sábado, 11 de julho de 2015

Alzira


Do germânico al (tudo) e zire (ornamento e beleza), Alzira chegou a Portugal por via da arte francesa, particularmente através da obra literária de Voltaire: Alzire o Les Américains. Esta tragédia fala-nos de Alzira, uma princesa inca, que é capturada pelos espanhóis e negocia o seu próprio casamento com o governador espanhol, Gusmano, num ato desesperado para assegurar a paz e salvar o seu povo da tirania estrangeira. No entanto, apaixonada por Zamoro, que julga morto, Alzira vai para o seu casamento com o coração partido, até que o destino lhe sorri e lhe devolve tudo o que ela amou pela sua valentia, altruísmo e bom caráter.

Esta história cativou os seus contemporâneos e, mais tarde, inspirou Guiseppe Verdi a criar uma ópera que a imortalizasse, ópera esta que foi apresentada pela primeira vez ao público no dia 12 de agosto de 1845 no Teatro San Carlo, em Nápoles.

Hoje em dia, são raras as meninas pequeninas ou jovens chamadas Alzira, quer em Portugal, quer no Brasil. Em 2014, há o registo de uma Alzira Laura, Bianca Alzira, Iara Alzira, Vitória Alzira. Pessoalmente, a sonoridade agrada-me imenso, acho querido e engraçado. E conhecendo a história de Voltaire que evoca Alzira como uma heroína, acho que teríamos neste facto uma boa e bonita justificação para dar à criança quando efetivamente nos perguntasse porque lhe demos aquele nome.

Joana Recharte.

Alzira parece-vos (re)utilizável?

9 comentários:

  1. Achei bonita a história da personagem, mas o nome acho que é impensável para uma menina brasileira. O nome em si nem é feio, só muito antiquado e ultrapassado.

    ResponderExcluir
  2. Ah, a foto está linda e bem relacionada à personagem inca.

    ResponderExcluir
  3. eu acho que a letra z tira a delicadeza de qualquer nome

    ResponderExcluir
  4. Gostei de Iara Alzira e Vitória Alzira :)
    Alzira tem uma história super bonita; estas histórias fazem-me sempre olhar os nomes de maneira diferente. Adoro a terminação -ira.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da história por detrás do nome, mas não gosto de Alzira. Qualquer coisa na sonoridade que me incomoda.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo vosso feedback. Realmente consigo perceber o vosso ponto de vista e concordo quando dizem que o nome é considerado antiquado. Realmente é essa a visão que vigora nas nossas sociedades. Quando comecei a pesquisar sobre o nome realmente também era muito essa a perspetiva que eu tinha. No entanto, acho que fui, aos poucos, começando a aceitá-lo e a gostar dele. Acho que vi algo mais nele, e fico contente que assim tenha acontecido :)

    ResponderExcluir
  7. Acho um nome muito interessante, sonoridade simpática, acho forte o que para mim é positivo, se é usável nos dias de hoje depende do ponto de vista... não tem ar fresco, moderninho, mas é um nome bem feminino.

    ResponderExcluir
  8. minha avó tinha uma amiga chamada alzira. não consigo gostar do nome.

    ResponderExcluir
  9. Tenho Alzira no nome, e não tem história nenhuma que faz gostar desse nome horrível.

    ResponderExcluir