sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Zita


Zita, um nome absolutamente amoroso! Cheio de jovialidade e ternura lembra um diminutivo querido de um nome qualquer. Uma alternativa para chamar alguém próximo, na nossa intimidade. Mas, Zita é bem mais do que isso. É nome próprio feminino bem definido, autorizado em Portugal e opção viável no Brasil!

Acredita-se que Zita tenha origem no italiano e signifique menina, um pouco à semelhança de Nina (menina em espanhol), embora o significado de Nina seja bem mais evidente do que o de Zita, à primeira vista. Em húngaro, no entanto, Zita é tido como o diminutivo do nome Felicitás, que em português seria traduzido como Felicidade. Temos, então duas hipóteses: Zita ou significa menina ou felicidade! Eu diria que nenhuma das teorias desilude, sendo absolutamente adequadas à sonoridade meiga e simultaneamente forte do nome!

A maior referência a este nome é Santa Zita, nascida em Itália no século XIII, que serviu uma abastada família de Lucca durante mais de 40 anos como empregada e governanta. Os seus muitos gestos de caridade para com os pobres e para com os mais necessitados foram alvo de repreensão por toda a sua vida. No entanto, mantendo-se fiel aos seus valores e princípios, Zita viu ocorrer à sua volta centenas de milagres, incluindo a aparição de vários anjos em diversas ocasiões! Uma história absolutamente moralista, mas que passa mensagens importantes como o cuidar dos outros, que combate a ideia desta sociedade que ruma à individualização!

Zita Bourbon-Parma era também o nome da última Imperatriz da Áustria, e de uma Princesa Hitita que estaria em contacto frequente com o Faraó do Egipto. Outras referências seriam Zita Seabra, política portuguesa, a atriz alemã que protagonizou o clássico do cinema The Mummy (1932), Zita Johann, e a atriz húngara Zita Görög, que participou nos filmes Underworld.

Em Portugal, a popularidade de Zita nunca foi grande, bem pelo contrário, sempre foi um nome discreto, ainda que presente na nossa população. O máximo de registos anuais foi atingido no ano de 1973 com 39 bebés. No ano de 2014, Zita foi registado duas vezes, juntamente com os compostos Zita Filipe, Francisca Zita, Carlota Zita e Carolina Zita. E aqui deixou a nota de que a língua portuguesa pode ser traiçoeira e eu diria que colocar Zita em segundo lugar num composto só enfatiza o seu ar de diminutivo e retira-lhe a oportunidade de brilhar em pleno. Pessoalmente, não teria problemas em usá-lo, mas procuraria dar-lhe o merecido destaque!

Joana Recharte.

Qual a vossa opinião acerca de Zita?

14 comentários:

  1. Que engraçado, ainda ontem perguntei sobre este nome lá no grupo - conheci uma senhora adorável de 79 anos chamada Zita! :D Adorei.

    ResponderExcluir
  2. Eu conheci uma Zita também no passado, achei muito estranho... não sabia que era um nome aceite em Portugal. Não gosto muito mas como nickname acho fofo.

    ResponderExcluir
  3. Adoro Zita *-* acho uma graça! Os significados são muito amorosos.

    ResponderExcluir
  4. Adoro Zita, acho a sonoridade encantadora.

    ResponderExcluir
  5. Ai eu amei o significado! Meu nome é Zita Maria, e eu amo ❤ geralmente as pessoas acham que é apelido é acham feio, mas eu me identifico bastante com esse nome.

    ResponderExcluir
  6. Nome esplêndido! Era o nome da minha vozinha Zita Lopes de Sousa.

    ResponderExcluir
  7. Eu amo meu nome é ainda coloco nas redes sociais Katia Zita a unica

    ResponderExcluir
  8. É o nome da minha amada mamãe, que nesse momento está deitada no sofá vendo a sua novela...rs Mariazita Carneiro Oliveira, rainha linda, minha doce mamãe!

    ResponderExcluir
  9. Zita e o nome de minha mãe e muito bom saber eu sabia que era um nome incomum muito obrigado

    ResponderExcluir
  10. Adoro até porque me chamo Zita Maria
    Identifico me com o significado.

    ResponderExcluir
  11. Achei fofo o significado do meu nome

    ResponderExcluir
  12. Meu sobrenome adquiri com o casamento.

    ResponderExcluir