terça-feira, 8 de março de 2016

Mulheres Notáveis no Mundo - Especial Dia da Mulher

Malala Yousafzai.

Com o intuito de celebrar o dia da mulher, compus esta lista, que iremos analisar de seguida, que conta com a referência a 10 mulheres que acho que tiveram (e têm) uma vida notável preenchida com atos louváveis, ou simplesmente com uma personalidade marcante, juntando ao facto, é claro, como não poderia deixar de ser, visto que este é um blog de onomástica, de terem nomes agradáveis aos meus ouvidos. Vamos então começar:

Madre Teresa de Calcutá:
O nome Teresa tem não só uma, mas várias possibilidades de étimos. Acredita-se que a mais provável decorra do nome grego Therasia, que significa “natural de Tera”, “habitante de Tera”, visto que Tera é o nome de uma ilha grega antiga que deriva do grego Ther, que, por sua vez, quer dizer “animal selvagem”;

Princesa Diana de Gales:
Princesa consorte que veio do povo cuja morte, por sinal, catastrófica, ainda hoje entristece o coração de quem a tanto acarinhava. O nome Diana tem origem do latim Diana, derivado do termo dius, que quer dizer literalmente “divina”;

Ellen Johnson Sirleaf:
Presidente da Libéria, foi a primeira mulher eleita democraticamente na África e colocou um fim ao conflito armado no país. Gosto muito do nome Ellen, considero-o muito suave e agradável. Significa "a que reluz, reluzente".

Oprah Winfrey:
Esta é uma das mulheres que tenho em grande consideração, veio do nada e tornou-se uma das mulheres mais poderosas e influentes dos Estados Unidos. O nome Oprah é originado da cultura hebraica e pode significar, se derivado de Orpah "parte traseira do pescoço".

Malala Yousafzai:
Apesar da sua juventude, já lutou durante anos pelo direito das meninas à educação e mostrou com o seu exemplo que crianças e jovens também podem contribuir para melhorar a própria situação. O nome é bem estranho, mas interessante, não encontrei grande informação, mas de acordo com o Behind The Name, deriva do nome feminino da lingua pastó Malalai, que significa "triste, entristecida";

Angelina Jolie:
Angelina Jolie criou a Fundação Maddox Jolie-Pitt no Camboja, dedicada à erradicação da pobreza rural extrema, proteção dos recursos naturais e conservação da natureza. Angelina promove ainda economias rurais sustentáveis, trabalhando com aldeões e governos locais. Significa "pequeno anjo, mensageira";

Marilyn Monroe:
Adoro a forma  como este nome é pronunciado na língua inglesa, para juntar ao facto de que considero Marilyn um ícone de sensualidade. Nascida e criada em Los Angeles, Monroe passou a maior parte de sua infância em lares adotivos e um orfanato, além de ter casado pela primeira vez com apenas dezasseis anos. Segundo o BTN, Marilyn é a junção do nome Mary (senhora soberana) com -lyn;

María Eva Perón (Evita):
Morreu em 1952, foram 12 dias de velório e 500 mil beijos de populares no caixão. Virou musical da Broadway e foi interpretada por Madonna no cinema. Confesso que não sou fã do nome, mas achei a combinação e principalmente o diminutivo giros. Eva, pode significar, entre outros significados remetentes para o mesmo "cheia de vida";

Ella Fitzgerald:
A maior de todas cantoras de jazz, vencedora de 13 Grammys, fez de sua voz o maior instrumento de suas músicas. Gosto muito do nome Ella, porém considero mais viável em inglês. O seu significado pode apontar para "a outra".

Madonna:
Conseguiu sair do desconhecido nos anos 80 para se tornar a maior estrela da musica pop de todos os tempos. O nome Madonna é o equivalente a "nossa senhora" em italiano.

E para vós, quais são as mulheres que escolhiam para serem eleitas as mais emblemáticas do mundo?

5 comentários:

  1. Gostei muito do texto, acho que foi um bom culminar dos posts do dia da mulher :)

    *Nomes citados que gosto: Oprah (acho forte e sonante), María e Eva (estando estes 2 na minha lista de favoritos) =)

    não gosto do composto Maria Eva, nem de nenhum dos restantes nomes; simpatizo talvez apenas com Ellen - que também me faz lembrar outra mulher, para mim, notável: Ellen DeGeneres.




    ResponderExcluir
  2. Também adorei a iniciativa dos posts sobre o dia da mulher! Parabéns, Carla!

    A Oprah foi mesmo registrada Orpah, em homenagem a uma figura do livro de Rute. Mas logo os pais perceberam a dificuldade em pronunciar o nome, e resolveram alterá-lo:

    I was born, as I said, in rural Mississippi in 1954. I was born at home. There were not a lot of educated people around and my name had been chosen from the Bible. My Aunt Ida had chosen the name, but nobody really knew how to spell it, so it went down as "Orpah" on my birth certificate, but people didn't know how to pronounce it, so they put the "P" before the "R" in every place else other than the birth certificate. On the birth certificate it is Orpah, but then it got translated to Oprah, so here we are. But that's great because Oprah spells Harpo backwards. I don't know what Orpah spells.
    http://www.achievement.org/autodoc/page/win0int-1

    Ah, acerca dos nomes, amo Teresa, Angelina e Eva (sem Maria) e adoro Ellen, não sei bem por quê rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Gosto de Teresa, Angelina e Maria Eva. Simpatizo com Diana.

    ResponderExcluir
  4. Mais um bonito texto, gostei das escolhas Carla! Adoro o nome Diana e gosto também de Eva(sem o Maria) e Angelina.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto, eu admiro essas mulheres todas mas tenho um carinho especial pela Malala e um respeito enorme pela Madre Teresa.
    Quanto aos nomes gosto muito de Teresa e de Maria Eva.

    ResponderExcluir