(Valentina Lyapina, modelo russa)
Forte, destemido, atrevido e sagaz. Um nome que foi conquistando aos poucos o coração dos brasileiros. Por muito tempo foi o meu número 1 mas desceu, pelo motivo de sua absurda popularidade. Ele também é muito cheiroso, por causa do famoso perfume "Valentina by Valentino", desejado e cobiçado por várias mulheres, o que o torna ainda mais atrativo. Muitas mães foram inspiradas pelo comercial simpático (e por sinal, muito bem produzido).
Valentina é usado em italiano, português, russo, esloveno, croata, macedônio, romeno, espanhol e romano antigo.
Valentina tem como origem o cognome romano Valentinus, proveniente do nome Valens que significa "forte, vigorosa, saudável" em latim. Em sua variante masculina, Valentim, destaca-se São Valentim, um mártir do terceiro século. Seu dia da festa era o mesmo que o festival da fertilidade romano de Lupercália, que resultou na associação entre o dia e o amor dos namorados. O nome tem sido usado ocasionalmente desde o século XII. No alfabeto russo e macedônio, a escrita é Валентинa.
Suas variantes são:
Valentine (francês), Walentyna (polonês), Valentína (eslovaco), Valentyna (ucraniano).
No Brasil, Valentina se tornou muito popular em meados de 2005, mas antes era apontado pela maioria como "nome de velha", "nome pesado", e hoje se encontra no top 10, provavelmente muitas pessoas se inspiraram no nome da filha da atriz Carolina Ferraz, que foi muito original na época. De acordo com o censo demográfico de 2010 do IBGE, existem 14.318 brasileiras chamadas Valentina em todo Brasil, sendo suas portadoras encontradas em maior concentração no estado do Rio Grande do Sul. Popularidade em dados, ranking BabyCenter Brasil - 2009: 34º, 2010: 21º, 2011: 23º, 2012: 20º, 2013: 09º, 2014: 08º, 2015: 09º. No ranking da ARPEN-SP - 2014: 16º, com 3239 registros e 2015: 07º, com 4862 registros. Já em Portugal é popular, porém não absurdamente. Em 2014 esteve na posição 62º com 107 registros e em 2015 na posição 58º com 136 registros. Ranking mundial: México 3º, Chile 4º, Áustria 14º, Espanha 17º, Catalunha 19º, Romênia 26º, Suíça 28º, Galícia 33º, Croácia 47º, Eslovênia 64º, Bélgica 66º, Estados Unidos 112º, Holanda 252º e Inglaterra 294º.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the Name, os entrevistados acham que:
76% muito bom, 97% feminino, 56% clássico, 59% jovial, 78% formal, 77% elegante, 53% natural, 72% maravilhoso, 52% delicado, 79% refinado, 51% sério.
Personalidades famosas:
- Valentina Tereshkova - primeira cosmonauta e primeira mulher a ter ido ao espaço, em 16 de junho de 1963, na nave Vostok VI;
- Valentina Schulz - participante do MasterChef Júnior do Brasil, em 2015;
- Valentina Lisitsa - pianista clássica ucraniana, nascida em Kiev em 1973. Ela vive atualmente na Carolina do Norte, EUA e é casada com Alexei Kuznetsoff, que é também pianista e seu parceiro em vários duetos;
- Valentina Shevchenko - praticante de arte marcial russa. Compete no MMA desde 2003;
- Valentina Pelinel - modelo fotográfica romena;
- Valentina Acosta - atriz, modelo e apresentadora de televisão colombiana;
- Valentina Zelyeva - supermodelo russa;
- Valentina Vezzali - esgrimista italiana. Ela já conquistou seis medalhas de ouro olímpicas e foi a primeira atleta na história a conseguir três medalhas de ouro no florete individual olímpico.
- Valentina Torres - antiga apresentadora portuguesa.
Acham que Valentina tende a aumentar mais ainda a popularidade?
Acho que vai ficar ainda mais usado. Eu detesto, já enjoei completamente de Valentina, além disso associo-o sempre a uma rapariga convencida.
ResponderExcluirNo Brasil acho que não, já é popular demais, rs! Em Portugal talvez. Acho Valentina um nome muito e concordo que é muito forte e destemido(bem de acordo com seu significado). Adoro a associação com o perfume, lembro sempre do lindo frasco do Valentina, que combina bastante com o estilo do nome. Para quem não liga para níveis de popularidade altos, é um nome que se deve considerar.
ResponderExcluir*um nome muito bonito
ExcluirEstava a espera ansiosamente por este post! :) nem sei que diga... Adoro tanto que queria me chamar Valentina! Hehehe
ResponderExcluirConcordo com tudo que foi dito no texto, também o vejo assim. E ao contaria da Pilar, não acho nada nome de menina convencida mas sim de uma menina muito estilosa, divertida e atrevida.
Adoraria ter uma bebé Valentina... quem sabe um dia! :D
Destesto Valentina, mas gosto das suas variações masculinas.
ResponderExcluirEu gosto muito. Em Portugal ainda não é muito usado, mas ainda assim está a ganhar terreno entre as outras opções dos portugueses. Digo sempre que há 20 anos atrás era impossível prevermos a subida extraordinária de Valentina nas nossas terras, o que me dá esperança no sentido em que outros nomes impensáveis nos dias de hoje - mas bonitos - serão apreciados pelos portugueses dentro de 10/20 anos.
ResponderExcluirAcho um nome muito forte mas muito melódico ao mesmo tempo. Acho que isso o suaviza imenso e faz de Valentina uma excelente opção, até mesmo para segundo nome. Acho que é mesmo um excelente segundo nome e sou capaz de o equacionar no futuro. Já houve uma altura em Ana Valentina era um dos meus compostos predilectos, simples e impactante. ^_^
gosto de Valentina, mas já estou um pouco cansada do nome.
ResponderExcluirAdorei o texto, mais uma vez devo referir as estatísticas do BTN, que acho dão uma outra graça ao post :)
Meu filho de 1 e 10 meses se chama Valentim... amamos este nome. E tem tudo a ver com ele.
ResponderExcluirMeu filho de 1 e 10 meses se chama Valentim... amamos este nome. E tem tudo a ver com ele.
ResponderExcluirValentina é um nome muito bonito. Antigo e limpo, me dá a esperança que outros nomes subam no ranking das preferências no Brasil.
ResponderExcluirConcordo que anda muito popular e que precisa descansar um pouco para que não fique enjoativo tão quanto Sofia, Alice e Júlia...
Esse nome me dá sono. De cada 10 meninas que nascem agora no Brasil, 5 são Valentinas. As outras 5 são Sophias. Give me a break......
ResponderExcluirMuito bonito! pena que tem uma Valentina em cada esquina.
ResponderExcluirO nome Valentina escolhi para minha filha que nasceu em 2011, na época aqui no Brasil falavam que era nome de velha, nome horroroso. Amava quando criticavam minha escolha de nome para minha filha. Hoje em dia tem uma Valentina em cada esquina, que chato! Eu que gosto de escolher nomes únicos vem me acontecer isso.
ResponderExcluirTenho 6 filhos
Alejandro 14
Otávio Luiz 13
Valentina 10
Estevan 6
Olivia Antonella 4
Emilio Caleb 1 ano