quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Jesus


nome Jesus é a versão em português do grego Iesous, que é uma adaptação do aramaico Yeshu'a, que por sua vez é a forma contraída do nome Yehoshu'a, que se traduz no português como Josué, Javé​ ou Jeová, equivalentes a Jesus em significado: "Deus é salvação" ou, simplesmente "salvação".
Jesus também tem origem do hebraico "JHVH", conhecido como um tetragrama inefável, que significa a "eternidade de Deus", pois HVH é o infinitivo hebraico do verbo "ser", e o prefixo "J", tem a função de levar os verbos hebraicos para o futuro.
Jesus Cristo é a figura central do Novo Testamento e a fonte da religião cristã. Segundo a Bíblia, Cristo é filho de Deus, que desceu à Terra para cumprir as profecias do Velho Testamento acerca do Messias.
No fundo, um nome que considero ter uma forte presença. Para além disso, gosto do significado e gosto do nome em si, grafia e sonoridade! Este é um nome que acho que daria a um filho, sem grandes problemas, pois fugiria aos outros nomes ditos religiosos que são mais populares, porém, infelizmente, sendo este o meu sobrenome, nunca o vou poder usar.
Consigo perfeitamente ver este nome num bebé, e tendo em conta que nasceram apenas 16 Jesus em Portugal em 2014, acho até que nasceram poucos. 
Carla Jesus.
E vocês o que acham? Usariam?

6 comentários:

  1. Acho demasiado pretensioso. Não usaria num filho, mas amo a sonoridade e o significado <3

    ResponderEliminar
  2. Não usaria, tem uma carga religiosa muito grande. Acho Josué uma opção mais leve dentro desse estilo.

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto do nome... Mas a carga religiosa é tão grande...

    ResponderEliminar
  4. Vocês podem achar muito "religioso" meu comentário, mas não poderia deixar de dar minha opinião:
    Mesmo eu sendo evangélica e adorando o nome, não usaria, pois seria muita pretensão da minha parte ter um filho chamado Jesus (risos). Para mim, é um nome que só deveria ser dado a Cristo mesmo (a não ser em casos de sobrenomes que é legal ter o nome seguido do "de Jesus", pois no próprio nome dizemos que somos dEle, e é lindo isso!). Mas para nome não acho legal, pois a própria Bíblia diz que À ELE (não a nós) foi dado o Nome que está acima de todos os nomes, e ficar usando o Nome de Jesus nas pessoas, eu, particularmente, não acho legal. Tem tantos outros nomes que em seus significados levam o nome de Deus para escolher... JESUS é muito literal.

    ResponderEliminar