sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Aika & Aiko - Atendendo a Pedidos


Para falantes da língua portuguesa, intuitivamente o título desse post passaria a impressão de se tratar da versão feminina e masculina do mesmo nome. Mas a verdade é que tanto Aika quanto Aiko são nomes femininos! Os dois têm sua origem no Japão e, como vimos em nosso post sobre Nomes Japoneses, muitos dos antropônimos asiáticos terminados em o são destinados à meninas.

Aika & Aiko são representantes da milenar cultura japonesa e podem se constituir em opções cheias de cor para descendentes que querem se conectar com suas raízes, demonstrar o orgulho de seu passado, bem como podem soar muito atraentes para aqueles que gostam de nomes curtos, de boa sonoridade e que tenham a inconfundível singularidade que os nomes japoneses transmitem. Isso sem contar os significados que são lindos! Vamos saber já quais são!

Aika significa canção de amor e não posso deixar de dizer que acho esse significado belíssimo! Um mimo! O de Aiko também não fica atrás e quer dizer criança amada. Simplesmente um significado de tirar o fôlego que com certeza vai fazer brilhar os olhos de todos que levam em conta os significados na hora da escolha do nome de seu bebê.

No Japão Aiko é mais comum que Aika, e uma portadora muito famosa é a princesa Aiko, herdeira do trono japonês, filha de Naruhito e Masako, príncipe herdeiro e princesa do Japão. Nos Estados Unidos Aiko também se sobressai: de 1880 a 2016, a Administração de Previdência Social americana contabilizou um total de 1.300 registros deste nome, com pico de uso em 2009, com 50 nascimentos. Para Aika os números são bem mais modestos: em mais de 100 anos totaliza apenas 179 registros, tendo maior uso em 2008, com 19 registros.

No Brasil a frequência de Aiko é de 573 pessoas e Aika é o nome de 107 brasileiras. É interessante notar que o pico de uso de Aiko se deu nos anos 30, enquanto que o de Aika acontece nos anos 2000. Ambos são mais vistos no estado de São Paulo, um claro indício da influência da colônia japonesa existente nesse local. E falando em imigrantes, é sabido que muitos pais escolhem para seus descendentes um primeiro nome ocidental e um segundo japonês, em uma tentativa de adaptação ao Brasil sem deixar sua cultura de lado. Dessa maneira é possivel que muitas brasileiras tenham Aiko ou Aika como segundo nome em compostos. Em 2015, no estado de São Paulo, houve o registro de algumas conjugações dentro desse estilo como Maya Aiko, Helena Aiko, Laura Aiko, Yasmin Aika, Júlia Aika e Layla Aika. No mesmo local, em 2016, Aika foi registrado 3 vezes como primeiro nome e Aiko 1 vez; em 2017 Aiko recebeu novamente 1 registro e Aika não obteve registros (apenas a grafia Haika marcou presença com 1 registro).

Em Portugal a presença dos nomes é nula, não fazem parte da lista de nomes admitidos e nem há notícias de registros no país.

Personalidades Aiko:
  • Aiko Asano - atriz japonesa;
  • Aiko Melendez - atriz filipina;
  • Aiko Sato - atriz japonesa;
  • Aiko Yanai - cantora e compositora japonesa.
Personalidades Aika:
  • Aika Hakoyama - nadadora olímpica japonesa;
  • Aika Kobayashi - cantora japonesa;
  • Aika Mitsui - cantora japonesa;
  • Aika Ota - cantora japonesa.
Os nomes japoneses costumam carregar significados profundos e belos, com Aika & Aiko não poderia ser diferente. Aiko tem o charme ousado dos nomes femininos terminados em o, assim como Cléo ou Juno, enquanto Aika tem uma ressonância demarcada, considero equiparável a Petra. Aika & Aiko são nomes cheios de personalidade! Escolhas indicadas para aqueles que apreciam a fascinante cultura vinda da terra do sol nascente.

Que dizem destes nomes? Preferem Aika ou Aiko?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Care.com, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, SPIE, Wikipédia.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Zito - Atendendo a Pedidos


O pequenino Zito, o amoroso Zito! Estamos perante um nome curtinho que esbanja simpatia! Possui semelhanças gráficas com Vito e Tito, já abordados aqui no blog, mas a letra Z inicial confere uma força sutil a Zito (confesso que tenho admiração por nomes que começam com essa letra tão misteriosa e marcante).

Zito é a forma masculina de Zita, nome que se originou a partir de uma antiga palavra italiana (mais especificamente vinda da Toscana)  que significa menina; para Zito o significado é, como já imaginam, menino. Na língua italiana Zito é também usado como sobrenome. Uma outra origem para Zita é a húngara. Nesse caso é um diminutivo de Felicitás, que em português quer dizer felicidade. Menino ou felicidade são significados que enternecem. Não seria errado afirmar que Zito é o nosso menino feliz!

Uma informação que achei interessante e vale a pena mencionar é que na língua croata, Žito (nesta grafia) é a palavra para trigo.

O nome passou a ganhar mais adeptos por conta de Santa Zita, ícone cristã que viveu durante o século XIII. É considerada a padroeira dos empregados domésticos por conta da fidelidade com que serviu durante toda sua vida à família italiana Fatinelli. Santa Zita é comemorada em 27 de abril.

Apesar de serem nomes próprios, tanto Zito quanto Zita também são usados como apelidos/diminutivos de outros nomes. Zito pode ser a forma curta de Zezito, apelido de José, e Zita de Rosa ou Teresa (Rozita e Terezita).

