lissa obteve apenas 6 registros (Arpen/SP) e Lyssa não foi registrado nenhuma vez. Em Portugal, Lissa aparece na lista de nomes admitidos como não aceito, Lyssa não aparece nem como aceito nem como não aceito, mas se Lissa não é permitido, provavelmente Lyssa também não é. Mesmo assim, a grafia Lissa foi registrada 1 vez em Portugal em 2015, essa pequena portuguesa deve ser filha de pais com dupla nacionalidade ou estrangeiros.

Lissa/Lyssa na mídia:
  • Lissa Endriga - apresentadora e modelo americana;
  • Lissa Martins ( também conhecida como Li Martins) - nome artístico de Patrícia Lissa Kashiwaba Martins, cantora brasileira, ex-integrante da girlband Rouge;
  • Lyssa: Rural Gods and Astonishing Punishments - álbum da banda de rock Nigthfall;
  • Lissamania - música da banda de rock brasileira Identidade inspirada na personagem da mitologia grega.

Um adendo: a cantora Lissa Martins, que possuiu o nome composto Patrícia Lissa, tem origem japonesa e já disse em entrevistas que Lissa foi um nome escolhido por seu avô japonês e significaria aquela que traz a felicidade. Não encontrei nenhuma fonte na net que confirme esse significado e uma possível origem japonesa para o nome, mas fica aqui o registro. Uma das entrevistas você pode ler clicando aqui.

Considerariam este nome para uma filha mesmo conhecendo o mito grego que o envolve? Preferem a grafia Lissa ou Lyssa?


Fontes Consultadas:
Anatomia Veterinária, Arpen/SP, Blog Mimiseven (Outros Deuses na Mitologia Grega), IRN Portugal, Nameberry, Rock Gaúcho Notícias, The Role Of Women In The Art Of Ancient Greece, Wikipédia.

12 comentários:

  1. Não gostei muito da sonoridade, tenho algumas dificuldades a dizer o nome, por causa do duplo S. Só por isso prefiro Lisa.

    ResponderExcluir
  2. Soa-me muito bem! Mas, no entanto, não faz muito o meu género :)

    ResponderExcluir
  3. Tem uma sonoridade boa mas não faz o meu estilo.

    ResponderExcluir
  4. Adoro e pra mim tem um significado maravilhoso,que até então coloquei o nome dá minha filha de Lissa!!!

    ResponderExcluir
  5. Chocada! Mas amo meu nome ��

    ResponderExcluir
  6. Prazer, Lissa Lure. Amei saber sobre meu nome 💜

    ResponderExcluir
  7. Adorei saber todos os significados e histórias por trás do meu nome!

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu amo muito o meu nome! Lissa de Assis❤️

    ResponderExcluir
  9. alguém que colocou o nome da sua filha de Deborah Lyssa tinha me falado em outros significados …. O Meu Natasha Lyssa

    ResponderExcluir