sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Aika & Aiko - Atendendo a Pedidos


Para falantes da língua portuguesa, intuitivamente o título desse post passaria a impressão de se tratar da versão feminina e masculina do mesmo nome. Mas a verdade é que tanto Aika quanto Aiko são nomes femininos! Os dois têm sua origem no Japão e, como vimos em nosso post sobre Nomes Japoneses, muitos dos antropônimos asiáticos terminados em o são destinados à meninas.

Aika & Aiko são representantes da milenar cultura japonesa e podem se constituir em opções cheias de cor para descendentes que querem se conectar com suas raízes, demonstrar o orgulho de seu passado, bem como podem soar muito atraentes para aqueles que gostam de nomes curtos, de boa sonoridade e que tenham a inconfundível singularidade que os nomes japoneses transmitem. Isso sem contar os significados que são lindos! Vamos saber já quais são!

Aika significa canção de amor e não posso deixar de dizer que acho esse significado belíssimo! Um mimo! O de Aiko também não fica atrás e quer dizer criança amada. Simplesmente um significado de tirar o fôlego que com certeza vai fazer brilhar os olhos de todos que levam em conta os significados na hora da escolha do nome de seu bebê.

No Japão Aiko é mais comum que Aika, e uma portadora muito famosa é a princesa Aiko, herdeira do trono japonês, filha de Naruhito e Masako, príncipe herdeiro e princesa do Japão. Nos Estados Unidos Aiko também se sobressai: de 1880 a 2016, a Administração de Previdência Social americana contabilizou um total de 1.300 registros deste nome, com pico de uso em 2009, com 50 nascimentos. Para Aika os números são bem mais modestos: em mais de 100 anos totaliza apenas 179 registros, tendo maior uso em 2008, com 19 registros.

No Brasil a frequência de Aiko é de 573 pessoas e Aika é o nome de 107 brasileiras. É interessante notar que o pico de uso de Aiko se deu nos anos 30, enquanto que o de Aika acontece nos anos 2000. Ambos são mais vistos no estado de São Paulo, um claro indício da influência da colônia japonesa existente nesse local. E falando em imigrantes, é sabido que muitos pais escolhem para seus descendentes um primeiro nome ocidental e um segundo japonês, em uma tentativa de adaptação ao Brasil sem deixar sua cultura de lado. Dessa maneira é possivel que muitas brasileiras tenham Aiko ou Aika como segundo nome em compostos. Em 2015, no estado de São Paulo, houve o registro de algumas conjugações dentro desse estilo como Maya Aiko, Helena Aiko, Laura Aiko, Yasmin Aika, Júlia Aika e Layla Aika. No mesmo local, em 2016, Aika foi registrado 3 vezes como primeiro nome e Aiko 1 vez; em 2017 Aiko recebeu novamente 1 registro e Aika não obteve registros (apenas a grafia Haika marcou presença com 1 registro).

Em Portugal a presença dos nomes é nula, não fazem parte da lista de nomes admitidos e nem há notícias de registros no país.

Personalidades Aiko:
  • Aiko Asano - atriz japonesa;
  • Aiko Melendez - atriz filipina;
  • Aiko Sato - atriz japonesa;
  • Aiko Yanai - cantora e compositora japonesa.
Personalidades Aika:
  • Aika Hakoyama - nadadora olímpica japonesa;
  • Aika Kobayashi - cantora japonesa;
  • Aika Mitsui - cantora japonesa;
  • Aika Ota - cantora japonesa.
Os nomes japoneses costumam carregar significados profundos e belos, com Aika & Aiko não poderia ser diferente. Aiko tem o charme ousado dos nomes femininos terminados em o, assim como Cléo ou Juno, enquanto Aika tem uma ressonância demarcada, considero equiparável a Petra. Aika & Aiko são nomes cheios de personalidade! Escolhas indicadas para aqueles que apreciam a fascinante cultura vinda da terra do sol nascente.

Que dizem destes nomes? Preferem Aika ou Aiko?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Care.com, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, SPIE, Wikipédia.

25 comentários:

  1. Amei o significado desses nomes, "Canção de amor" e "Criança amada"... <3
    Os nomes japoneses, geralmente, costumam causar um pouco de estranhamento em nós, ocidentais, mas eu acho lindos e sei que eles carregam significados muito profundos.

    ResponderExcluir
  2. Não sou descendente de japoneses mas simplesmente amo os nomes originários desse país. Aika e Aiko não são exceção e, como a Patrícia disse no post, os seus significados são de tirar o fôlego. São lindos esses nome, o que torna a escolha de um preferido mais difícil. No entanto, se tivesse de escolher, escolheria Aiko, uma vez que algumas fontes indicam que também pode ser usado em meninos e eu tenho preferência para nomes unissexo. É uma pena que não sejam permitidos em Portugal. Espero que isso mude em breve, pois eu bem gostava de usar esses nomes.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante saber mais sobre os nomes Aika e Aiko, eu jurava que Aiko era nome masculino, os significados dos dois nomes são muto bonitos, mais eu prefiro mais Aika combina mais pra mulher, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Bom analisando os significados eu escolheria com certeza Aiko.
    Mais as duas opções eu não descartaria.

    ResponderExcluir
  5. Eu penso bastante em dar ao meu filho um nome rico em significados, a cultura japonesa possui diversos nomes cheios deles. Sou muito fã de animes e já li significados de alguns e adorei. Aiko e Aika não ficam para trás, nomes belíssimos, com uma riqueza cultural enorme neles também, amei demais, abraços!

    ResponderExcluir
  6. Os nomes japoneses me atraem muito porque apresentam na sua etimologia sabedoria e também pelo fato de terem uma história por trás deles, como pode-se ver com o nome Aiko no post acima. Outro fato é a sua pronúncia que é muito bonito ao falar.

    ResponderExcluir
  7. Olha, não sei qual nome mais me agrada. Ambos possuem significados atraentes e fortes, se eu tiver filhos há grandes chances de os batizarem com um dos dois.
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  8. Que lindos momes hein....
    Um pouco diferente dos que a gente vê por ai.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá!Não conheço muitos nomes Japoneses,mas eles são sábios em suas escolhas e signifados.
    Aika e Aiko são nomes bonitos,interessante ambos serem femininos,mas o que me fascinou foram os significados,canção de amor e criança amada,uma ótima opção para gêmeos.
    Parabéns por mais um belíssimo post nos enriquecendo com conhecimentos!Bjss

    ResponderExcluir
  10. Achei lindo o significado do nome, adorei o Aika, não conhecia o significado e fiquei impressionada com a quantidade de personalidades que tem este nome. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Patricia, tudo bem?

    Quando li o título, realmente acreditei que fosse um nome feminino e outro masculino, não saberia nunca que eram nomes femininos. Achei o significado de Aika belíssimo e a grafia e pronúncia também são, fiquei apaixonada pelo nome. Acho que usaria ele combinado com outro nome, tipo: Sophia Aika. Agora já quero o Aika para o nome de uma filha. Adorei o post, como sempre me fazendo descobrir novos nomes.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Que lindos os dois nomes! Já os conhecia de Livros, mas desconhecia os seus significados. Adorei.

    ResponderExcluir
  13. São nomes bastante bonitos a níveis de sonoridade. Contudo...também não os daria a filhos meus! Ahaha
    Há um nome que eu amo de coração...Maria do Mar...acho mesmo lindo e...com certeza filha minha terá este nome ahaha

    Adorei mais uma vez o post. