quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Leila - Atendendo a Pedidos


Para mim Leila é um nome que nunca passou ao lado. Sempre me causou impacto, seja pela forte associação com Leila Diniz, ícone do movimento feminista no Brasil, seja por sua sonoridade graciosa  formada pelo som duplo da letra L, o que lhe confere uma cadência melódica. Outro ponto que considero atraente é o seu significado, que o torna misterioso e instigante (a seguir vamos descobrir qual é).

Leila é uma variação gráfica de Laila, nome de origem árabe que significa noite; por extensão também passou a designar alguém que nasceu à noite ou ainda beleza noturna. É um significado diferente que evoca algo de místico, mágico. 

Laila foi um nome presente em escritos produzidos pelo poeta do século VII conhecido como Qays. A história de amor de Qays e Laila se tornou um romance famoso na Arábia e na Pérsia. A grafia Leila foi popularizada no Ocidente pelo poeta inglês Lord Byron, que a utilizou para personagens em The Giaour (1813) e Don Juan (1819), onde neste último Leila era uma menina turca de 10 anos. O nome também foi dado à uma fada na ópera cômica Iolanthe, da dupla Gilbert & Sullivan e à heroína da ópera Os Pescadores de Pérolas (1863), de Bizet. Podemos notar que Leila é um nome com fortes conexões literárias.

Outras línguas: Leyla (arzebaijão), Lejla (bósnio), Leyla (turco).

Nos Estados Unidos está em uso desde 1880, tendo sido mais popular durante o século XIX (por influência das obras de Lord Byron). Ficou esquecido por um bom tempo, mas desde 2006 vem alcançando uma projeção maior e ensaia um possível retorno. Em 2017 ocupou a posição #221 no ranking norte-americano. Em termos de popularidade, o destaque de Leila atualmente se dá na Hungria; também se faz notar na Inglaterra e, em menor escala, na França.

No Brasil não podemos falar de Leila sem falar da atriz Leila Diniz. Uma mulher à frente de seu tempo que desafiou a sociedade conservadora das décadas de 1960/1970. Foi o símbolo da nova mulher que surgia, a porta-voz da liberação feminina. Perseguida pela ditadura, foi a primeira mulher a exibir sua gravidez na praia, um escândalo na época. Faleceu precocemente em um acidente aéreo em 1972 aos 27 anos, deixando sua filha Janaína orfã aos 7 meses. Os brasileiros não ficaram imunes ao poder de Leila Diniz fazendo o nome atingir seu pico máximo de popularidade justamente nos anos 70. Com o passar dos anos Leila deu lugar à novas modas e seu uso foi decaindo (acredito que tenha ficado datado). Sua frequência em todo o país é de 102.166 pessoas, a maioria nascida no estado do Rio de Janeiro. Atualmente não é comum em crianças, foi registrado 20 vezes no ano passado em São Paulo.

Era praticamente inexistente em Portugal até a década de 1970, quando totalizou 59 registros. Assim como no Brasil, também não é uma escolha popular em meninas portuguesas: em 2015 foi registrado apenas 8 vezes e em 2016 angariou 12 registros.

Personalidades:
  • Leila Barros - ex-jogadora de vôlei brasileira;
  • Leila Cravo - atriz e escritora brasileira;
  • Leila Diniz - atriz brasileira;
  • Leila Hayes - atriz australiana;
  • Leila Lopes - angolana eleita Miss Universo em 2011;
  • Leila Mourad - atriz egípcia;
  • Leila Pahlavi - princesa do Irã;
  • Leila Pinheiro - cantora e compositora brasileira.

Finalizo com um trecho da bonita música Leila, do grupo Legião Urbana:

"Adoro teu olhar
Adoro tua força
E adoro dizer seu nome: Leila
Às vezes as coisas são difíceis, minha amiga
Mas você sabe enfrentar a beleza dessa vida
Adoro dizer seu nome:
Leila"

Que opinião têm sobre Leila?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Acervo O Globo, ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

32 comentários:

  1. Nunca me atentei para este nome, mas depois do post passo a vê-lo com outros olhos! Eu já vi muitas "Sheila's" na minha cidade, mas não me lembro,por hora, de nenhuma "Leila". Nomes que se iniciem com a letra "L", em sua maioria, são dotados de formosura. Considero Laila mais melodioso. Leila é sua versão forte. Se fosse para escolher ficaria com o nome Laila. Amei saber sobre a ligação do nome com a literatura. Vou pesquisar mais sobre Leila Diniz!!!:D
    Patrícia, você me soluciona uma dúvida,por favor: Calidora é um nome inventado?! Eu tentei pesquisar, mas não achei nada. Só que tem origem grega. Seria a junção de dois nomes que gosto muito.
    Parabéns pelo post!!! Foi sensacional :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Antes de mais nada, obrigada pelas palavras positivas sobre o post 💜 Sobre Calidora, o que encontrei é que é a forma feminina de Calidore, nome realmente inventado, mas pela literatura. É uma criação literária do autor inglês Edmund Spencer para seu poema épico A Rainha das Fadas, de 1596. Sir Calidore, o Cavaleiro da Cortesia, é um dos heróis da obra. É mesmo uma junção dos elementos gregos cali e dora ("belo presente"). Espero ter ajudado. Beijos! 😙

      Excluir
    2. Muito obrigada, Patrícia!!! Eu vi esse nome quando estava vendo uma postagem em um blog sobre nomes de vampiro hehe (pegando a vibe de nomes sombrios, que você postou recentemente) xD vou pesquisar sobre esse livro também! Mesmo sendo inventado, acho o nome lindo *-*

      Excluir
  2. É um nome muito bonito realmente, mas pouco usado, ao menos eu não conheço ninguém. Carrega uma história muito inspiradora, Leila Diniz com certeza deu sua contribuição para que a mulher alcançasse libertação dentro de uma sociedade tão machista e misógina, merece homenagens tendo seu nome espalhado por aí! Eu usaria sem dúvidas!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  3. Leila é um nome bonito mais confesso que Laila me cativou bem mais...
    Gosto muito dessa música Leila do grupo Legião Urbana.

    Esperando ansiosa a próxima postagem.

    ResponderExcluir
  4. Li o post sempre com a música do Eric Clapton a soar na minha cabeça - Layla (em inglês "Leila"). Gosto muito!

    ResponderExcluir
  5. Oie! Eu não sabia que Leila derivava de Laila, e confesso que adorei tomar conhecimento disso. Acho os dois nomes muito Lindos! Mais uma vez, parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  6. Nossa, nunca achei esse nome tão lindo como agora depois de ler essa matéria. Se tornou pra mim um nome muito forte 😍😍😍 bjsss

    https://www.minhagendadigital.tk/

    ResponderExcluir
  7. Conheço apenas uma Leila,e tbm apenas uma Laila. E Laila me agrada mais!

    ResponderExcluir
  8. Conheço algumas Leila e Lailas. Acho 2 nomes bem femininos. Acrescento outra derivação: Leilane (acho-o muito suave)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélica, na verdade Leilane, na escrita original Leilani, é um nome havaiano que não tem relação com Leila. Apesar de parecidos os nomes não têm ligação. Leilani é o mesmo estilo de Kailani, tb havaiano (a partícula havaiana Lani significa "céu" e o significado de Leilani é "flor celestial ou "criança celestial").

      Excluir
    2. Amei a precisão da informação. Nunca que soubesse. Parabéns Patrícia, adoro seu blog! 😍😍

      Excluir
    3. Fiz uma pesquisa profunda a respeito do significado do nome Leila. A parte dos romances árabe é bem interessante.

      Excluir
  9. Interessante saber que o nome Leila é de origem árabe nunca imaginaria, o significado é bonito Noite, acho lindo esse nome Leila pena que não é muito usado, esse é um nome precisa ser mais conhecido bjs.

