sexta-feira, 4 de março de 2016

Shira


O nome do qual vos falo hoje é muito especial para mim, é o nome da minha cadelinha que faleceu recentemente. Escolhi este nome para ela, admito, sem ter conhecimento prévio sobre ele, a minha escolha recaiu muito sobre este nome por combinar com o da minha gata, Yura, já que iam ser companheiras de casa. Desconhecia-o de todo, mas há uns tempos para cá fui pesquisar mais sobre ele e considero Shira um nome igualmente viável para pessoas.

Shira é um nome hebraico, escrito שִׁירָה, que significa literalmente “poesia” ou “canto”, tem um significado semelhante, apesar de não comprovado, do meu nome favorito Quar, e portanto, faz-me gostar ainda mais dele. Tem, sem dúvida, dois significados muito raros e especiais.

Aposto que, se houvesse uma lista de registos de nomes de animais, Shira obtinha alguns registos, já tinha conhecimento de quem o tivesse utilizado para além de mim, ao contrário do que acontece com a população humana, digamos assim, que não obtém nenhum registo. Para mim, a raridade ou exclusividade é um facto que abrilhanta ainda mais o nome.

De acordo com a pesquisa que efetuei, há algumas referências a este nome como por exemplo Shira Piven, que no âmbito do cinema americano trabalha como diretora, atriz, e produtora; Shira Lazar é uma personalidade de TV canadense, atriz, escritora e vlogger. Para os fãs de anime, Shira é também uma personagem feminina da série Naruto.

Um nome desconhecido pela maior parte da população, mas que é sem dúvida, agradável ao ouvido e simultaneamente forte pelo som “ch” bem marcado, e também pela terminação –ira que o suaviza. Poderia ser um nome utilizado pelos lusófonos já que se trata de um nome bem fácil de escrever e pronunciar na nossa língua.

Quem usaria Shira?

3 comentários:

  1. A raça da cadela/do cão da foto era a raça do meu Baggins, que faleceu no ano passado. Cavalier King Charles Spaniel <3
    Acho Shira interessante.

    Lamento imenso pela tua Shira... Força :)

    ResponderExcluir
  2. o nome (para pessoas) não me fascina muito, mas achei os significados maravilhosos!

    Adorei a foto :)

    Força *!

    ResponderExcluir
  3. Os significados são lindos e Shira é interessante, gostei. Lamento pela sua perda Rafael.

    ResponderExcluir