sábado, 24 de outubro de 2015

Índigo


Nomes literais geralmente costumam despertar sentimentos ternos e de admiração, por vezes nos fazem viajar para um mundo de sonhos e encantamento. Índigo me desperta tudo isso e muito mais: me leva para o etéreo, para o transcendental, para um lugar onde a cor azul é sempre profunda e brilhante, assim como o fundo do mar e como o céu durante a  madrugada. Índigo é o nome de uma cor, um tom intenso de azul (azul púrpura). É usado também como nome próprio. Possui ligações com a espiritualidade. Vamos conhecer a história desse encantador e colorido nome!

O índigo é o azul originário da natureza. É um dos mais antigos corantes azuis. Sua história nos leva à Índia, pois era nesse país que ele era encontrado. A palavra índigo é derivada do grego "indikon", que em latim se tornou "indicum" e posteriormente índigo, por volta do final do século XIII. Índigo significa "vindo da Índia" ou ainda "substância da Índia"

O pigmento azul era extraído, através de processos de fermentação, da folha de uma planta chamada indigofera tinctoria, uma espécie de arbusto florido amplamente cultivado nos trópicos asiáticos. Na antiguidade, a cor azul era associada à realeza e à nobreza, pois só os mais afortunados podiam pagar por corantes dessa cor, devido à dificuldade de se encontrar pigmentos azulados no meio ambiente. Suas fontes eram remotas e distantes. O índigo é um dos únicos azuis derivados de plantas; quase todos eles derivam de metais ou pedras, como por exemplo o lápis lazuli. Na atualidade, o corante índigo é obtido de maneira sintética.

Por volta de 1890, Levi Strauss (o criador das calças jeans), decidiu tingir suas peças na cor índigo. O sucesso foi tão grande que índigo é considerada a cor oficial do jeans. Desde então a cor índigo deixou de fazer parte do uso exclusivo da classe alta, assumiu caráter democrático e popular. A associação com o jeans dá um ar de despojamento ao nome Índigo!

Índigo tem um forte apelo místico e espiritual, pois essa é a cor que está associada ao "terceiro olho", ou seja, ao chakra frontal (que está localizado entre as sobrancelhas); esse é o chakra que está no controle da intuição. É uma cor indicada para meditação. Dentro desse contexto esotérico, podemos citar também o termo "crianças índigo" que se refere à cor da aura. Aura azul índigo é o indicativo de uma aura mestre, intuitiva. De acordo com essa percepção, as crianças índigo seriam puras, bondosas, com sensibilidade mais aflorada, poderes telepáticos e de mediunidade. Posteriormente surgiram as chamadas "crianças cristal", termo igualmente relacionado à cor da aura e à poderes extra sensoriais. Existe em Portugal a Casa Índigo, uma fundação destinada à promoção de atividades com crianças índigo, seus pais e professores.

Internacionalmente Índigo é classificado como nome unissex, mas gosto mais de imaginar Índigo nomeando um menino. Para meninas também é uma opção.

Registros de Índigo como nome próprio, podem ser encontrados nos Estados Unidos a partir de 1971, primeiramente em meninas (5 nesse ano). Em 1994 Índigo passou a ser visto em meninos (10 garotos americanos). A melhor posição de Índigo no ranking americano foi em 2014. Como podemos perceber, Índigo é um nome  de uso recente e raro entre os americanos. É mais associado à jovens e crianças.

E a raridade continua em terras brasileiras e portuguesas: nunca apareceu em nenhum ranking de popularidade no Brasil e em Portugal, infelizmente , não faz parte da lista de nomes admitidos. Seu pouco uso o torna muito exótico e mais e mais atraente! 

Minha sugestão dentro da lista de Portugal é o nome masculino Ingo. Apesar da origem e significado diferentes de Índigo, ambos os nomes possuem similaridade na pronúncia e grafia. Considero Ingo também um nome exótico.

