O pequenino Zito, o amoroso Zito! Estamos perante um nome curtinho que esbanja simpatia! Possui semelhanças gráficas com Vito e Tito, já abordados aqui no blog, mas a letra Z inicial confere uma força sutil a Zito (confesso que tenho admiração por nomes que começam com essa letra tão misteriosa e marcante).
Zito é a forma masculina de Zita, nome que se originou a partir de uma antiga palavra italiana (mais especificamente vinda da Toscana) que significa menina; para Zito o significado é, como já imaginam, menino. Na língua italiana Zito é também usado como sobrenome. Uma outra origem para Zita é a húngara. Nesse caso é um diminutivo de Felicitás, que em português quer dizer felicidade. Menino ou felicidade são significados que enternecem. Não seria errado afirmar que Zito é o nosso menino feliz!
Uma informação que achei interessante e vale a pena mencionar é que na língua croata, Žito (nesta grafia) é a palavra para trigo.
O nome passou a ganhar mais adeptos por conta de Santa Zita, ícone cristã que viveu durante o século XIII. É considerada a padroeira dos empregados domésticos por conta da fidelidade com que serviu durante toda sua vida à família italiana Fatinelli. Santa Zita é comemorada em 27 de abril.
Apesar de serem nomes próprios, tanto Zito quanto Zita também são usados como apelidos/diminutivos de outros nomes. Zito pode ser a forma curta de Zezito, apelido de José, e Zita de Rosa ou Teresa (Rozita e Terezita).
E por falar em diminutivos, foi através de um portador ilustre que o nome ganhou repercussão. José Ely de Miranda, conhecido como Zito, foi um dos mais importantes futebolistas brasileiros de todos os tempos. Vencedor das Copas do Mundo de 1958 e 1962, Zito se tornou uma das lendas do futebol e inspirou muitos pais na nomeação de seus filhos. O IBGE confirma essa hipótese, já que a maioria dos 1.043 brasileiros chamados Zito, nasceu durante a década de 1960, justamente a época do auge do jogador nos gramados. O nome é mais usual na região nordeste, com destaque para Pernambuco. Mas a moda foi passando e hoje Zito é muito pouco visto. Para terem uma ideia não recebeu nenhum registro no estado de São Paulo no ano passado (em 2016 foi registrado 1 vez).
É aceito em Portugal mas é praticamente inexistente em terras lusas. Segundo a SPIE, durante o período de tempo que vai de 1920 a 1980, foi registrado apenas 4 vezes (em 1951 e 1977). O registro mais recente de que se tem notícia no país é de 2014, quando foi registrado 1 vez (no composto Zito Roger).
Personalidades (a maioria vem de sobrenomes):
- Zito Righi - músico brasileiro;
- Antonio Zito - futebolista italiano;
- Dominic Zito - coreógrafo americano;
- Joseph Zito - diretor de cinema americano;
- Vicente Zito - futebolista argentino.
Gostam de nomes curtos? Zito poderia estar entre suas escolhas?
Patricia Monteiro
Fontes Consultadas:
Arpen/SP, Behind the Name,, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, O Livro dos Nomes (Regina Obata), Nameberry, SPIE, Wikipédia.
Por ser um sobrenome italiano, não consigo enxergar como um nome próprio...
ResponderExcluirOlha, eu nunca tinha ouvido falar nesse nome antes e nem sabia sobre o Zito jogador de futebol. Eu ouvia muito falar do Zico!
ResponderExcluirO fato de tbm ser um sobrenome não me incomoda. No Brasil, Miranda é um sobrenome, mas tenho uma queda por este nome. Acho divo!
Zito é um nome muito fofinho, exala carinho. Geralmente, gosto de nomes com significados fortes para meninos, mas esse nome, assim como o nome "Talita", nos lembra que devemos sempre manter a alma como a de uma criança: pura, leve e alegre. Afinal, para entrar no Reino dos Céus tem que ter a alma de uma criança. O diferencial do nome é que se inicia com "Z", o que é muito legal! Gostei de saber sobre Zito! Parabéns pela postagem, Patrícia!!! Vou ser chata e pedir para que fale sobre dois nome "Akasha" e Psiqué, por favor! O primeiro é um nome muito místico e envolve várias religiões. Psiqué devido sua história com Eros e que me lembra muito a Bela e a Fera. Ambos tem a ver com a alma. ^^
Beijos! Eu amo o blog :DD
Falaremos assim que possível, pode deixar. Mais uma vez obrigada! 😘😊💜
ExcluirExcelente post! Sempre pensei que Zito fosse somente apelido. Gosto de posts que incluam pesquisas mais aprofundadas sobre o tema. O fato de conter no texto informações sobre origem, curiosidades e variações do nome, ajudam bastante quem está para escolher como irá chamar o seu bebê, ou repassar a informação para aqueles que ainda não sabem a história do próprio nome. :) - Mayara Santos
ResponderExcluirAh, que delícia ler este post!
ResponderExcluirMuito, muito obrigada pelo carinho, querida Patrícia.
Você não imagina a surpresa e a felicidade do meu Zito! Ele achou que fosse uma feliz coincidência e ficou que nem criança por aqui.
O maridão aqui nasceu na década de 60 também. Meu menino que me traz tanta felicidade!
