terça-feira, 14 de agosto de 2018

Petrvs/Petrus - Atendendo a Pedidos



Quando recebemos o pedido para falar sobre Petrvs/Petrus não pensei duas vezes e aceitei escrever sobre ele. Coisas misteriosas e sombrias me atraem e este nome tem um ar assim, enigmático. Não sei se é por me lembrar a cor preta, ou se é a grafia e a sonoridade tão peculiar o que me atrai profundamente. Faz-me lembrar um outro nome que no início achava estranho e que agora adoro, Petra.

Não acho que Petrus (prefiro esta grafia) seja fácil de agradar, é um nome que exige hábito e como é tão diferente a maioria das pessoas talvez possa estranhar à primeira. Mesmo lembrando o super comum Pedro no que diz respeito à sonoridade (e não só), Petrus tem uma exclusividade que só alguns conseguirão verdadeiramente apreciar.

Petrus/Petrvs é versão em latim do grego Petros que significa rocha. É, portanto, a forma latina de Pedro. Não encontrei referências a Petrvs nas nossas fontes, porém Petrvs é somente o modo de escrever Petrus em latim. E porquê isso? A vogal u em grego tem um som semelhante ao u em francês (som intermediário entre i e u), já em latim, a letra u ora tem a função de vogal (u), ora de consoante, conforme a posição na palavra. O som consonantal do u latino evoluiu para o b ou v nas línguas românicas. Ou seja, Petrvs é só uma maneira de se escrever Petrus usada na Idade Média, época em que era também comum se escrever v no lugar de u como no latim da antiguidade. Eu simpatizo muito com grafias arcaicas e Petrvs tem o seu charme para mim.

Relativamente à popularidade de Petrus nos nossos países, posso afirmar que é um nome raríssimo. Em São Paulo, no ano passado, contou com 11 registos apenas e em Portugal, em 2016, não obteve nenhum registo, apesar de ser um nome aceite. No site do IBGE, onde se pode consultar o censo demográfico do ano de 2010, pude descobrir que existiam nessa altura 838 pessoas com esse antropónimo e 27 pessoas com a grafia Pethrus. O nome Petrus começou a ser usado na década de 1960 onde nunca ultrapassou os 30 registos por ano, até que foi subindo sempre até obter 357 registos nos anos 2000. Petrus é mais comum em Pernambuco, seguido de São Paulo e Minas Gerais.

A nível mundial, Petrus foi um nome bastante usado na antiguidade até à época medieval e atualmente ainda se vê muito na Holanda e na África do Sul. Mas Petrus nunca foi nem será tão usado como outras variantes famosíssimas como é o caso de Peter, Pedro e Pierre.

Algumas Personalidades:
  • Padre Petrus - padre católico do século 5;
  • Petrus Alphonsi - escritor espanhol do século 12;
  • Petrus Aureolus- teólogo francês do século 13;
  • Petrus Christus - pintor holandês do século 15;
  • Petrus de Cruce - clérigo, compositor e autor do século 13;
  • Petrus Cunaeus - filósofo holandês do século 16;
  • Petrus Ramus - lógico, humanista e reformador educacional do século 15.

Como podemos perceber pelos séculos em que viveram as personalidades Petrus mais famosas, na época medieval era realmente um nome muitíssimo popular. E eu que sou apaixonada por essa época e pelos seus nomes fiquei ainda mais encantada com Petrus

Mas também existem hoje em dia algumas personalidades com este nome como por exemplo: 
  • Petrus Beukers - navegador olímpico holandês;
  • Petrus Blok - historiador holandês;
  • Petrus Bosman - bailarino e coreógrafo da África do Sul;
  • Petrus Boumal - jogador de futebol dos Camarões;
  • Petrus "Piet" de Jong - primeiro ministro holandês de 1967 a 1971;
  • Petrus Keizer - jogador de futebol holandês;
E muitos mais!

E vocês o que acham de Petrus? Usável?

Cláudia Barata

Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia.

20 comentários:

  1. Acho totalmente usável. Até acho Petrus mais bonito do que Pedro, talvez por não ser tão comum. Tem uma sonoridade mesmo medieval, mas acho que a grafia Petrvs não seria tão usável. Existiriam demasiadas dúvidas quanto à pronúncia para quem não conhece o nome.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Adorei o nome Petrus, achei um não incomum sem cair naquelas grafias estranhas ou com muito estrangeirismo. Achei Petrus super usável e se tivesse por acaso um filho esse iria para a lista de proposta de nomes.

    ResponderExcluir
  3. Se tivermos um menino vamos colocar esse nome tão peculiar e admirável♥

    ResponderExcluir
  4. Petrus, de fato, tem esse ar medieval (meio guerreiro,meio da realeza, meio mitológigo)o que é muito legal, e ousado, inovador e estiloso ao mesmo tempo. Posso dizer ainda que seu significado sendo "pedra", por extensão, quer dizer força e sabedoria, simbologias relacionadas à ela. Como ainda, firmeza de mente,corpo e espírito. Atributos que qualquer pai gostaria de remeter à um filho. Sou suspeito para falar tudo isso, pois fui eu quem fez o pedido do nome.��

    ResponderExcluir
  5. Petrus é um nome diferente e enigmático, assim como o nome "Carmem". Ambos possuem uma aura forte e charmosa, que muito me agrada! A postagem foi incrível, adorei ler sobre Petrus. Além disso, foge dos tradicionais: Pedro, Pietro e Pierre, dos quais não sou lá muito fã! Petrus me conquistou (e muito)!!!

    ResponderExcluir
  6. Olha gostei bastante desse nome, não o conhecia, mas confesso que achei muito mais interessante e atraente do que sua versão "pedro"

    ResponderExcluir
  7. Nome peculiar, cheio de significado e usado por grandes homens na história.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Que nome diferente, é questão se costumes mesmo, pois não é nossa tão difícil de falar. Interessante seu significado e é um nome forte!

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá ...
    Achei este nome Petrus um dia mais lindo que ja fora postado por aqui.
    Tendo assim um significado firme...
    Ótimo post ..Gostei a você está de parábens por sua postagem que sempre nos traz dicas de nomes alguns muito curiosos..
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiii,
    ta ai um nome que eu ainda não conhecia mas gostei muito da pronuncia dele, e ainda tem um grande significado

    ResponderExcluir
  11. Ola,
    Não conhecia haha achei super diferente, bem lembrando ao nome Pedro, achei muito legal!

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito do nome Petrus. Não sei por que, mas, apesar de ser um nome de origem latina, sempre me pareceu associado aos eslavos, seja do leste europeu, seja da Rússia. Aliás, gosto muito desse nome e de seu equivalente atual em nosso idioma, "Pedro". Também gosto de todos os nomes desse campo das pedras (tanto os masculinos, como Pietro, quanto femininos, como o belíssimo Petra). Aliás, sempre gosto de me deparar com o rastro de história dos nomes que encontro por aqui!!! Beijos! :)
    teofilotostes.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Esse é o nome mais lindo que já ouvi falar, de tanto que gostei que meu filho de 06 anos se chama, Pétrus só achei melhor colocar um acento porque deixa o nome com a pronúncia mais forte e também porque começa com a inicial do meu nome.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Meu filhinho se chama Petrus, nome forte e de personalidade. Vi na igreja de Santo Antônio em Guaratinguetá os nomes dos apóstolos escritos em grego e latin e gostei tanto que coloquei no meu filho.

    ResponderExcluir
  16. Confesso que não é comum. Até o momento não conheci outro PETRUS pessoalmente. Mas, já fiquei sabendo da existência de um onde morei.

    ResponderExcluir
  17. Há alguns anos comecei a colecionar moedas brasileiras. Temos na numaria nacional um rico registro e conservação da memória de nossos imperadores que se chamavam PEDRO. Nas faces das referidas moedas aparece "PETRUS II D.C.G.IMP.ET PERP.BRAS.DEF " que significa PEDRO II, PELA GRAÇA DE DEUS, IMPERADOR E DEFENSOR PERPÉTUO DO BRASIL"
    Agora em novembro, pela graça de Deus, ao nascer meu 4° filho, o chamarei de PETRUS.

    ResponderExcluir