sexta-feira, 4 de março de 2016

Aquiles


Mítica figura da Ilíada, foi na voz de Homero que Aquiles se consagrou imortal através do relato dos seus feitos epopeicos na Guerra de Troia!

Muitas obras gregas o cantaram, nomeadamente, a Odisseia, também da alegada autoria de Homero, onde se relata a vida de Aquiles após a sua morte, bem como as inúmeras pinturas e cerâmicas da Antiguidade Clássica que sobreviveram até aos nossos dias. Seguiram-se as obras de incontáveis artistas europeus da Idade Média, da Época Moderna e da Era Contemporânea. Aquiles é pura e simplesmente um herói bem-amado que se preservou ao longo do tempo no culto do guerreiro imbatível e cheio de qualidades (a sua lendária beleza, uma delas)!

Reza a lenda que a sua mãe, Tétis, uma nereida (espécie de ninfa do mar), procurando imortalizar o filho, mergulhou-o nas águas do rio Estige, deixando de fora a parte do corpo pela qual o segurava (o calcanhar), que viria a ser declamado como o único ponto-fraco do herói. Efetivamente, a morte de Aquiles dá-se em batalha na praia de Troia ao lado das tropas de Ulisses, onde é mortalmente ferido no calcanhar por uma flecha envenenada! Daqui vem a expressar “calcanhar de Aquiles”.

O nome vem do grego Αχιλλευς (Achilleus), de significado desconhecido, mas alegando-se a possibilidade de derivar do grego αχος (achos) e "λύειν" (LI-in), que juntos os termos significariam algo como aquele que desata a dor, sendo uma referência às suas míticas capacidades de auto-cura. Em alternativa, pode também estar relacionado com o Rio Aqueloo (Akhelóos), um dos maiores cursos de água da Grécia.

Em Portugal sempre foi de utilização modesta e nunca muito pronunciada. Durante o século XX, foi utilizado pelas famílias portuguesas, mas nunca ultrapassou a fasquia dos 10 registos por ano, o que o torna um nome muito raro nas nossas terras. Hoje em dia o cenário é idêntico, existindo em 2013 o registo de um pequeno Aquiles e de compostos como Aquiles Patrick, Artur Aquiles e José Aquiles. No ano seguinte, registou-se, novamente, mais um menino com este nome e os compostos Alexandre Aquiles e Aquiles Duarte.

No Brasil seu desempenho é também discreto, segundo o IBGE sua frequência em todo o país é de 6.196 pessoas. Seus portadores podem ser encontrados com maior facilidade no estado do Rio Grande do Sul.

Acredito que possa ser considerado, por muitos, um nome pretensioso, mas é nome de guerreiro e se procura algo neste estilo Aquiles é, sem dúvida, uma opção muito original! Não consigo deixar de achar que combina muito bem com nomes gregos como Cora, Penélope ou Ulisses. Qualquer um destes daria um par interessantíssimo!

Que pensam de Aquiles?

5 comentários: