segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Alícia


Gosto muito do meu nome e um dos motivos é sua terminação, a qual considero sonoramente muito agradável e de boa presença. Por esse motivo sempre tive apreço pelos nomes com o mesmo final, para mim são todos belos e carismáticos. Alícia está nesse pacote, é um nome que acho bastante bonito. É a forma latina de Alice e nos países de língua espanhola a grafia Alicia é o seu equivalente. Enquanto Alice é mais suave e romântico, Alícia tem a vibração calorosa dos nomes hispânicos.

Alícia (e também Alice) tem sua origem no francês antigo Aalis, uma forma abreviada de Adelais, ela própria uma forma reduzida do nome germânico Adalheids (Adelaide). Os elementos germânicos Adal e Heid significam, respectivamente, nobre e tipo, linhagem. Dessa forma o significado de Alícia é a de nobre linhagem, a de estirpe nobre. Sem dúvida um significado majestoso para nossas nobres meninas!

Assim como Alícia e Alice muitos outros nomes derivam de Adelaide  e cito alguns: Adélia, Aline, Adele, Adelina, Alisson, entre outros. 

Alice desfrutou de grande popularidade global no século 19, graças, em grande parte, ao clássico Alice no País da Maravilhas (1865) de Lewis Carrol. Variações de Alice logo seguiriam seu caminho e Alícia é um desses exemplos.

Na Espanha está entre os 40 nomes femininos mais registrados mas seu sucesso atravessou fronteiras! Está bem colocado nos rankings da Suécia, Bélgica, França e Suíça. Nos Estados Unidos foi mais popular durante as décadas de 70, 80 e 90, quando foi Top 100 (pico em 1984 na posição #40). Em 2017 ocupou o 359° lugar. Podemos notar que a internacionalidade é um ponto forte de Alícia.

Em nossos países Alícia desfruta de grande popularidade: em 2016 foi 42° nome mais registrado em Portugal com 186 nascimentos; no Brasil ocupou a 44° colocação do Top 100 de 2017 elaborado pelo site Baby Center. É um nome moderno em Portugal, durante a maior parte do século XX era muito pouco registrado, mas agora alcançou grande número de adeptos. No Brasil sua frequência é de 23.228 pessoas, a grande maioria nascida nos anos 2000 (14.350), o que reforça seu caráter contemporâneo. É mais usual na região norte e nordeste, com maior expressão no estado de Alagoas. Em 2017 foi registrado 1133 vezes no estado de São Paulo.

Personalidades:
  • Alicia Keys - cantora, compositora e musicista americana;
  • Alicia de Larrocha - pianista espanhola;
  • Alicia Machado - modelo e atriz venezuelana;
  • Alicia Silverstone - atriz americana;
  • Alicia Vikander - atriz sueca.

Alicia é ainda o nome de batismo da atriz Jodie Foster (Alicia Christian Foster) e a variante Alecia é o nome real da cantora Pink.

Alícia é charmoso, atual e muito feminino. Acredito que nos próximos anos vá subir ainda mais nos rankings de nossos países.

Gostam de Alícia

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry,  O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

23 comentários:

  1. Não é um nome que eu usaria mas, a meu ver, é mais fresco que o já muito usado Alice. Também acho que está na hora das variantes de Alice terem o seu lugar na ribalta.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Quando vi o nome Alícia pela primeira vez fiquei encantada. Tinha um frescor e um ar Internacional, que muito me agradava. Além de ser chique. Era uma alternativa ao popular Alice. Todavia, esse interesse pelo nome foi se perdendo ao longo do tempo - principalmente por causa do meu namorado que vive pensando em hipóteses de possíveis zoações com o nome, como "Alicia cheia de malícia"(creio que em países de língua inglesa não há este pequeno entrave com o nome)...de modo que tive que descartar da minha listinha de nomes prováveis para uma futura filhinha. Ele é extremamente enjoado com nomes femininos rs. Continuo, entretanto, considerando o nome belo!
    Parabéns pelo post! Beijos (:

    ResponderExcluir
  3. Acho um nome lindo e bem marcante, gostei dos esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do significado e da origem desse nome. Eu, particularmente prefiro a versão "alice", mas ambos tem o seu charme

    ResponderExcluir
  5. Oi Patricia, tudo bem?

