segunda-feira, 25 de maio de 2015

Gualdim - Convidado do Dia


O nome de hoje nesta nossa rubrica diária, é extremamente raro, mas a Margarida Rebelo Madeira gosta de arriscar e fez questão que seja mencionado, até porque é sempre bom quando aprendemos algo mais acerca de um nome para que, possamos então, formular uma opinião acerca dele. Gualdim:


Quando pesquisamos sobre este nome, aparece-nos quase sempre Gualdim e umas rarissimas vezes Gualpim, forma quase sempre presente em artigos estrangeiros. Gualdim/Gualpim Pais foi um cruzado português, feito templário e cavaleiro de D. Afonso Henriques. Foi também o fundador do Castelo de Almourol, Monsanto e Pombal, bem como da Cidade de Tomar.



Embora seja um nome que na actualidade encontramos mais como apelido (ou sobrenome), mas não comummente, não consegui encontrar nada sobre a origem e significado do mesmo. O que me está a dar uma luta terrível , logo uma vontade gigante de satisfazer esta minha curiosidade. 

O som “gual” é bastante interessante e muito pouco comum. O som “im” é bonito e muito presente na lingua portuguesa, afinal de contas, quando queremos concordar/aceitar algo qual é a palavra usada?! SIM. No caso português, mais concretamente no mundo dos nomes próprios, existe uma grande habituação ao nome Martim, também ele medieval, bastante popularizado entre os pais desta nova geração.

Para mim Gualdim (a primeira variação que conheci) num primeiro impacto foi “que nome horrivel”, depois passou a “não é mau de todo”, até que chegou ao ponto “afinal até gosto”. O facto de pertencer a uma figura importante da história portuguesa fez-me ganhar por ele um certo respeito, depois a repetição por esta pesquisa (que nunca mais acaba) fez o resto do trabalho.

Na Torre do Tombo através dos registos paroquiais, não encontrei qualquer registo. Mas, o google permitiu-me descobrir:
  • Gualdim Correa Martins, nascido em Longroiva, Meda em 1863 e falecido em Minas Gerais;
  • António Gualdim Godinho de Queiroz e Mello , nascido em Tomar em 1943 - engenheiro;
  • Gualdim António Pereira de Gouveia de Queiroz e Mello, nascido em Cernache do Bonjardim, Sertã em 1862 – médico; 
  • Gualdim Xavier Teixeira de Barros, nascido em Veade, Celorico de Basto em 1907. 
Na lista dos vocábulos permitidos presente no INR, actualizada à data de 30/09/2014, Gualdim aparece como permitido e com a referência de que é masculino, pelos vistos pela rara ou nenhuma utilização sentiram necessidade de confirmar o sexo. Gualpim, por seu lado, não se encontra presente, e não me parece que seja pelo mesmo motivo de Pedro e Luís lá não estarem presentes , mas sim porque não é de todo possível e se calhar nunca foi contemplado. Pena, porque das duas variantes, sem dúvida a que mais me agrada é a Gualpim, pelo som.

E vocês, o que pensam sobre este nome com tanta história?

4 comentários:

  1. Gostei muito! Adoro a terminação masculina -im, acho-a muito sauve, e gosto do contraste com o início forte "Gual".

    ResponderExcluir
  2. Achei a sonoridade de Gualpim mais interessante.

    ResponderExcluir
  3. Vivi muito tempo em Tomar e cruzei-me muitas vezes com a estátua do D.Gualdim Pais, fundador dessa cidade que conta praticamente tantos anos como Portugal. Curiosamente nunca me cruzei com nenhum Gualdim de carne e osso mas uma das escolas de artes da cidade leva o nome do senhor por isso muitas vezes ouvi e disse Gualdim Pais.
    Algo interessante de ver na cidade de Tomar seria dois irmãos: Gualdim & Iria, visto que Iria é a santa padroeira da cidade. Já encontrei uma Iria mas, como referi, nunca um Gualdim.

    ResponderExcluir
  4. Acho q funciona melhor como sobrenome/apelido ou segundo nome.

    ResponderExcluir