    ResponderExcluir
  10. Não gosto de Leila! Apesar de ser uma das minhas fadas preferidas das Winx ahaha

    Não era nome que daria à minha filha.

    Beijinhos,

    A Alfacinha
    www.aalfacinha.com

    ResponderExcluir
  11. Eu conheço uma Leila, e o nome fica mais lindo ainda quando lembro dessa amiga que se chama Leila tbm. Amei o significado. Gosto de Laila tbm.

    ResponderExcluir
  12. Que bacana seu artigo, minha prima se chama Leila já mandei seu artigo pra ela. Muito bacana

    ResponderExcluir
  13. Já conheci uma Leila, mas realmente não vejo crianças sendo batizadas com esse nome. Acho um nome bonito e realmente forte, talvez por nos lembrar da Leila Diniz. A origem é interessante e o fato do nome ter tido presença forte no meio literário é um diferencial que me encanta.

    ResponderExcluir
  14. Oi
    não conheço ninguém com esse nome mais eu gosto muito acho lindo e adorei os significados.

    ResponderExcluir
  15. Acho Leila um nome muito bonito. Gosto muito do seu blog trazendo os detalhes sobre cada nome, ótimo pra quem tá escolhendo nome pros filhos,

    ResponderExcluir
  16. Acho esse nome simples e muito bonito. Já considerava bonito antes de saber o significado, mas agora ele ganhou uma graça a mais no meu conceito.
    Conheci duas Leilas e reparei que, por pais que este seja um nome pequeno e simples, é também inconfundível, difícil de esquecer.

    Beijos. <3

    ResponderExcluir
  17. Ah, Leila Esse é um nome árabe? Eu tenho duas primas que são chamados "Leila" por mãe e pai, é um nome muito bonito, o que significa "noite"? Eu não sabia do significado.Leila Diniz É um nome marcante.

    ResponderExcluir
  18. Leila também é um nome que nunca passou batido pra mim. Realmente é um nome lindo e não sabia do significado, que alias é muito lindo também!

    ResponderExcluir
  19. Acho esse nome tão meigo, talvez, por conhecer uma "Leila" e a mesma ser extremamente calma, centrada...Não sabia seu significado, eu compartilhar...
    Abraços
    Ale Helga

    ResponderExcluir
  20. Oi Patrícia! Nossa, acho que salvo pessoas famosos, nunca conhecia uma Leila. Laila/Layla conheço aos montes. Fico um pouco tristes de ver nomes bonitos "morrendo". E dando lugar a nomes tão batidos. E tem um significado tão lindo, tão misterioso... Que recupere sua força. Adorei. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Patricia!
    Nossa, eu não fazia ideia de que Leila vinha de Laila! São dois nomes que eu amo e ver esse significado tão forte assim me fez achar ainda mais bonito, acho que saber o significado sempre dá outra visão pras coisas.
    A Leila Diniz é sim um exemplo incrível, gostei muito de vê-la citada aqui no post! <3
    E agora fiquei com vontade de ouvir a música do Legião... ehehe Eu adoro! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem Patricia?

    Achei interessante a sua publicação, mas confesso que não acho o nome "Leila" muito atraente e não lembro de ter visto esse nome em um público mais jovem. Das Leilas que você citou acima eu só lembrava da Leila Diniz.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  23. Eu acho Leila um nome forte e muito lindo por sinal.
    Não sabia da riqueza em seu significado.
    É difícil encontrar tal nome presente nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  24. Hahaha,esse nome é de muita personalidade! Amo meu nome e amo ainda mais o seu significado e origem. Lindo artigo ❤️

    ResponderExcluir
  25. Amei saber o significado do meu nome , assim muito bem explicado, fiquei mais apaixonada, minha mãe sempre fala que quando eu nasci tinha a carinha de Leila❤❤❤

    ResponderExcluir
  26. gostava de um post com o nome Leilani por favor

    ResponderExcluir