sábado, 28 de novembro de 2015

Napoleão


Quer por uma via mais erudita, quer por uma via mais popular, todos nós já contactámos alguma vez com o nome Napoleão. Com certeza que, neste preciso momento, em que o ouvimos e lemos, estaremos a pensar na mítica figura do general e imperador francês que sonhou levar França a todos os cantos da Europa.

Embora seja uma personalidade polémica, a verdade é que Napoleão Bonaparte (1769-1821) foi efetivamente um dos grandes líderes da História Recente da Europa. Sendo um motivo de orgulho francês, é visto pelos restantes países europeus com menos bons olhos, obrigando as suas invasões a Portugal, à fuga da corte para o Brasil e à destruição do desenvolvimento industrial criado pelo Marquês de Pombal, anos antes.

O nome em si teve grande tradição em Itália há muitos séculos atrás, mas a sua origem é ainda incerta. Especula-se que possa remeter para a cidade italiana de Nápoles e que se trate da aglutinação do nome da cidade com leone, a palavra italiana para designar leão. Se assim for, e é provável que assim o seja, Napoleão significa o leão de Nápoles. No entanto, de acordo com o Behind The Name, é também possível que Napoleão derive da palavra germânica Nibelungen, que várias lendas atribuíam a uma raça de anões, figuras do imaginário humano na Idade Média. Nestas lendas germânicas muito antigas, estes anões eram vulgarmente apelidados de filhos do nevoeiro, o que poderá ser um significado da palavra Nibelungen, que se presume que possa ter dado a origem ao nome Napoleão.

O uso deste nome, a contar também pela quantidade de Napoleões que conhecemos, não foi muito grande ao longo dos últimos anos. Aliás, foi praticamente nulo. Os dados oficiais do SPIE dão-nos conta que entre 1920 e 1980 nasceram, em Portugal, 147 rapazes assim chamados, sendo que o máximo de registos anuais foi 7, atingidos nos anos de 1932 e 1937. Hoje em dia, o nome praticamente desapareceu das listas dos futuros pais e mães, sendo que por vários anos (2014, inclusive), não registado nenhum Napoleão em Portugal. Em 2013, no entanto, foram registados dois em compostos: Martim Napoleão e Duarte Napoleão.

Que acham de Napoleão? Demasiado pretensioso ou usável?

4 comentários: