quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Brisa


Brisa é mais um exemplo de que uma palavra (no caso um substantivo) pode sim funcionar perfeitamente como nome próprio. E que belo nome temos aqui! Brisa, o vento delicado, o sopro meigo que nos refresca em dias de verão e que nos faz sorrir em um dia de primavera. Toda a poesia, toda a candura do doce sussurrar da natureza está com Brisa.

A brisa, também chamada de aragem, é o vento suave e fresco que pode se manifestar de diferentes formas:
  • Brisa marinha - vento brando que, durante o dia, sopra do mar para a terra;
  • Brisa da montanha - vento leve que, ao crepúsculo, sopra das montanhas para os vales;
  • Brisa terrestre - aquela que sopra de noite, da terra para o mar;
  • Brisa do vale - aquela que sopra, de manhã, dos vales para as montanhas.
A maior parte do tempo o vento que sopra sobre nós é uma brisa que pode variar ao longo do dia, contudo é sempre um sopro calmo e agradável.

Sua etimologia é discutida: algumas fontes indicam que vem do latim brise, mas há outra vertente que defende a possibilidade de que seja uma forma abreviada de Briseida, nome que deriva do grego Briseis. Se assim for, aqui se apresenta uma ligação de Brisa com a mitologia grega! Segundo as lendas, Briseis era uma donzela que foi sequestrada pelos gregos durante a Guerra de Troia (interesse amoroso de Aquiles e Agamenon). Sua história foi contada por Homero na obra Ilíada.

Outros idiomas: Breeze (inglês), Breezza (italiano), Brise (francês), Brisa (espanhol), Bryza (polonês), Bríza (tcheco).

Nomes que significam brisa: Aura, Keanu e Nasima.

O desempenho de Brisa é discreto no Brasil: segundo o IBGE sua frequência é de 1.916 pessoas em todo o país. Só começou a receber registros a partir da década de 70, com maior destaque de uso durante os anos 90. Suas portadoras estão mais concentradas no estado da Bahia. No ano passado foi registrado 5 vezes no estado de São Paulo.

Em Portugal é raríssimo: de acordo com a SPIE, no período de tempo que vai de 1920 a 1980 nunca foi registrado em terras lusas. Seu registro mais recente entre as meninas portuguesas data de 2016, com 1 nascimento.

Personalidades:
  • Brisa Carrillo - atriz e cantora mexicana;
  • Brisa Flow - rapper brasileira.
Quando se fala em nomes literais, uma coisa que me encanta é formar pares para irmãos (também literais). Deixo então algumas sugestões que acho que combinam lindamente com Brisa:

BrisaCéu
BrisaDom
BrisaFlor
BrisaLua
BrisaRio

Infelizmente aqui no Brasil existem algumas gírias chatas relacionadas à Brisa, mas sinceramente não vejo como um impedimento de uso. Gírias vêm e vão, quem gosta do nome não deve se sentir desencorajado por isso. Brisa é lindo, poético, tem toda uma vibração hippie deliciosa e certamente agrada em cheio os amantes da natureza. Pode ainda ser uma sugestiva escolha para meninas nascidas sob os signos regidos pelo elemento ar (AquárioGêmeos e Libra). É um nome que emana frescor, paz e tranquilidade.

O que acham de Brisa como nome próprio? 

Para conhecer mais Nomes Hippies Femininos clique aqui 

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Dicionário on Line de Português, IBGE, IRN, Matérias Escolares, Nameberry, Rap Nacional, SPIE, Su Hijo, Todo Papás, Wikipédia.

30 comentários:

  1. Acho Brisa lindo! É tão meigo e tão delicado! No masterchef Brasil uma das participantes se chamava "Brissa", não sei se tem o mesmo significado, mas é igualmente encantador! Um dos jurados até elogiou o nome (foi o Jacquin)!
    Aproveitando a oportunidade, queria pedir,por favor, para que fizessem um post sobre o nome "Ophir/Ofir", tem a ver com reino lendário e tenho achado esse nome masculino sensacional! Ficaria muito feliz de vê-lo no blog!
    Um forte abraço a toda equipe do blog! Parabéns pela postagem :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Brissa é o mesmo que Brisa,o duplo s é apenas uma alteração de grafia.
      Falaremos sobre Ofir, pode aguardar, será um prazer.
      Muito obrigada pelo carinho, é sempre uma alegria recebermos esse feedback positivo de nossos leitores. Abraços! 🤗

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  2. Acho que Brisa é um nome lindo, mas prefiro Aura. Também gostei muito de Keanu.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  3. Um dos mais belos nomes femininos ❤🌻

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca conheci ninguém com o nome Brisa, mas acho bem charmoso e bonito. Em inglês soou perfeito para mim. A fonte que defende a origem grega é bem legal e torna o nome ainda mais interessante. As sugestões de combinações para formar pares é muito legal. Gostei de Brisa e Dom.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que fiquei impressionada por saber que no Brasil tem 1.916 pessoas chamadas de Brisa... Achei até que tivessem menos pessoas com esse nome, já que nunca conheci e nem ao menos ouvi falar de alguém com esse nome por aqui, mas tudo ficou mais explicado depois que li que na Bahia é onde se concentra o maior número de "Brisas"... Realmente, existe a questão da gíria relacionada a este nome, mas concordo com você sobre não deixar que isso se torne um impedimento para quem deseja colocar este nome em sua filha. Muito Interessante!

    ResponderExcluir
  6. Acho bonito, mas não sei se combina muito como nome próprio não. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  7. Gosto de Brisa como nome próprio sim, a energia que ele tem deve impregnar a pessoa que foi agraciada por ele no registro. E tb amo o diminutivo "Bree", que alias me remete a Outlander, minha serie preferida!
    Parabéns pelo blog, adoro ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agraciada não muito , me chamo Brisa e moro no Nordeste , todas as pessoas que me conhecem perguntam a mesma coisa :
      - Seus pais tavam muito loucos quando colocaram seu nome , hein?
      E sempre alguma piadinha chata , eu para ser sincera preferiria uma nome mais comum como " Isabella " ou " Helena " , mais fazer oque? Não quero mudar meu nome pois todas as pessoas que me conhecem ja me chamam assim então eu acho que ficaria estranho . Pensem bem antes de colocar um nome raro em seus filhos e filhas porque isso e muito importante . Beijos do Maranhão

      Excluir
  8. Esse nome é lindo, delicado e suave.Eu já conheci uma pessoa que se chama Brisa e sempre achei um nome lindo. Amei saber do significado.

    ResponderExcluir
  9. Uaaaaaaaau, que diferente. Amo esse nome, mas nunca vi alguém que o tivesse. Significado explendido hein, amei! <3

    ResponderExcluir
  10. Brisa é um nome bastante desconhecido nunca soube de alguém que se chamasse Brisa, mas confesso que o nome é bonito, delicado, suave, é um nome romântico, acho legal Brisa em nome próprio, bjs.

    ResponderExcluir
  11. A cada post fico mais fascinada com o mundo dos nomes e seu significado. Nunca pensei em Brisa como nome próprio, mas depois de ler esta sua publicação fiquei maravilhada. Acho um nome lindo, poderoso e cheio de significado. Amei, amei amei. Seria um nome que colocaria a uma filha. Até porque fica no ouvido BRIIISA. Amei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oioi eu sou uma Brisa e por incrivel que pareça aqui no Nordeste tem bastante meninas com esse nome já conheci outra Brisa e eu acho meu nome meio BEM esquisito , isso também acontece com pessoas que tem nomes raros como eu que so queriam uma nome "normal" . Pense antes de colocar um nome desse na sua filha . Beijos 💗

      Excluir
  12. Brisa é da palavra espanhola e portuguesa para "brisa". Acredita-se também ser derivado do nome Briseis, que era um personagem mitológico na Ilíada de Homero na Guerra de Tróia. Ela era a linda e inteligente princesa de uma cidade aliada grega de Tróia invadida pelo exército grego. Eu não sei se é por isso que o nome existe.Eu amei a informação sobre o nome "Brisa",eu não colocaria esse nome uma criança, eu acho muito forte para ser usado como um nome próprio.

    ResponderExcluir
  13. Olá!!

    Brisa é um nome diferente e lindo, mas eu nunca conheci ninguém com o nome. Deve ser bem difícil, até mesmo devido a gíria. Mas é um nome interessante sim!

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post...
    Bem informativo, pois quem diria que essa palavra poderia significar tanto.

    Super beijo

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito de saber o significado de Brisa.Uma amiga tinha uma cachorra com esse nome porém não tinha ideia do significado.Cheio de leveza,suave e delicado,nos remete a nostalgia.

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca tinha pensado em usar Brisa como um nome próprio, mas amei a ideia! Para mim é um nome que passa leveza, suavidade, tem um ar meio mágico talvez. E adorei a possibilidade de uma ligação com a mitologia grega. Um amigo tinha uma pit bull com esse nome e era a coisa mais amada!E eu acho até que tem muitas ocorrências aqui no Brasil, imaginei que tivesse muito menos do que mil, já que foge um pouco do comum.

    ResponderExcluir
  17. Gente, adorei saber mais sobre Brisa e como fã do Keanu, adorei saber que o nome dele significa brisa, leve e a conduzir as gaivotas por cima das águas do mar. Amei isso.

    bacio

    ResponderExcluir
  18. Oi Patricia!
    Eu acho que não havia pensado na possibilidade de Brisa como nome próprio, mas amei a sonoridade dele como tal e fiquei imaginando uma menina super descontraída carregando esse nome que é também um acalento!
    Achei interessante a teoria de que ele viria do nome Briseis (Briseida), me lembrei do filme Tróia... eheheh Mas não sei se teria relação mesmo, já que a brisa em si, tem significado próprio.
    Adorei esse post e já estou querendo uma personagem pra chamar de Brisa! ehehe
    xoxo

    ResponderExcluir
  19. Eu me chamo Brisa, atualmente adoro me chamar assim, mas quando era criança não era muito divertido..as outras crianças me chamavam de todos os fenômenos da natureza que conheciam, como ventania, aragem, até neblina..kkkk ainda bem que no meu tempo não existia essa história de bullying.. kkkk mas na adolescência foi melhor, inspirava meus pretendentes a escrever poesias pra mim..rsss hoje só gosto muito de ter esse nome pq foi escolhido por meu falecido pai que me achava mesmo tão suave qt o vento..

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma sobrinha com o nome de BRISA, de personalidade forte que parece mais uma ventania, rsrsrs. Brincadeiras a parte, ela é linda, assim como o seu nome. Atualmente está com 14 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que essa deve ser uma característica de quem tem esse nome. Minha irmã tb chama se Brisa, e tb é uma pessoa forte, sempre falamos que ela se parece mais com uma ventania rsss mas é tb uma pessoa delicada e linda como o nome

      Excluir
  21. Meu nome é Guiana Brisa o da minha Filha é Fernanda Brisa ,amo esse lindo nome❤

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Briza com "z" quando criança tinha vergonha por ser um nome diferente, mas hoje eu amo meu nome. Sou do Sul e já conheci outra Briza com "z" na minha cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oioi Briza com z eu sou uma Brisa com s kk

      Excluir
  23. Olá meu nome é Brisa e gosto bastante sempre recebo elogios e foi justamente quando eu nasci em Minas Gerais nos anos 70 kkk adorei o texto, grata.

    ResponderExcluir
  24. Eu acho lindo até acabei de falar pra minha filha por este nome na sua filha ai ela me disse que nunca ouvi falar ai que resolvi pesquisar encontrei estes comentários

    ResponderExcluir