quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Petra


Os nomes femininos começados pela letra P nunca tiveram muitos fãs em Portugal. Ainda hoje em dia não o têm, sendo os mais populares Pilar (87), Paloma (56), encontrando-se o número de registos de 2015 entre parêntesis. Os restantes são praticamente inexpressivos no panorama português, um fenómeno que dá que pensar. Afinal teremos iniciais favoritas?!

Além de ser um nome iniciado por P, Petra é também uma das únicas versões femininas existentes do nome Pedro! Isso mesmo! Enquanto Pedro e as suas dezenas de variantes masculinas são nomes fantasticamente apreciados mundo fora, as versões femininas quase não existem e seguramente não são das mais conhecidas e apreciadas internacionalmente. Para termos uma noção, além de Petra existem apenas as versões Petrina, PetronelaPetronila e os italianos Pietra e Piera. Quer-me parecer que Petra leva aqui um avanço face aos outros, quer em termos de simplicidade, quer em termos de beleza e sonoridade.

Como se trata de uma variante de Pedro podemos afirmar que Petra vem do aramaico Cephas, que significa pedra, e foi posteriormente transcrito como Petros na tradução grega da Bíblia. É um significado forte e remete para conceitos como a segurança e a estabilidade, que são bem interessantes e diferentes do que estaríamos habituados a encontrar num nome.

Petra nunca foi muito apreciado em Portugal e no Brasil, começando a ser mais usado perto do final do século XX! Em outros países, como a Hungria, Bósnia e Herzegovina, por contraste, é comum e na Croácia, inclusive, em 2009, Petra foi o 2º nome feminino mais usado! Hoje em dia, em Portugal, conta com uns modestos 35 registos em 2013, 32 em 2014 e 45 em 2015! Em termos de compostos foi registado em 2013 e 2014 sob as seguintes formas: Petra Alexandra, Petra Ariana, Petra Carolina, Petra Celeste, Petra Cristina, Petra Joana, Petra Leonor, Petra Letícia, Petra Lis, Petra Lucas, Petra Margarida, Petra Maria, Petra Nicole, Petra Raquel, Petra Sofia e Petra Yara.

Para terminar, deixo a referência à magnífica cidade de Petra, na Jordânia, sumptuosamente esculpida na rocha, sendo atualmente considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo!

Gostam de Petra?

15 comentários:

  1. O texto está ótimo mas continuo a detestar Petra :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço quem detesta, menos pessoas indicando meu nome maravilhoso e extremamente marcante a novas crianças ❤️

      Excluir
    2. Petra é um nome lindo,se eles acham feio,não liga ,pois se vc está feliz com seu nome a opinião dos outros não importa 💖

      Excluir
  2. Eu gosto! Mas prefiro Pietra, e também engraço com Piera.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto, mas prefiro bem mais Pietra, acho mais bonito. Petra é o nome de uma marca de cerveja, pelo menos no Rio de Janeiro é bem conhecida, então talvez por isso o nome não pegue por aqui. Já Pietra é bem querido.

    ResponderExcluir
  4. "Os nomes femininos começados pela letra P nunca tiveram muitos fãs em Portugal!" Achei este facto super curioso... sou de Portugal e a letra que mais tenho para meninas é exatamente o P!! :)

    Petra não se encontra contemplado, detesto o nome..

    ResponderExcluir
  5. Adoro, é o nome da minha filha e acho que lhe assenta que nem uma luva. Ou se adora ou se detesta, mas normalmente as pessoas estranham mas depois de entranhar, adoram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha tbm é Petra. Uma menina forte e só mesmo tempo amável. As pessoas estranham no início mas logo depois amam o nome dela.

      Excluir
  6. Eu gosto , principalmente por lembrar da cidade . Também gosto de Pietra e Pietro e inclusive sugeri ao meu marido quando descobri a gravidez,mas ele não quis .

    ResponderExcluir
  7. Só queria saber qual era a finalidade do nome da cerveja (petra)

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito do nome Petra.
    Achei interessante as versões aqui apresentadas, e já li algures o nome «Petraia»; será mais uma variação?

    Acho o nome Petra forte, versátil, carismático e com a vantagem de ser curto.
    Conheço algumas mulheres chamadas «Petra» da minha geração, nascidas na cidade onde moro...

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Petra, mas confesso, n gosto My dele😔

    ResponderExcluir