Nomes clássicos e intemporais nunca saem de moda. São-nos completamente familiares e alguns conseguem manter-se afastados da excessiva popularidade. Luísa é um bom exemplo, e por isso considero-o um nome especial. Transversal a todas as idades, internacional, fácil de conjugar com outros nomes – é a minha primeira escolha para segundo nome – simples e bonito.
Recuando um pouco no tempo, até 1920, vemos que Luísa foi o 34º nome mais usado em meninas portuguesas, ficando apenas uma posição abaixo de Francisca (33º) e três posições acima de Carolina (37º)! Em 1950 o cenário foi ainda mais fascinante: ocupou a 11ª posição, ultrapassando por completo Carolina, Beatriz, Madalena e Catarina, que ficaram bem lá em baixo, em 43º, 44º, 80º e 82º lugares, respectivamente. No entanto, em 1980, Luísa teve uma queda brutal e ficou-se pelo 53º lugar, abaixo de Mariana (46º) mas acima de Mafalda (56º).
Desde então os números não se têm alterado muito. Em 2012 ficou em 48º lugar com 168 registos; em 2013 desceu para o 54º lugar, com 140 registos. No ano passado conseguiu subir para o 42º lugar, com um total de 198 registos.
Tendo em conta que o aumento dos registos de 2013 para 2014 (+58) foi muito superior à diminuição de 2012 para 2013 (-28), diria que Luísa está num bom caminho para um sucesso ainda mais evidente. Referi em cima que é a minha primeira escolha para segundo nome, porque sendo um clássico simples e tradicional, liga facilmente com primeiros nomes mais modernos e arrojados, equilibrando o composto e tornando-o mais bonito. Para além destas vantagens, tem uma sonoridade muito feminina e agradável, e é internacional.
Algumas variantes:
Luiza, Louise, Louisa, Lovise, Lovisa, Louisette, Luise, Luigia, Ludovica.
Nunca pensei que Ludovica fosse uma variante de Luísa, mas só isso já o torna um nome com potencial. Além disso tem a mesma terminação de Frederica.
Para quem dá importância à origem e ao significado (confesso que acho interessante e, quando bonitos, dão mais um ponto ao nome), Luísa é a forma feminina de Luís que deriva de Louis, forma francesa de Ludovicus, que por sua vez é a latinização de Ludwig, que nos chega do germânico Chlodovech. Este tem como significado “batalha famosa” (huld – famoso, wig – batalha). Algumas fontes apontam “sábia” como outro possível significado de Luísa.
Para mim, Luísa é simplesmente dos nomes mais perfeitos que existe!
Maria Pilar Monteiro.
Luísa não está entre os meus favoritos, mas aprecio e acho sinceramente que tem potencial para, caso um dia me caia uma faísca de paixão pelo nome, eu adorá-lo para todo o sempre :D
ResponderExcluirÉ extremamente comum no Brasil. Enjoado.
ResponderExcluirMuito popular no Brasil atualmente, a grafia Luiza é a mais usada. É bonito e elegante, mas nunca me cativou. Não me encanta.
ResponderExcluirAmo, independente da popularidade.
ResponderExcluirEntrou para a minha lista por causa de ti Pilar, mas não pondero, de todo, usar, apenas gosto.
ResponderExcluirEu gosto de Luísa 😊 um dos clássicos que e mais gosto.
ResponderExcluirEu gosto, a sonoridade me encanta.
ResponderExcluirLuísa...assim será!
ResponderExcluirExtremamente popular na minha vida. Entre Luiz e Luizas, com S ou Z, convivo com umas 30 pessoas. Ficou enjoado. Sem criatividade, sem sal.
ResponderExcluirÉ um nome bonito sim, mas não sei porque não é do meu agrado embora o composto Maria Luísa seja um dos meus favoritos.
ResponderExcluirOk se você acha assim será mas você está muito errado Luisa tem um significado forte se não é do seu agrado não deixe triste com quem chama Luisa meu nome é luisa e é um nome da realeza
ExcluirÉ o nome mais lindo e perfeito do mundo.
ResponderExcluirO nome da minha filha será luisa em homenagem a minha avó e madalena por que gosto assim Luísa Madalena o que acham?
ResponderExcluirLindo
ExcluirQuando o nome é lindo nem mesmo a popularidade estraga,assim é Luísa.
ResponderExcluirAmo!
ResponderExcluirAmo. Nome lindo que não parece tão antigo
ResponderExcluirEu tenho uma Luísa! Simplesmente lindo, nome de princesa!!
ResponderExcluir