    Alicia sempre foi um nome que me encantou, em grande parte por ser uma derivação do meu próprio nome. Confesso que não fazia ideia de que ambos derivavam de Adelaide, isto realmente me surpreendeu. Realmente é notável que Alicia cresceu nas últimas décadas, conheço algumas pessoas com este nome. Com certeza é um nome que usaria em uma futura filha. Adorei conhecer mais da origem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adoro o nome Alice que é o nome da minha mãe, acho lindo, Alícia tbém é bem bonito. Mas o que mais achei interessante é ele derivar de Adelaide, que é o nome da avó da minha mãe. Com certeza quando deram esse nome para minha mão não sabiam que estavam homenageando minha bisavó. Adorei saber.

    ResponderExcluir
  7. eu amo esse nome, acho ele tão poderoso e lindo! Tenho uma amiga chamada Alicia e amo muito ela.
    Nunca imaginei que ele viesse do nome Adelaide, muito legal isso. Cada vez que venho aqui, me surpreendo mais. vou até procurar meu nome por aqui kkkk

    ResponderExcluir
  8. Oi Patrícia! Quero começar pelo final hahaha to em CHOQUE por saber que o nome da Jodi é Alicia. NUNCA ia imaginar isso na vida! Acho que Jodi combina tanto com ela, que era dela mesmo. Acho Alicia mt suave pra imponência que ela é. Achei o significado do nome lindo! Acho que pode ser um opção porque sou louca por Alice, mas minha prima teve uma filha e colocou esse nome. Acho que nunca tinha parado pra prestar atenção em quantas atrizes tem com esse nome. Adorei. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa! Tb só fui descobrir que a Jodie era na verdade Alicia depois da pesquisa pra esse post, até então achava que o nome dela era Judith ou algo parecido. Jodie foi o apelido que os irmãos lhe deram ainda na infância e acabou sendo adotado como nome artístico.

      Excluir
  9. Acho esse nome lindo e marcante e é sempre bom saber mais, muita coisa não sabia e o significado é lindo.

    ResponderExcluir
  10. Prefiro Alice, embora ache Alícia lindo tbm sou mais dos nomes doces, com ar de nobreza e romantismo.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Adorei saber sobre a história desse nome lindo.
    Todos esses nomes me soam maravilhosamente bem, pois são muito doces.

    ResponderExcluir
  12. Adoro Alícia e adorei a história do nome. O nome em si faz-me lembrar carícia, o que é logo muito bonito e reconfortante. Beijo

    www.keke.pt

    ResponderExcluir
  13. Oie!

    Eu amo Alicia!! E concordo, tem uma sonoridade agradável e uma presença.
    Gostei muito de saber mais sobre o nome!!!

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  14. Acho Alicia um nome tão lindo! Na verdade, também gosto muito de Alice, não sei dizer de qual gosto mais. Acho ambos com uma sonoridade muito bonita e tem uma certa leveza. Gosto ainda mais agora que sei o significado. Se eu fosse ter uma filha, teria grande chance de usar Alicia/Alice.

    ResponderExcluir
  15. Amei a história do nome Alicia acho ele muito lindo.Não imaginava que Alicia e Alice fossem derivados de Adelaide.

    ResponderExcluir
  16. O nome Alicia ou Alice é um nome leve e tranquilo, acho lindo, minha prima se chama Alice é bem a cara dela por ser uma pessoa leve e tranquila =)


    Att. Lucas Alves

    ResponderExcluir
  17. Acho Alícia muito bonito. Sempre lembro da Alicia Keys. Gosto da sonoridade e por ser um nome internacional, ganha pontos para mim.

    ResponderExcluir
  18. Considero ambas versões delicadas. Alícia tem uma sonoridade mais marcante, mas não perde a delicadeza.

    ResponderExcluir
  19. Antigamente eu dizia que teria duas filhas, Alícia e Lucy. De Lucy eu ainda gosto mas não usaria, já Alícia enjoei completamente. Prefiro Alissa.

    ResponderExcluir
  20. Amo o nome alicia poís foi esse nome lindo maravilhoso que a minha mãe colocou em mim, agradeço a ela por isso alicia éum nome lindo .

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Estou considerando a hipótese de colocar o nome da minha bb Alícia,achei o nome tão suave, doce!
    Que concerteza esse nome estará na minha lista.

    ResponderExcluir