terça-feira, 26 de maio de 2015

Gaspar - Convidado do Dia + Link Útil




Hoje, eu mesmo fui convidado pela Carla Jesus, numa brincadeira do Sociedade dos Nomes a falar sobre um nome do qual eu gosto bastante:

O nome do qual eu vos venho falar hoje é um nome que me soa muito bem desde que este gosto pela onomástica se despertou em mim e está classificado como “aceite” na lista de nomes aceites em Portugal. Inegavelmente associado aos Reis Magos, o nome daquele que presenteou incenso ao menino Jesus foi começado a usar, mais em Portugal do que no Brasil, como sobrenome por alguém cujo pai o recebera em baptismo e que depois o transmitiu a seus filhos e netos já como apelido, mas esse facto não tira brilho a este tesouro. Hoje, falo-vos de Gaspar:

Gaspar é a derivação, em português e em espanhol, do nome Jasper, nome literal inglês de uma pedra preciosa, em português, jaspe. É um nome de origem persa e o seu significado varia entre “tesouro”, “fortuna” ou “portador de tesouro”. Desde a idade média que é utilizado, mas nunca foi extremamente popular. 

As suas variações são: 
Casper, Jesper, Kasper (Dinamarquês), Casper, Jasper, Kasper, Cas (Holandês), Jasper (Inglês), Gaspard (Francês), Kaspar (Alemão), Gáspár, Gazsi (Húngaro), Gaspare, Gasparo (Italiano), Kaspars (Letão), Kasparas (Lituano), Casper, Kasper (Norueguês), Kacper, Kasper (Polaco), Gašper (Esloveno), Casper, Kasper (Sueco).

Através do site onde é possível verificar os registos paroquiais (casamentos, baptizados, óbitos) de 1536 a 1911 foram baptizados 34 elementos do sexo masculino nomeados Gaspar. O link do site, bastante útil, encontra-se no fim deste post.
Em 1993 nasceram 3 crianças com este nome, em 2011, 43, em 2012, 34, em 2013, 36, e em 2014, 24, entre eles, um Gaspar Tomé , um Gaspar Miguel, um Gaspar dos Anjos, e um Gaspar José. Confesso que o meu composto favorito foi Gaspar Tomé, era até capaz de o usar. No Brasil é um nome utilizado há bastante tempo, porém nunca foi muito popular em nenhuma época específica, tal como em Portugal. 

Personalidades importantes com este nome, entre outros:
  • Gaspar Corte-Real - navegador português, descobridor da Gronelândia (!);
  • Gaspar de Lemos - navegador português do século XVI, comandou um dos navios da frota de Pedro Álvares Cabral, na sua descoberta ao Brasil;
  • Gaspar de Sousa - administrador colonial português, governador-geral do Brasil, um dos líderes da conquista do Estado do Maranhão aos franceses;
  • Gaspar Pérez de Villagrá - explorador espanhol, capitão da expedição que colonizou o Novo México em 1598;
  • D. Gaspar Barata de Mendonça - prelado e jurista português, primeiro arcebispo da Bahia e o primeiro a ser intitulado Primaz do Brasil;
  • D. Gaspar de Bragança - filho ilegítimo do rei João V de Portugal;
  • Gaspar de Oliveira Viana – médico patologista e cientista brasileiro, descobriu a cura para a leishmaniose, que ajudou a salvar a vida de milhões de pessoas no mundo inteiro (!).
Em Portugal foi transmitida a série televisiva “Os Amigos do Gaspar” de 1986 a 1989, pela RTP1. Aqueles que considerem estas divertidas marionetas uma feliz recordação, podem ter uma boa motivação para usarem o nome do protagonista num filho!
Ainda sobre desenhos animados, quem não associa Gaspar ao fantasminha Casper (Gasparzinho, no Brasil)?!

Normalmente classificado pela sociedade em geral como “nome de gato”, na minha opinião é um nome que pode ser utilizado tanto em gatos como em cães e sim, em pessoas porque creio que se nomeiam um animal de estimação é exatamente por isso, por terem estimação por esse animal e lhe quererem bem. "Gaspar" está nas minhas listas desde que as faço e acho perfeitamente usável numa criança dos dias de hoje. Espero sinceramente um dia ter um número suficiente de filhos para o poder utilizar, pois tenho alguns que ainda gosto mais à frente deste, apesar de gostar muito de Gaspar.

E então, gostam de Gaspar ao ponto de o usar num filho, como eu?

Link - Registos Paroquiais: http://www.aatt.org/site/index.php?P=51&op=RP

13 comentários:

  1. Sim, adoro Gaspar e usaria, mas é como dizes, teria de ter 6 ou 7 rapazes para finalmente usar Gaspar :)
    Adorei as personalidades!

    ResponderExcluir
  2. Adoro Gaspar, é um dos meus nomes favoritos! E desconhecia o significado associado a jaspe (agora gosto ainda mais!). Eu usava num filho :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, bem esclarecedor! Achei q ficou faltando apenas uma citação sobre o famoso personagem infantil Gasparzinho, o fantasminha. Ele tem esse nome em Portugal? Quanto ao nome Gaspar gosto muito e acho a versão em português a mais bonita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, não tenho a certeza, mas sempre ouvi as pessoas a comentarem Casper e eu sempre o conheci por esse nome, por isso presumo que em Portugal não tenha havido tradução. Mas não estou certa.

      Excluir
    2. Ah, ok! É que no Brasil ouve a tradução, e aqui Gaspar ficou muito associado à esse personagem, q fez muito sucesso.

      Excluir
  4. No original Casper, the friendly ghost, no Brasil Gasparzinho, o fantasminha camarada.

    ResponderExcluir
  5. Adoro Gaspar (e Jasper também). É leve, é bonito e ainda não demasiado popular em Portugal. Há quem o associe ao Rei Mago mas a mim não me remete nada para "isso", contudo gosto que seja um nome com história.
    É uma das minhas opções para filhotes: Gaspar & Oriana.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto das variantes Kasper e Jasper, mas por motivos óbvios não usaria. Já Gaspar não gosto tanto assim a ponto de usar, mas considero um bom nome.

    ResponderExcluir
  7. Gaspar faz parte da minha lista, e está subindo na tabela a passos largos. Apesar de adorar a versão Jasper.

    ResponderExcluir
  8. No Rio Grande do Sul, no início do século XX, foi um nome muito utilizado por partidários de Gaspar Silveira Martins, o maior líder político dos Maragatos e comandante civil da Revolução Federalista de 1893-95.

    ResponderExcluir