O Zito sempre reclamou que o nome dele nunca aparecia em lista de nomes e que as pessoas acham que seu nome é um apelido, mas não é, é nome mesmo.
Também gosto da força sutil do Z e ele vem fazer companhia para dois nomes importantes para mim, minha vó Zélia e meu filho peludo, Zacarias.
Obrigada por fazer nosso dia especial, querida
Bjs meus e do meu menino feliz
Ah Cláudia, que lindo! A maior realização com o trabalho que fazemos no Blog dos Nomes é quando nossos posts atingem o objetivo e conseguem atender às expectativas de nossos leitores. Adorei pesquisar sobre Zito, um nome tão carinhoso que merece ser mais divulgado. E quantos nomes com Z em sua vida, essa letra é muito especial!
ExcluirUm abraço em toda a família! 🤗 Bjos querida! 😘😍❤
Nossa... que legal. Gostei muito deste trabalho.... e imagino que tenha sido um trabalho árduo mesmo. Afinal pesquisar por raridade é sempre mais difícil rs
ExcluirAgradeço de coração a Patricia Monteiro e sua equipe por disponibilizar um trabalho tão bom e detalhado.
obrigado.
Zito!
Oi Zito, que bom que gostou! Adorei conhecer a história do seu nome, é muito interessante! Abraços e obrigada pela visita 😊
ExcluirConfesso que conheci apenas uma Zita e não lembro se era apelido ou nome próprio. Tem até uma Santa chamada Zita e eu desconhecia! Quanto ao nome Zito é a primeira vez que vejo. Talvez por ser mais usual na região nordeste. O legal dos seus posts é que sempre trazem alguma novidade para mim.
ResponderExcluirBeijos!
Me lembra Zico, se eu não me engano minha mãe tem um conhecido com esse nome.
ResponderExcluirQueria saber o que você acha do nome Diadorim, é unissex e recentemente conheci uma moça chamada Carolina Diadorim e achei outras apenas Diadorim inclusive 2 rapazes.
É um nome muito importante na literatura, só conheço a personagem do livro Grande Sertão: Veredas, a mulher que se fingia de homem para viver entre os jagunços. Me passa a impressão de nome masculino ou de sobrenome. Em compostos tb fica bem.
ExcluirNunca tinha ouvido esse nome como nome próprio, apenas como apelido ou sobrenome. Mas confesso que gostei mais do significado da origem húngara rsrs
ResponderExcluirMeinina,
ResponderExcluireu não fazia a mínima ideia que Zito era um nome! Achei q o jogador (que eu conhecia) tinha esse nome por apelido!
Poxa, confesso que é um nome forte, mas, assim, colocaria no meu filho não...
Estou pensando em Alice e André. Vou ver se vc tem post sobre eles (pra ver se vale a pena) e comento lá!
Bjo e ótima pesquisa, como sempre!
Zito é bonito, fofinho até. Pequenininho e charmoso. Mas, colocaria como um segundo nome. Gostei da Origem e das informações passadas, parabéns.
ResponderExcluirOi Patricia, tudo bem?
ResponderExcluirSempre imaginei que Zito fosse um apelido, nunca imaginava que poderia ser usado como nome próprio. Adorei saber que existe uma boa quantidade de Zito's no Brasil e que a maioria se concentra no meu estado, Pernambuco. Também os Zito's que eu tenha conhecido na minha existência, eram realmente o nome deles. Adorei essas curiosidades.
Beijos!
Nossa nunca imaginei que existia Zito como nome próprio. Gostei muito! Bjsss..
ResponderExcluirOlá tudo bem??
ResponderExcluirVocê sempre inovando e nos trazendo novidades quanto a origem.dos nomes.
O hoje eu notei um nome que a muito tempo pensava que era um apelido e fiquei surpreso ao saber que é o próprio nome ..
Eu gostei de saber que também exite tanto o masculino quanto o feminino.
Eu conheci vários Zitos e Zitas em Gênova. Me lembo em especial de um signore a quem chamavámos de zio Zito. E as pessoas achavam que era o nome dele 'ziozito'. Ele era amigo das crianças que corriam na praça. Vivia empurrando baloiços e jogando milho aos pombos. Figura.
ResponderExcluirSanta Zita também era bem comum por lá. Aqui no Brasil, pouco ouço falar, acho que o primeiro foi o marido de Claudia, lá de nosso grupo. rs
bacio
Eu tive um amigo que tinha o apelido de Zito, o nome era Manoel e como a irmã quando pequena chamava ele de Manoelzito, ficou Zito rs. Não sabia que poderia ser um nome :)
ResponderExcluirOi Patricia!!
ResponderExcluirEu sempre achei que Zito fosse apelido, principalmente aqui no Brasil. Legal saber que é um nome próprio e que tem seu próprio significado.
Como sempre amei descobri mais uma coisa que não sabia.
Bjs
https://almde50tons.wordpress.com/
Olá, Patrícia! Como vai? Você sempre nos surpreendendo com seus posts diferenciados! Fiquei surpresa em saber que Zito é um nome, assim como o comentário acima, achei que fosse apenas um apelido e isso é o que mais me deixa maravilhada, saber que tudo tem sua origem! Parabéns pelo post!
ResponderExcluirBeijos
www.cheiadeassunto.com
Foi muito bom saber um pouco a cerca do meu nome.continuam sempre buscar informações o nome Zito está a esquecido
ResponderExcluir