Índigo é uma das sete cores do arco-íris (as outras são vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta).

Em português a cor índigo é também conhecida como azul anil.

Índigo em outros idiomas:

Indigo (inglês, francês e alemão); Añil (espanhol), Indaco (italiano); Nila (malaio e indonésio ); Indi (catalão ); Indygo (polonês).

Indigo é o nome do neto do ator americano William Petersen (o famoso Grisson, da série CSI ), nascido em 2009; o ator Lou Diamond Phillips escolheu Indigo para sua filha em 2007.

Em mais uma bonita associação, o mundo dos livros, encontramos Índigo. Esse é o pseudônimo da escritora brasileira de literatura infanto-juvenil, Ana Cristina Ayer de Oliveira. Índigo é uma escritora premiada: pelo livro Cobras em Compota recebeu o prêmio Literatura para Todos, do Ministério da Educação. O pseudônimo vem do tempo em que morou nos Estados Unidos, cursava jornalismo e trabalhava no Café Índigo.

Índigo na mídia:
  • Índigo Blue - música de Gilberto Gil;
  • Indigo é o nome artístico da atriz americana Alyssa Ashley Nichols;
  • Indigo Casson - personagem masculino do livro O Anjo de Saffy, de Hilary Mckay;
  • Indigo Girls - duo americano de música folk;
  • Indigo - título do álbum do cantor mexicano Diego Boneta, lançado em 2008
Considero Índigo um nome especial, inspirador, emana boas vibrações. É um daqueles nomes tão únicos que merecem ser contemplados dia após dia. Indicado para pessoas de espírito livre, ousadas, amantes de nomes raros, diferentes. A internacionalidade é um ponto à seu favor. É um nome exótico mas facilmente entendido em português. Para mim, possui ligações com tudo aquilo que os olhos não podem ver... Diria que Índigo é um nome sensacional!

Com Índigo deixei a imaginação me levar e criei alguns pares para irmãos (levando em conta cores e ligação com a natureza).

Com nomes femininos:

  • Índigo e Pérola
  • Índigo e Jade
  • Índigo e Safira
  • Índigo e Cristal
  • Índigo e Zelena
  • Índigo e Violeta
  • Índigo e Zorana
  • Índigo e Scarlet
  • Índigo e Serena
Com nomes masculinos:

  • Índigo e Órion
  • Índigo e Ciano
  • Índigo e Lopo
  • Índigo e Kenai
  • Índigo e Zoran
  • Índigo e Cairo
  • Índigo e Zarco
E por fim, um par que considero fantástico!

Índigo e Lazuli

Gostaram dos pares? Sugerem mais alguns? O que pensam do nome Índigo?

Fontes Consultadas:

Behind the Name, Caminhos de Luz, Casa Índigo Portugal, Etnobotanica, Folha de São Paulo(Livraria da Folha), IRN Portugal, Nameberry, Names Org, O Blog dos Nomes, Terapia Reiki, Wikipédia.

6 comentários:

  1. Índigo, Zarco e Kenai são um amor.
    Acho que usaria-os como segundo nome. Também adoro Serena e Jade, usaria-os como primeiro nome.
    Adorei conhecer o significado e toda energia por trás desse nome.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que exótico! Adorei! E esses conjuntos? Amei! Sugiro também Índigo e Cairo, Indigo e Jasmim, Índigo e Suria!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post e fiquei a gostar do nome, acho muito diferente e com um certo encanto mágico :D
    a foto está super linda e indicada :)

    ResponderExcluir
  4. gosto da vibe do nome, mas não usaria. Gosto mais de Ingo, que é parecido.

    ResponderExcluir
  5. Índigo é um nome incrível, mas lembra um pouquinho a palavra "mendigo" (o final é muito parecido)...por isso acho Ingo, tal como a Athena Pavl. disse uma opção melhor, mas eu adoro toda essa aura por trás do nome! Acho um nome e tanto e super combina com Indie!

    ResponderExcluir