E por falar em diminutivos, foi através de um portador ilustre que o nome ganhou repercussão. José Ely de Miranda, conhecido como Zito, foi um dos mais importantes futebolistas brasileiros de todos os tempos. Vencedor das Copas do Mundo de 1958 e 1962, Zito se tornou uma das lendas do futebol e inspirou muitos pais na nomeação de seus filhos. O IBGE confirma essa hipótese, já que a maioria dos 1.043 brasileiros chamados Zito, nasceu durante a década de 1960, justamente a época do auge do jogador nos gramados. O nome é mais usual na região nordeste, com destaque para Pernambuco. Mas a moda foi passando e hoje Zito é muito pouco visto. Para terem uma ideia não recebeu nenhum registro no estado de São Paulo no ano passado (em 2016 foi registrado 1 vez).

É aceito em Portugal mas é praticamente inexistente em terras lusas. Segundo a SPIE, durante o período de tempo que vai de 1920 a 1980, foi registrado apenas 4 vezes (em 1951 e 1977). O registro mais recente de que se tem notícia no país  é de 2014, quando foi registrado 1 vez (no composto Zito Roger).

Personalidades (a maioria vem de sobrenomes):
  • Zito Righi - músico brasileiro;
  • Antonio Zito - futebolista italiano;
  • Dominic Zito - coreógrafo americano;
  • Joseph Zito - diretor de cinema americano;
  • Vicente Zito - futebolista argentino.
Gostam de nomes curtos? Zito poderia estar entre suas escolhas?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Arpen/SP, Behind the Name,, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, O Livro dos Nomes (Regina Obata), Nameberry, SPIE, Wikipédia.

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Leila - Atendendo a Pedidos


Para mim Leila é um nome que nunca passou ao lado. Sempre me causou impacto, seja pela forte associação com Leila Diniz, ícone do movimento feminista no Brasil, seja por sua sonoridade graciosa  formada pelo som duplo da letra L, o que lhe confere uma cadência melódica. Outro ponto que considero atraente é o seu significado, que o torna misterioso e instigante (a seguir vamos descobrir qual é).

Leila é uma variação gráfica de Laila, nome de origem árabe que significa noite; por extensão também passou a designar alguém que nasceu à noite ou ainda beleza noturna. É um significado diferente que evoca algo de místico, mágico. 

Laila foi um nome presente em escritos produzidos pelo poeta do século VII conhecido como Qays. A história de amor de Qays e Laila se tornou um romance famoso na Arábia e na Pérsia. A grafia Leila foi popularizada no Ocidente pelo poeta inglês Lord Byron, que a utilizou para personagens em The Giaour (1813) e Don Juan (1819), onde neste último Leila era uma menina turca de 10 anos. O nome também foi dado à uma fada na ópera cômica Iolanthe, da dupla Gilbert & Sullivan e à heroína da ópera Os Pescadores de Pérolas (1863), de Bizet. Podemos notar que Leila é um nome com fortes conexões literárias.

Outras línguas: Leyla (arzebaijão), Lejla (bósnio), Leyla (turco).

Nos Estados Unidos está em uso desde 1880, tendo sido mais popular durante o século XIX (por influência das obras de Lord Byron). Ficou esquecido por um bom tempo, mas desde 2006 vem alcançando uma projeção maior e ensaia um possível retorno. Em 2017 ocupou a posição #221 no ranking norte-americano. Em termos de popularidade, o destaque de Leila atualmente se dá na Hungria; também se faz notar na Inglaterra e, em menor escala, na França.

No Brasil não podemos falar de Leila sem falar da atriz Leila Diniz. Uma mulher à frente de seu tempo que desafiou a sociedade conservadora das décadas de 1960/1970. Foi o símbolo da nova mulher que surgia, a porta-voz da liberação feminina. Perseguida pela ditadura, foi a primeira mulher a exibir sua gravidez na praia, um escândalo na época. Faleceu precocemente em um acidente aéreo em 1972 aos 27 anos, deixando sua filha Janaína orfã aos 7 meses. Os brasileiros não ficaram imunes ao poder de Leila Diniz fazendo o nome atingir seu pico máximo de popularidade justamente nos anos 70. Com o passar dos anos Leila deu lugar à novas modas e seu uso foi decaindo (acredito que tenha ficado datado). Sua frequência em todo o país é de 102.166 pessoas, a maioria nascida no estado do Rio de Janeiro. Atualmente não é comum em crianças, foi registrado 20 vezes no ano passado em São Paulo.

Era praticamente inexistente em Portugal até a década de 1970, quando totalizou 59 registros. Assim como no Brasil, também não é uma escolha popular em meninas portuguesas: em 2015 foi registrado apenas 8 vezes e em 2016 angariou 12 registros.

Personalidades:
  • Leila Barros - ex-jogadora de vôlei brasileira;
  • Leila Cravo - atriz e escritora brasileira;
  • Leila Diniz - atriz brasileira;
  • Leila Hayes - atriz australiana;
  • Leila Lopes - angolana eleita Miss Universo em 2011;
  • Leila Mourad - atriz egípcia;
  • Leila Pahlavi - princesa do Irã;
  • Leila Pinheiro - cantora e compositora brasileira.

Finalizo com um trecho da bonita música Leila, do grupo Legião Urbana:

"Adoro teu olhar
Adoro tua força
E adoro dizer seu nome: Leila
Às vezes as coisas são difíceis, minha amiga
Mas você sabe enfrentar a beleza dessa vida
Adoro dizer seu nome:
Leila"

Que opinião têm sobre Leila?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Acervo O Globo, ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Qual é o melhor nome - Benjamim vs. Valentim


Um nome de origem hebraica e outro de origem latina. Benjamim e Valentim são os meus dois nomes preferidos terminados em - im. Não posso negar que sou apaixonada por Valentim, para mim é o nome masculino mais bonito que existe e se um dia tiver um filho este será o seu nome. Valentim significa valente, forte, saudável e se por um lado tem uma sonoridade tão doce, penso que o seu simbolismo lhe confere certa imponência. Benjamim significa filho da felicidade e  muita gente acaba por preferir Benjamim justamente pelos apelidos/diminutivos carinhosos que dele podem resultar. E então? Preferem Benjamim ou Valentim? Para mim são dois nomes maravilhos e escolhas fantásticas. 

Ana Madaíl Carvalho 

Fonte Consultada:
O Blog dos Nomes 

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Alícia


Gosto muito do meu nome e um dos motivos é sua terminação, a qual considero sonoramente muito agradável e de boa presença. Por esse motivo sempre tive apreço pelos nomes com o mesmo final, para mim são todos belos e carismáticos. Alícia está nesse pacote, é um nome que acho bastante bonito. É a forma latina de Alice e nos países de língua espanhola a grafia Alicia é o seu equivalente. Enquanto Alice é mais suave e romântico, Alícia tem a vibração calorosa dos nomes hispânicos.

Alícia (e também Alice) tem sua origem no francês antigo Aalis, uma forma abreviada de Adelais, ela própria uma forma reduzida do nome germânico Adalheids (Adelaide). Os elementos germânicos Adal e Heid significam, respectivamente, nobre e tipo, linhagem. Dessa forma o significado de Alícia é a de nobre linhagem, a de estirpe nobre. Sem dúvida um significado majestoso para nossas nobres meninas!

Assim como Alícia e Alice muitos outros nomes derivam de Adelaide  e cito alguns: Adélia, Aline, Adele, Adelina, Alisson, entre outros. 

Alice desfrutou de grande popularidade global no século 19, graças, em grande parte, ao clássico Alice no País da Maravilhas (1865) de Lewis Carrol. Variações de Alice logo seguiriam seu caminho e Alícia é um desses exemplos.

Na Espanha está entre os 40 nomes femininos mais registrados mas seu sucesso atravessou fronteiras! Está bem colocado nos rankings da Suécia, Bélgica, França e Suíça. Nos Estados Unidos foi mais popular durante as décadas de 70, 80 e 90, quando foi Top 100 (pico em 1984 na posição #40). Em 2017 ocupou o 359° lugar. Podemos notar que a internacionalidade é um ponto forte de Alícia.

Em nossos países Alícia desfruta de grande popularidade: em 2016 foi 42° nome mais registrado em Portugal com 186 nascimentos; no Brasil ocupou a 44° colocação do Top 100 de 2017 elaborado pelo site Baby Center. É um nome moderno em Portugal, durante a maior parte do século XX era muito pouco registrado, mas agora alcançou grande número de adeptos. No Brasil sua frequência é de 23.228 pessoas, a grande maioria nascida nos anos 2000 (14.350), o que reforça seu caráter contemporâneo. É mais usual na região norte e nordeste, com maior expressão no estado de Alagoas. Em 2017 foi registrado 1133 vezes no estado de São Paulo.

Personalidades:
  • Alicia Keys - cantora, compositora e musicista americana;
  • Alicia de Larrocha - pianista espanhola;
  • Alicia Machado - modelo e atriz venezuelana;
  • Alicia Silverstone - atriz americana;
  • Alicia Vikander - atriz sueca.

Alicia é ainda o nome de batismo da atriz Jodie Foster (Alicia Christian Foster) e a variante Alecia é o nome real da cantora Pink.

Alícia é charmoso, atual e muito feminino. Acredito que nos próximos anos vá subir ainda mais nos rankings de nossos países.

Gostam de Alícia

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry,  O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Nomes Derivados de Adelaide


Adelaide é um nome de origem germânica advindo de Adalheidis, antropônimo composto pelos elementos adal (nobre) e heid (tipo, espécie, linhagem). Seu significado é então aquela que possui nobre linhagem. O nome nasceu no século 10 com Santa Adelaide, esposa de Oto, o Grande. Tornou-se comum na Grã-Bretanha no século 13 devido à esposa alemã do rei Guilherme IV. Com passar do tempo gerou inúmeras formas derivadas que também conquistaram grande popularidade. Acredito que algumas possam surpreender, outras já são mais intuitivas, mas todas têm em comum a mesma origem: o suntuoso Adelaide.
Já conheciam todos os nomes que vêm de Adelaide ou algum foi inesperado?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Behind the Name, Nameberry, O Blog dos Nomes e O Livro dos Nomes (Regina Obata).

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Clóvis


Clóvis é um nome fantasma. Não faço ideia se esta terminologia existe, mas a falta de registos deste nome leva-me a concluir isso. Não é que Clóvis esteja desaparecido, porque os factos levam-nos quase a deduzir que este nome praticamente nunca existiu em Portugal e no Brasil. 

Descobri Clóvis enquanto passava os olhos pela lista de nomes admitidos. Lembro-me de rir quando disse Clóvis em voz alta. Clóvis?! Primeiro estranhei, depois entranhei. 

Clóvis é a forma abreviada de Clodovicus que tem origem no nome germânico Chlodowich (o mesmo nome que deu origem a Luís). Formado pelos elementos hlud (fama) e wig (guerreiro), Clóvis significa guerreiro famoso.

Clóvis I foi importante na história franca e ficou conhecido como "o primeiro rei do que se tornaria a França". Clóvis converteu-se ao catolicismo, em oposição ao arianismo, comum em povos germânicos. Foi um nome frequentemente usado em reis. 

Agora fiquei a perceber porque Clóvis é quase inexistente, afinal, Clóvis é o antecessor de Luís

Tal como referi no início desta publicação, os registos de Clóvis são raros. Em Portugal não nasceu nenhum Clóvis recentemente. Até sites como o SPIE e o Nós Portugueses não apresentam nenhum registo deste nome. 


No estado de São Paulo também não existem registos atuais de Clóvis, no entanto, no IBGE encontrei (finalmente!) registos. Nasceram cerca de 48.260 homens chamados Clóvis por todo o Brasil. O pico de registos foi na década de 60 e é em Rio Grande do Sul o estado mais propenso a encontrar um Clóvis


Clóvis é um topónimo. Clovis é o nome de duas cidades, uma no Novo México e outra na Califórnia. 


Será Clóvis um nome perdido, sem retorno possível? De facto, penso que seria necessário um casal corajoso para nomear o seu recém-nascido de Clóvis. É um nome que marca pela diferença e que com certeza iria fazer muitos narizes torcerem. Mas se tentarmos ver Clóvis pelo lado positivo, apercebemo-nos de que é um nome cheio de história, aristocrático, geográfico e com uma sonoridade simpática. O que pensam de Clóvis?

Ana Madaíl Carvalho

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 


quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Nomes Sombrios - Atendendo a Pedidos


Sempre tive especial atração pelo mundo gótico, sombrio, é um universo misterioso que acho instigante. Que segredos se escondem pelas sombras? Fiquei super empolgada com esse pedido e corri para procurar os nomes que possuem tão peculiar significado e associação. Luz e sombra são opostos, mas um não existe sem o outro. A sombra representa tudo o que é irreal, fugaz e sujeito a mudanças. Entre vários povos indígenas da América do Sul, uma mesma palavra significa sombra, alma, imagem. No Islã toda a manifestação da realidade é considerada como a sombra de Deus. As sombras simbolizam o que não pode ser visto claramente, aquilo que permanece escondido, oculto.

Nomes que significam sombra:
  • Bezalel (M) - na sombra de Deus (hebraico);
  • Itzal (M) - sombra (basco);
  • Kardama (M) - sombra (sânscrito);
  • Molimo (M) - urso andando na sombra (nativo americano);
  • Senka (F) - sombra (sérvio/croata);
  • Zelofeade (M) - na sombra do terror (hebraico);
  • Zilá (F) - sombra (hebraico);
Nomes com significados e/ou associações sombrias:
  • Amon (M) - o oculto, o escondido (egípcio);
  • Anúbis (M) - filho real, príncipe ou decair (egípcio). Deus dos mortos na mitologia egípcia;
  • Ares (M) - ruína (grego). Na mitologia é o deus da guerra;
  • Azrael (M) - minha ajuda é Deus (hebraico). Nas tradições judaicas e cristãs é o anjo da morte;
  • Betânia (F) - casa da aflição (hebraico);
  • Cipriano (M) - aquele que veio de Chipre (latim). O Livro de São Cipriano é uma conhecida obra ligada ao ocultismo, bruxaria e exorcismo;
  • Deimos (M) - pânico (grego). Na mitologia grega Deimos é a personificação do terror;
  • Dolores (F) - dores (espanhol);
  • Éris (F) - conflito, discórdia (grego). Éris é a deusa grega da discórdia;
  • Évora (F) - a Bruxa de Évora teria sido a mestra de São Cipriano no mundo do ocultismo;
  • Hades (M) - invisível (grego). Na mitologia grega é o deus do submundo;
  • Jennifer (F) - espírito branco (inglês);
  • Laila (F) - noite (árabe);
  • Leila (F) - variante de Laila;
  • Lilith (F) - da noite (acadiano). Era o nome de um demônio nos antigos mitos assírios;
  • Lissa (F) - raiva (grego). Na mitologia, Lissa é a personificação da raiva e da cólera;
  • Lúcifer (M) - trazer a luz (latim). É o anjo que se rebelou contra Deus;
  • Maeve (F) - intoxicante (gaélico);
  • Mara (F) - amarga (hebraico);
  • Morana (F) - morte, peste. Na mitologia eslava é a deusa do inverno e da morte;
  • Odin (M) - raiva, frenesi (nórdico). Na mitologia nórdica é o deus da guerra, sabedoria e da morte;
  • Odisseu (M) - odiar (grego);
  • Orfeu (M) - escuridão da noite (grego);
  • Osíris (M) - significado desconhecido. Na mitologia egípcia é o juiz do submundo;
  • Perséfone (F) - aquela que traz a morte (grego);
  • Perseu (M) - destruir, aniquilar (grego);
  • Ravena (F) - corvo (inglês). O corvo é um animal com simbolismos místicos e sombrios;
  • Samael (M) - severidade de Deus (hebraico). Na tradição judaica é o anjo destrutivo da morte;
  • Tristão (M) - triste, tristeza (latim);
  • Tristana (F) - o mesmo que Tristão;
  • Ulisses (M) - odiar ou filho da raiva (latim);
  • Valquíria (F) - aquela que escolhe os mortos (nórdico). 
Para aqueles que gostam de nomes com significados e conotações ousadas temos aqui uma lista no mínimo interessante, que foge ao trivial. Porém, para algumas pessoas poderia ser um fator de impedimento de uso. Qual é a sua opinião sobre este tema? Algum destes nomes te atrai?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Arte & Símbolos, Behind the Name, Nameberry, O Blog dos Nomes, Significados, Significados dos Símbolos, Wikipédia.

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Pépio


Adorava ver a cara de muitos dos que leram este nome.

“Sim, é estranho! Sim, é esquisito! Sim, é feio! Sim, não é assim tão mau! Sim, é interessante! Sim, é giro! Olha, afinal alguém conhece o nome do Pépio!” 

Todas as opiniões e reacções sobre um nome são válidas, nem que seja porque representam uma estranheza inicial. 

Quando tínhamos a lei em Portugal que nos restringia a uma lista de nomes permitidos, constava lá Pépio. No entanto, não conheço nenhum Pépio e, muito menos, sabia que era nome próprio. 

E são estas surpresas/estranhezas que me agradam abordar, porque afinal de contas, eles existem e, simplesmente, caíram no esquecimento ou na ignorância da sua existência. Alguns casos admito que preferia ficar na ignorância, porque os acho bastante maus, outros há que fico entusiasmada com a descoberta. Goste ou não e, tendo em conta que os gostos são algo pessoal, acho que deve haver a oportunidade de os dar a conhecer. Sendo que para mim este blog tem essa obrigação, ir além dos gostos e das modas, mostrar o que existe, a sua origem e significado.

De repente, Pépio faz lembrar o nome/diminutivo espanhol Pepe. Diminutivo de José e Josepe, ainda tendo a variante de Pepito. Mas não encontro nada que os relacione. 

Pe.Pio é sigla de Padre Pio, mais conhecido por São Pio. Tendo este santo bastantes devotos, levanta-se a questão se não será esta a sua origem? Mas, também não encontro nada que o confirme. 

Pépio, foi um nome que deu luta. Desde Gualdim que não conseguia este feito, de não conseguir encontrar nem origem, nem significado.

Não encontrei registos nem em Portugal (SPIE), nem no Brasil (IBGE). No entanto, encontrei duas histórias relativas a dois possuidores deste nome, no Brasil e em Portugal:

Em Portugal existe um Fontanário na EN112 (estrada que liga a Portela do Vento a Castelo Branco), chamado de Fontanário do Pépio, onde antes existia uma construção com o nome do senhor que ali havitava. O Sr. Pépio habitava com a sua esposa D. Amélia a Catraia do Azevedo, espaço onde tinham uma pequena venda, sendo conhecidos por não negarem ajuda a ninguém, onde todos podiam contar com abrigo e apoio na Catraia do Pépio, tradição que ainda hoje se mantém. 

No Brasil descobri um cantor, Pépio Barboza Souza, tratado por Pépe Moreno. Nascido em famíllias humildes, apaixonado por música deste muito pequeno, começou cedo a trabalhar. Quando saiu da sua terra para São Paulo, trabalhou como camelô, nunca desistindo do seu sonho de ser músico. Inspirou-se na frase baiana (região de origem) “vamos pro risca faca” (vamos para o forró) e começou a compor neste estilo, tendo em 2006 sido a sua música a mais regravada desse ano.

Embora não haja origem relativa ao nome, o que é certo é que destes dois exemplos encontramos qualidades humanas que gostaríamos que nós ou os nossos tivessem, como humildade, resiliência e bondade.

Margarida Rebelo Madeira


Fontes Consultadas:


Behind The Name, Justbrasil, Geocaching, IBGE, IRN, SPIE

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Astrid - Atendendo a Pedidos


Gosto muito de nomes nórdicos e por essa razão fiquei feliz quando vi que Astrid tinha sido pedido pelos nossos leitores. Liv e Ingrid são os meus dois nomes preferidos escandinavos, mas também vejo qualidades em Astrid

Revelada a origem deste nome, está na altura de descobrirmos o seu significado, Astrid tem um significado bonito que é divinamente linda e amada

Não existe muita informação sobre Astrid, mas vou deixar-vos a seguir com as informações que encontrei. 

Desde o século X que Astrid é considerado um nome real escandinavo e mais recentemente passou a ser considerado nome aristocrático na Bélgica também. Astrid é a única filha do rei Alberto II e da rainha consorte Paola, o que a torna na princesa da Bélgica. 

Antropónimo utilizado no mundo literário, Astrid é associado ao autor de Pipi das Meias Altas, devido à personagem Astrid Lindgren. No mundo adolescente do romance Astrid é a heroína da história em White Oleander

Mais recentemente, Astrid esteve presente no filme Como Treinar O Seu Dragão e nos programas televisivos Fringe, Once Upon a Time e Vikings

Astrid é ainda o nome de dois micro satélites suecos. 

Apesar disto, a sua expressividade é muito pouca nos nossos países. Em Portugal, em 2014, Astrid aparece em segundo lugar numa composição. Lia Astrid foi o nome escolhido para uma pequena há 4 anos atrás e pessoalmente achei um composto interessante. 

No estado de São Paulo, Astrid foi registado 1 vez em 2017 e 2 vezes em 2016. A frequência deste nome em todo o Brasil é apenas 737 pessoas. O seu auge de registos (para meu espanto) foi de longe na década de 60 e é em Santa Catarina onde nascem mais Astrid

Astrid é um nome diferente, não há como negar. Desde a sua sonoridade até à sua grafia, Astrid destaca-se por ser invulgar. Temos por aqui alguém interessado em registar a sua bebé com este nome?

Ana Madaíl Carvalho

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

domingo, 19 de agosto de 2018

Os Escolhidos das Celebridades: Rael


Aos sete meses de gravidez, a atriz Ísis Valverde revelou o nome de seu primeiro filho com o modelo André Resende: o escolhido foi Rael. "Queríamos um nome curto e forte. Pensamos em Gabriel, Rafael, Gael...E ficamos com Rael, que significa arcanjo de luz, do sol".

Fiquei muito entusiasmada com essa escolha, Rael é um nome diferente, fora do convencional e agora poderá ficar mais conhecido. Gosto quando os famosos ousam, ouvir novos nomes é sempre um sopro de frescor em meio a monotonia que recai sobre o trivial. Só achei estranho esse significado, não sei de que fonte Ísis tirou essa informação, até porque eu fiz o post abordando Rael e não encontrei esse significado em nenhum lugar onde pesquisei, entre sites confiáveis sobre onomástica em inglês, português e outros idiomas. O máximo que achei relacionando Rael a anjos, é que é considerado o nome do anjo da quarta-feira, que reside no terceiro céu. A origem de Rael é imprecisa, pode ter diferentes significados (leia o post completo sobre Rael clicando aqui). De qualquer forma a escolha foi surpreendentemente positiva! Espero que muitos pais se inspirem e que nasçam muitos meninos chamados Rael nos próximos anos!

E vocês, o que acharam de Rael? Essa escolha os surpreendeu?

Patricia Monteiro

Fontes Consultadas:
O Blog dos Nomes, Pure People

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Lívia


Confesso que Lívia nunca esteve entre os meus nomes preferidos e até tinha uma certa implicância (talvez por sua grande popularidade aqui no Brasil). Demorei para enxergar suas inúmeras qualidades. E que boba fui! Não é à toa que cativa tantas pessoas: é um nome leve e elegante que conquista por sua docilidade. Além disso, possui elos estreitos com o Império Romano, o que lhe dá um interessante peso histórico e grande riqueza cultural.

Embora possa parecer atraente imaginar que Lívia seja um diminutivo de Olívia, essa não é sua verdadeira origem, os nomes não têm ligação. Lívia tem sua etimologia própria e seu uso remonta aos tempos de antes de Cristo, quando era usado como nome de família pelos antigos romanos (uma espécie de sobrenome). Deriva do latim lividus tendo como significado pálida, lívida, azul pálida. Outra possibilidade é que venha de liveo (também do latim) e nesse caso significaria invejar. Sim, reconheço que não são significados atraentes, mas afinal um nome vai muito além do que um mero significado, e Lívia já mostrou que tem força suficiente para vencer essa barreira.

Uma portadora notável, talvez a mulher mais poderosa de toda a Roma Antiga, foi Lívia Drusila (30 a.C. a 14 d.C.), a primeira Imperatriz-consorte romana, esposa do imperador Otávio Augusto. Era mãe do imperador Tibério, avó de Cláudio, bisavó de Calígula e trisavó de Nero. Uma linhagem de imperadores nasceu a partir de Lívia! Coincidentemente também foi o nome da segunda esposa de Calígula, chamada Lívia Orestila.

Lívia possui ainda um lado religioso através de Santa Lívia, que eu particularmente não conhecia. Lívia Pietrantoni nasceu em 1864, na Itália, em uma humilde família de camponeses. Ainda jovem decidiu entregar sua vida a Cristo se tornando então irmã de caridade. Quando fez os votos perpétuos recebeu o nome de Irmã Agostinha. Trabalhou incansavelmente como enfermeira e por sua vida dedicada aos doentes foi canonizada. É considerada a padroeira dos enfermeiros e celebrada em 13 de novembro (para saber mais sobre Santa Lívia clique aqui).

Depois da era clássica, Lívia foi um dos nomes favoritos da literatura no século XVI, aparecendo nas peças de John Fletcher Thomas Middleton. Anna Livia Plurabelle é uma personagem de James Joyce em Finnegans Wake

Outros Idiomas: Livia (espanhol, italiano, inglês), Livie (francês, tcheco), Liwia (polonês), Lívia (húngaro, eslovaco).

Lívia não desfrutou de grande popularidade durante a Idade Média, sua descoberta em escala mundial é recente, aconteceu durante o século 21, o que o caracteriza como um nome contemporâneo. É conhecido em vários países e atualmente encontra-se nos rankings dos nomes mais registrados na Suíça, Holanda, França, Suécia, Hungria e Itália. Também é usado nos Estados Unidos, Inglaterra e País de Gales.

É muito querido no Brasil, ocupou o 13° lugar no Top 100 dos nomes preferidos para meninas de 2017, de acordo com o ranking do site Baby Center Brasil. E mais: o composto Ana Lívia foi o 18 ° nome duplo mais  desejado pelos pais brasileiros no ano passado. Assim como em outros países, a popularidade de Lívia no Brasil é recente. Segundo o IBGE até os anos 70 quase não era visto, mas dos anos 80 aos 90 tomou um novo fôlego (de menos de 6000 seus registros passaram para mais de 20 mil ao ano) até atingir o ápice nos anos 2000 (por volta de 80 mil nascimentos), o que reforça seu apelo jovial. Sua frequência em todo o país é de 136.409 pessoas, com maior concentração de portadoras no Espírito Santo. No ano passado foi registrado 4.044 vezes no estado de São Paulo e além dos registros como nome simples também marcou presença em inúmeros compostos: Ana Lívia (826 registros), Lívia Maria (306 registros), Anna Lívia (165 registros), Lívia Vitória (133 registros), entre outros.

Do outro lado do Atlântico a presença de Lívia é bem mais comedida. De acordo com a SPIE, o nome recebia de 2 a 10 registros entre 1920 a 1980 em Portugal, dados insuficientes para o tornar popular. Em 2015 foi registrado 10 vezes; em 2016 recebeu 12 registros. Parece que Lívia ainda não conseguiu cativar os portugueses.

Personalidades:
  • Lívia Andrade - apresentadora e atriz brasileira;
  • Livia Brito - atriz, modelo e apresentadora mexicana;
  • Livia D'Arco (1561-1611) - cantora lírica italiana;
  • Livia Lang - nadadora austríaca;
  • Livia Zita - cantora húngara.
Na Ficção:
  • Livia Soprano - personagem da série Os Sopranos;
  • Lívia foi ainda o nome de várias protagonistas e personagens de destaque em novelas, como Além do Tempo, Porto dos Milagres, O Outro Lado do Paraíso, O Beijo do Vampiro.
Para aqueles que procuram nomes com conexões históricas, que tenham boa aceitação entre a população e que sejam facilmente compreendidos em diversos países, pode encontrar em Lívia a escolha almejada. Dos nomes similares (Líbia, Lícia, LídiaLília e Lígia), talvez seja o que tem maior vibração moderna e jovial.

Qual é a sua opinião sobre Lívia

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Cruz Terra Santa, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, O Livro dos Nomes (Regina Obata), SPIE, Wikipédia.

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Ettore - Atendendo a Pedidos


Tenho uma especial admiração pelos nomes italianos, considero vibrantes, alegres e muito charmosos. Ettore, o nome que vamos abordar hoje, faz parte desse grupo, e apesar de não ser tão usado em nossos países como outros nomes italianos, bem poderia! Atributos positivos não lhe faltam, sendo sua terminação forte e diferenciada um dos seus pontos altos, em minha opinião.

Ettore é versão italiana de Heitor, nome de origem grega que significa aquele que guarda, aquele que possui. Como vimos em nosso post sobre Heitor, estamos diante de um nome mitológico, o que por si só já é o suficiente para lhe incutir todo o encanto mágico que os nomes ligados à mitologia tanto emanam. A história de Ettore (ou Heitor), está presente no poema épico Ilíada, de Homero. Filho primogênito do rei Príamo e de Hécuba, foi um dos mais corajosos combatentes na Guerra de Troia, suplantado apenas por Aquiles. Sua força e bravura na guerra foram notáveis, características que acentuam o caráter nobre deste herói clássico. Reforçando ainda mais seu aspecto lendário, o nome está presente também na literatura medieval. O personagem Ettore/Heitor é o pai adotivo do famoso Rei Artur.

Outros Idiomas: Hector (inglês e francês), Héctor (espanhol), Heitor (português).

Desde 2007 Ettore faz parte do Top 100 italiano, onde em 2015 ocupou o 64° lugar com 701 nascimentos - em 2016 subiu para a 61° colocação com 789 registros. É estimado que existam cerca 56.996 homens chamados Ettore em toda a Itália, sendo o 220° nome mais comum entre a população. Seus portadores estão mais concentrados na região da Lombardia. Os responsáveis pela disseminação do nome no país foram Santo Ettore, martirizado na Grécia durante o reinado do imperador Diocleciano e Ettore Fieramosca, herói nacional da Idade Média popularizado pelo romance histórico homônimo do século XIX escrito por Massimo d' Azeglio.

Muitos nomes italianos são bastante propagados aqui no Brasil, mas Etorre ainda não alcançou essa projeção, acredito que apenas pelo desconhecimento da população (para aqueles que gostam de nomes exclusivos é um bônus). Sua frequência em todo o país é de 561 pessoas, uma raridade. Há ainda a presença de 395 Etores. Seus portadores são encontrados apenas nas regiões sul e sudeste (reflexo da imigração italiana para esses locais), ou seja, é um nome de uso regional, não está espalhado pelo território. No ano de 2017 Ettore foi registrado 16 vezes no estado de São Paulo.

Em Portugal seu uso é nulo, não posuindo registros antigos e nem recentes entre o povo lusitano.

Personalidades:
  • Ettore Scola - cineasta italiano;
  • Ettore Bastianini - cantor de ópera italiano;
  • Ettore Tito - pintor italiano;
  • Ettore Zuim - dublador brasileiro.
Ettore pode ser uma interessante opção para aqueles que apreciam Heitor mas querem fugir de sua alta popularidade (em relação ao Brasil). Por que não apostar na variante italiana? Para os admiradores de nomes italianos é uma das alternativas mais originais. Tem o estilo parecido com o de Rocco, nome que aprecio bastante. Pensando bem, Ettore Rocco até formariam um par harmonioso para irmãos, o que lhes parece? Ettore é um belo nome, fácil de se gostar, difícil de se esquecer!

O que acham de Ettore?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Istat, Nameberry, Nomix, O Blog dos Nomes, Santi e Beati, SPIE, Wikipédia.

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Brisa


Brisa é mais um exemplo de que uma palavra (no caso um substantivo) pode sim funcionar perfeitamente como nome próprio. E que belo nome temos aqui! Brisa, o vento delicado, o sopro meigo que nos refresca em dias de verão e que nos faz sorrir em um dia de primavera. Toda a poesia, toda a candura do doce sussurrar da natureza está com Brisa.

A brisa, também chamada de aragem, é o vento suave e fresco que pode se manifestar de diferentes formas:
  • Brisa marinha - vento brando que, durante o dia, sopra do mar para a terra;
  • Brisa da montanha - vento leve que, ao crepúsculo, sopra das montanhas para os vales;
  • Brisa terrestre - aquela que sopra de noite, da terra para o mar;
  • Brisa do vale - aquela que sopra, de manhã, dos vales para as montanhas.
A maior parte do tempo o vento que sopra sobre nós é uma brisa que pode variar ao longo do dia, contudo é sempre um sopro calmo e agradável.

Sua etimologia é discutida: algumas fontes indicam que vem do latim brise, mas há outra vertente que defende a possibilidade de que seja uma forma abreviada de Briseida, nome que deriva do grego Briseis. Se assim for, aqui se apresenta uma ligação de Brisa com a mitologia grega! Segundo as lendas, Briseis era uma donzela que foi sequestrada pelos gregos durante a Guerra de Troia (interesse amoroso de Aquiles e Agamenon). Sua história foi contada por Homero na obra Ilíada.

Outros idiomas: Breeze (inglês), Breezza (italiano), Brise (francês), Brisa (espanhol), Bryza (polonês), Bríza (tcheco).

Nomes que significam brisa: Aura, Keanu e Nasima.

