quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Marvão


Hoje abordo um dos poucos nomes geográficos que realmente gosto para rapaz: Marvão

A "Mui Nobre e Sempre Leal Vila de Marvão", mesmo ao lado de Espanha, é dos lugares mais bonitos que já visitei em Portugal. A vila e as suas montanhas são candidatas a Património Mundial da UNESCO. Tive a sorte de passar lá uma semana e garanto que foi das experiências mais gratificantes da minha vida. Adoro o ambiente rural e tradicional que uma aldeia proporciona, e em Marvão encontrei isso e muito mais: uma natureza incrivelmente bela onde o ar era puro e relaxante. Quando fui - em Janeiro deste ano - fazia imenso frio mas, com agasalhos quentes, os passeios pela natureza souberam ainda melhor. 

Regressei a casa com uma sensação de leveza e paz interior, algo que nunca tinha sentido antes. E desde essa experiência, que nunca vou esquecer, que tenho adorado o nome próprio Marvão, que me recorda cada momento passado nessa vila. Apesar de ter ido numa época fria, - e lá as temperaturas são ainda mais baixas que na capital portuguesa - consigo imaginar as estações mais quentes do ano; além disso, Marvão começa com "mar" e rima com Verão! 

Com todas estas energias serenas e positivas em torno do nome, imagino sempre um rapaz muito alegre e bondoso quando penso em Marvão. Mas como sei que é impossível transmitir na totalidade a minha experiência, percebo que para muitos Marvão não seja apelativo. 

Olhando para os nomes mais em voga nos últimos anos, tanto em Portugal como no Brasil, acho que Marvão até se enquadra no estilo de Mateus, por exemplo. Não só a inicial é a mesma, como é igualmente antigo e contém o mesmo número de sílabas. A terminação -ão, que nos é tão familiar graças a João, Simão e Sebastião, por exemplo, não seria um problema. De facto, não vejo nenhum problema no nome. A única questão é: ou se gosta, ou não se gosta. 

Eu adoro! E vocês? 

2 comentários:

  1. Adorei a descrição do local, mas do nome não gostei...achei a sonoridade meio agressiva, me lembra a palavra carvão.

    ResponderExcluir