sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Nomes Derivados de Adelaide


Adelaide é um nome de origem germânica advindo de Adalheidis, antropônimo composto pelos elementos adal (nobre) e heid (tipo, espécie, linhagem). Seu significado é então aquela que possui nobre linhagem. O nome nasceu no século 10 com Santa Adelaide, esposa de Oto, o Grande. Tornou-se comum na Grã-Bretanha no século 13 devido à esposa alemã do rei Guilherme IV. Com passar do tempo gerou inúmeras formas derivadas que também conquistaram grande popularidade. Acredito que algumas possam surpreender, outras já são mais intuitivas, mas todas têm em comum a mesma origem: o suntuoso Adelaide.
Já conheciam todos os nomes que vêm de Adelaide ou algum foi inesperado?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Behind the Name, Nameberry, O Blog dos Nomes e O Livro dos Nomes (Regina Obata).

18 comentários:

  1. Heidi e Elke eu não esperava (acho que é porque não começam com a letra "A")! Nunca tinha ouvido falar sobre o nome Heidi, mas o achei agradável!
    Sobre a grande maioria dos nomes listados, eu não sabia que eram derivados de Adelaide, mas pelo significado de alguns dá pra entender a ligação, como o nome Alice.
    Eu pensava que Alisson fosse um nome masculino! Ele seria um nome unissex?! Não imagino uma menina chamada Alisson - fiquei surpresa!
    Bom, eu não gosto muito do nome Adelaide, mas deste nome derivaram nomes belíssimos como Adele, Alice, Alissa e Aline.
    Gostei muito do post! Parabéns :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, mais uma vez obrigada pelo carinho 💗 Originalmente Alisson é um nome feminino, é uma variação de Alison, nome que surgiu como um diminutivo medieval francês para Aalis, antiga forma de Alice. Por algum motivo no Brasil assumiu a conotação de nome masculino (talvez pela terminação "son", famosa em nomes como Anderson, Jefferson, etc), mas em outros países é feminino (mais comum na grafia Alison).

      Excluir
  2. Olá!
    Muito legal saber o significado dos nomes, e seus derivados!
    Adelaide é um nome bonito, e os que derivam dele como Adele, Adelina são lindos. Gostei muito de saber mais! ótimo post!

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. O post já me ganhou só por mencionar a origem germanica, que sou um fã. E tem tudo a ver o significado. Adorei saber também que "alice"é um derivado desse nome, enfim...adorei o post inteiro kkkk

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito desse tipo de post. Assim como o de Elizabeth, esse está muito bom.
    Assistia na infância o clássico Heidi (desenho animado). Então esse não foi surpresa, mas Alisson, Alissa e Elke foi demais.

    ResponderExcluir
  5. E o nome da minha maezinha querida, q ja se foi. Era Maria Adelaide.

    ResponderExcluir
  6. Quantas variações....Aliás, Heidi é título de um filme espetacular, sobre valor familiar e amizade...Na obra, ela também é chamada de Adelaide!

    ResponderExcluir
  7. Nome da minha sogra!!! Tenho um amigo chamado Alisson nunca imaginaria uma menina com esse nome.
    Abraços
    Ale Helga

    ResponderExcluir
  8. Alice é um nome tão lindo e não sabia q era derivado de Adelaide, muito bom saber mais a respeito e Adele é uma das minhas cantoras favoritas, também me surpreendi por ser derivado de Adelaide. Adorei saber um pouco mais da origem desse nome e seus derivados e vou querer saber de outros também, gosto muito de história. Abraços !

    ResponderExcluir
  9. Não tinha ideia de tantos nomes derivados. O meu preferido, e ainda bem que já é permitido em Portugal, é Heidi. Também gosto de Alícia.

    ResponderExcluir
  10. Oi Patrícia! Eu gosto muito desse nome, ainda que não seja super comum, mas é por causa de personagens rs. Enfim... Agora to MUITO surpresa com os derivados do nome. Sério! Acho que eu só esperava Adeline e Adelina e olhe lá! To chocada com Adele - viva a diva da música rs -, Alice - nome que sonho pra minha filha -, Aline, Alisson e Heldi. Gosto das suas matérias por essas curiosidades. Um arraso. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Gente nunca imaginei que Alice fosse uma variante de Adelaide. Acho o Adelaide um nome bem forte, e realmente o significado dele é bem forte, mas o Adelaide tem personalidade demais para o meu gosto, Alice é mais usave por isso gosto mais

    ResponderExcluir
  12. Adoro o nome Aline e Alice, mas não sabia que fosse de Adelaide, fiquei agora um tanto surpresa.. Muito bom seu conteudo

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante o post. Jamais poderia imaginar que existisse tantos nomes derivados de Adelaide e nem sonhava que existia uma história tão interessante por trás dele. Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  14. Oi Patrícia!
    Eu adorei esse post, não fazia ideia que tantos nomes surgiram de Adelaide. Alguns a similaridade da grafia até faz pensar, como Ada, Adele... mas os últimos realmente foram total surpresa. Mesmo Alice que é relativamente parecido, me surpreende, e tem muitos nomes nessa lista que eu amo!
    xoxo

    ResponderExcluir
  15. Me surpreendi com o nome Aline ser derivado de Adelaide, não tinha ideia que teria tantos nomes derivados de Adelaide.

    ResponderExcluir
  16. Olá querida
    Eu AMO passar por aqui e descobrir novidades e curiosidades sobre os nomes. Vocês são demais!! Parabéns!
    Sempre associei Adelaide a algo antigo e não pensava num nome suntuoso, ams faz sentido com seu post
    Não imaginei que teria tantos nomes derivados! Elke e Heidi foram os que mais me surpreenderam!
    Agora verei este nome com outros olhos
    Bjs

    ResponderExcluir