Eu sou louca por nomes literais que me façam pensar em coisas positivas. Não é por acaso que Vida é o meu preferido há um bom tempo, pois se encaixa perfeitamente nessa descrição. Só consigo ver qualidades nesse nome curto, original e alegre.
Entretanto, reconheço que Vida não é nem de longe um nome consensual. Algumas pessoas torcem o nariz pelo simples fato de não estarem acostumadas com essa palavra como antropônimo e argumentam que pode gerar constrangimentos. Há ainda quem diga que Vida chega a ser um nome pretensioso ou muito pesado para se carregar. Eu entendo essa preocupação, mas esses argumentos nunca me fizeram desgostar do nome.
Do latim vita, Vida nunca foi muito utilizado como nome pelos lusófonos. No estado de São Paulo, durante o ano de 2015, por exemplo, apenas duas crianças foram assim nomeadas.
Entre as personalidades com esse nome, temos a atriz Vida Alves (Vida Amélia Guedes Alves), uma pioneira da televisão no Brasil. No ano de 1951, Vida Alves e o ator Wálter Foster protagonizaram o primeiro beijo em uma telenovela, em Sua Vida me Pertence (seria um trocadilho?), que era transmitida ao vivo pela TV Tupi. Na mesma emissora, em 1963, durante a adaptação da peça Calúnia em forma de teleteatro, Vida Alves também realizou, junto com Geórgia Gomide, o primeiro beijo homossexual da televisão brasileira.
Atualmente, outra Vida Alves volta e meia aparece nas notícias sobre famosos. A menina, que é a filha mais velha da modelo, apresentadora de TV e atriz brasileira Camila Alves e do ator estadunidense Matthew McConaughey, deu visibilidade ao nome no mundo inteiro.
Há muitos nomes que significam vida ou algo relacionado para quem gosta desse significado, mas não teria coragem de usar um literal tão incomum. Entre eles, podemos citar os femininos Aisha, Bibiana, Eva, Mei, Omara, Vívian, Viviana, Viviane, Vita, Vitália, Vitalina e Zoé e os masculinos Omar, Vitalino, Vitálio e Vito. Considero ainda Vida uma opção muito interessante para compostos.
Acho pouco provável que Vida venha a se popularizar (o que, para mim, não é algo negativo), mas gostaria que as pessoas tentassem olhar com mais carinho para ele e começassem a encarar esse vocábulo como "nome de gente". Se outros literais como Aurora, Clara, Flora, Rosa e Vitória adquiriam, indiscutivelmente, o status de antropônimo, por que não dar uma chance a Vida?
E vocês, o que pensam sobre esse literal?
Fontes consultadas:
Arpen/SP, Behind the Name, Nomes e mais Nomes, O Blog dos Nomes, Wikipédia (Vida Alves).
Eu gosto de Vida, acho bonito, mas não acho que seja um simples literal como Rosa ou Flora. Acho um literal mais "delicado", mais "sério". Estamos a falar de uma coisa que é mais importante e séria do que uma rosa ou a flora.
ResponderExcluirGosto de nomes literais mas Vida acho que tem um certo peso, não sei explicar muito bem, mas ele não me transmite a mesma leveza que geralmente outros literais me passam. Acho bonito, mas esse peso me incomoda, por isso prefiro nomes que tenham vida no significado, como Zoé, nome que adoro!
ResponderExcluirJá eu o considero leve, jovial e alegre. É simples na pronúncia e grafia, é compreensível e lindo... Enfim, AMO VIDA (literalmente)! <3
ExcluirOlá, meu nome é Indianara, gostaria muito de saber o significado e a origem do meu nome. Minha mãe diz que é indígena e significaria "sereia" ou "deusa das águas claras" mas não faz muito sentido. Ótimo blog. Obrigada.
ResponderExcluirObrigada pela visita Indianara! O post sobre seu nome está a caminho!
ExcluirAdoro nomes literais. Acho Vida muito poético e me vem à mente uma menina adorável e especial :) não usaria em uma filha porque prefiro Eva, que está no topo da minha lista e tem o mesmo significado, mas não deixo de achar que seria uma boa escolha.
ResponderExcluirSimpatizo com Vida, mas há algo que não me convence totalmente. :)
ResponderExcluirLinda imagem :)
gosto desse nome vida, porem, ele poderia ser usado com algum composto para lhe tirar um pouco o peso? o que acham? e quais serviriam?
ResponderExcluirJúlia, em parte concordo consigo! Acho que um composto com um nome mais popular seria capaz de tornar Vida um pouco mais "bem aceite" :) Por outro lado, se combinarmos com um nome igualmente "raro" talvez consigamos tirar o peso de Vida! Se ambos os nomes forem raros, a atenção já não fica concentrada apenas em Vida :)
ResponderExcluirGosto de imaginar Vida composto com outros nomes literais e/ou exóticos, para que haja uma certa fluidez na combinação, mas acho que pode ficar bem com mais estilos (acho que fica bem com nomes italianos ou com vibe italiana!)
Vou arriscar vários estilos e ver no que dá! :)
Amália Vida
Amora Vida
Ária Vida
Aurora Vida
Betina Vida
Bianca Vida
Caetana Vida
Carolina Vida
Celina Vida
Clara Vida
Constança Vida
Corália Vida
Cristina Vida
Dália Vida
Elena Vida
Elsa Vida
Ema Vida
Emília Vida
Eudora Vida
Eugénia Vida
Felícia Vida
Fiona Vida
Flora Vida
Gaia Vida
Glória Vida
Helena Vida
Honora Vida
Inês Vida
Jasmina Vida
Júlia Vida
Laila Vida
Laura Vida
Leonora Vida
Lia Vida
Lília Vida
Lorena Vida
Luena Vida
Luna Vida
Maya Vida
Martina Vida
Melina Vida
Nina Vida
Oceana Vida
Olímpia Vida
Rosa Vida
Safira Vida
Serena Vida
Siena Vida
Tamara Vida
Tiana Vida
Os clássicos Ana Vida e Maria Vida também me soam bem, mas aí a atenção recai totalmente sobre Vida :)
obrigada, gostei muito de algumas combinações
ExcluirJúlia: para além das ótimas sugestões da Maria Pilar, sugiro os compostos Vida Mia, Vida Luz e Vida do Céu... são muito literais mas com bastante significado que chamam à atenção pelo significado em conjunto e não só para o nome Vida :)
ResponderExcluirobrigada também gostei dessas combinações
ExcluirGosto muito de Vida. Acho usável, realmente poderia ser mais usado.
ResponderExcluirEu prefiro Vivá...sobre Vida, eu já muitos casais de namorados que chamam o parceiro de "vida", parece apelido (pelo menos, eu vejo assim)...e apelido para uma menina com esse nome "Vidinha" não acho tão legal assim...O legal é que é anagrama de Davi (Davi & Vida)...e tbm é anagrama de Diva! Talvez, fique melhor como composto. Não usaria, mas para quem ama nomes literais é uma boa opção! Eu tenho um pouco de medo de nomes literais, saiu uma matéria na Record que o pai colocou o nome do filho de "carimbo".
ResponderExcluirAcho mais legal como anagrama de Diva do que de Davi (não gostei de pensar na associação com um nome masculino, não sei porque). Já Diva tem um ar de poderoso assim como a Vida! Gosto da associação. Acho lindo o nome Vida e não me incomodo com o apelido vidinha. Com relação a ser apelido de casais, isso só torna o nome mais fofo para mim, pois também pode ser pensado na questão dos filhos que são também a vida dos pais... Tem algo mais significativo do que chamar uma filha de Vida, sendo que é mesmo o nome dela e o que ela representa para você? Enfim, acho lindo, lindo!
ExcluirAdoro nomes literais, mas Vida acho muito literal, e parece mais um apelido carinhoso de um casal, tipo "mozão".
ResponderExcluirComo eu comentei acima, na minha opinião, isso só torna o nome mais fofo, pois também pode ser pensado na questão dos filhos que são também a vida dos pais... Tem algo mais significativo do que chamar uma filha de Vida, sendo que é mesmo o nome dela e o que ela representa para você? Enfim, acho lindo!
Excluirnhew
ResponderExcluirMeu nome é Vida, vida Rafaela, eu acho que esse nome me representa muito bem. Sou uma jovem de 18 anos
ResponderExcluirTenho uma filha com o nome Vida. Conversei com algumas pessoas com esse nome antes de bater o martelo e me senti à vontade em colocar, pois sempre achei lindo. <3
ResponderExcluirEu me chamo Vida Marília. E AMO meu nome! ❤️
ResponderExcluirA minha filha de 7 anos se chama Vida Petrus Rocha. Ela é muito querida por todos e nunca sofreu constrangimento, ao contrario, sempre admiração. Podem ve-la em seu canal no Youtube: Canal da Vida Petrus.
ResponderExcluir