O desempenho de Brisa é discreto no Brasil: segundo o IBGE sua frequência é de 1.916 pessoas em todo o país. Só começou a receber registros a partir da década de 70, com maior destaque de uso durante os anos 90. Suas portadoras estão mais concentradas no estado da Bahia. No ano passado foi registrado 5 vezes no estado de São Paulo.

Em Portugal é raríssimo: de acordo com a SPIE, no período de tempo que vai de 1920 a 1980 nunca foi registrado em terras lusas. Seu registro mais recente entre as meninas portuguesas data de 2016, com 1 nascimento.

Personalidades:
  • Brisa Carrillo - atriz e cantora mexicana;
  • Brisa Flow - rapper brasileira.
Quando se fala em nomes literais, uma coisa que me encanta é formar pares para irmãos (também literais). Deixo então algumas sugestões que acho que combinam lindamente com Brisa:

BrisaCéu
BrisaDom
BrisaFlor
BrisaLua
BrisaRio

Infelizmente aqui no Brasil existem algumas gírias chatas relacionadas à Brisa, mas sinceramente não vejo como um impedimento de uso. Gírias vêm e vão, quem gosta do nome não deve se sentir desencorajado por isso. Brisa é lindo, poético, tem toda uma vibração hippie deliciosa e certamente agrada em cheio os amantes da natureza. Pode ainda ser uma sugestiva escolha para meninas nascidas sob os signos regidos pelo elemento ar (AquárioGêmeos e Libra). É um nome que emana frescor, paz e tranquilidade.

O que acham de Brisa como nome próprio? 

Para conhecer mais Nomes Hippies Femininos clique aqui 

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Dicionário on Line de Português, IBGE, IRN, Matérias Escolares, Nameberry, Rap Nacional, SPIE, Su Hijo, Todo Papás, Wikipédia.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Petrvs/Petrus - Atendendo a Pedidos



Quando recebemos o pedido para falar sobre Petrvs/Petrus não pensei duas vezes e aceitei escrever sobre ele. Coisas misteriosas e sombrias me atraem e este nome tem um ar assim, enigmático. Não sei se é por me lembrar a cor preta, ou se é a grafia e a sonoridade tão peculiar o que me atrai profundamente. Faz-me lembrar um outro nome que no início achava estranho e que agora adoro, Petra.

Não acho que Petrus (prefiro esta grafia) seja fácil de agradar, é um nome que exige hábito e como é tão diferente a maioria das pessoas talvez possa estranhar à primeira. Mesmo lembrando o super comum Pedro no que diz respeito à sonoridade (e não só), Petrus tem uma exclusividade que só alguns conseguirão verdadeiramente apreciar.

Petrus/Petrvs é versão em latim do grego Petros que significa rocha. É, portanto, a forma latina de Pedro. Não encontrei referências a Petrvs nas nossas fontes, porém Petrvs é somente o modo de escrever Petrus em latim. E porquê isso? A vogal u em grego tem um som semelhante ao u em francês (som intermediário entre i e u), já em latim, a letra u ora tem a função de vogal (u), ora de consoante, conforme a posição na palavra. O som consonantal do u latino evoluiu para o b ou v nas línguas românicas. Ou seja, Petrvs é só uma maneira de se escrever Petrus usada na Idade Média, época em que era também comum se escrever v no lugar de u como no latim da antiguidade. Eu simpatizo muito com grafias arcaicas e Petrvs tem o seu charme para mim.

Relativamente à popularidade de Petrus nos nossos países, posso afirmar que é um nome raríssimo. Em São Paulo, no ano passado, contou com 11 registos apenas e em Portugal, em 2016, não obteve nenhum registo, apesar de ser um nome aceite. No site do IBGE, onde se pode consultar o censo demográfico do ano de 2010, pude descobrir que existiam nessa altura 838 pessoas com esse antropónimo e 27 pessoas com a grafia Pethrus. O nome Petrus começou a ser usado na década de 1960 onde nunca ultrapassou os 30 registos por ano, até que foi subindo sempre até obter 357 registos nos anos 2000. Petrus é mais comum em Pernambuco, seguido de São Paulo e Minas Gerais.

A nível mundial, Petrus foi um nome bastante usado na antiguidade até à época medieval e atualmente ainda se vê muito na Holanda e na África do Sul. Mas Petrus nunca foi nem será tão usado como outras variantes famosíssimas como é o caso de Peter, Pedro e Pierre.

Algumas Personalidades:
  • Padre Petrus - padre católico do século 5;
  • Petrus Alphonsi - escritor espanhol do século 12;
  • Petrus Aureolus- teólogo francês do século 13;
  • Petrus Christus - pintor holandês do século 15;
  • Petrus de Cruce - clérigo, compositor e autor do século 13;
  • Petrus Cunaeus - filósofo holandês do século 16;
  • Petrus Ramus - lógico, humanista e reformador educacional do século 15.

Como podemos perceber pelos séculos em que viveram as personalidades Petrus mais famosas, na época medieval era realmente um nome muitíssimo popular. E eu que sou apaixonada por essa época e pelos seus nomes fiquei ainda mais encantada com Petrus

Mas também existem hoje em dia algumas personalidades com este nome como por exemplo: 
  • Petrus Beukers - navegador olímpico holandês;
  • Petrus Blok - historiador holandês;
  • Petrus Bosman - bailarino e coreógrafo da África do Sul;
  • Petrus Boumal - jogador de futebol dos Camarões;
  • Petrus "Piet" de Jong - primeiro ministro holandês de 1967 a 1971;
  • Petrus Keizer - jogador de futebol holandês;
E muitos mais!

E vocês o que acham de Petrus? Usável?

Cláudia Barata

Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia.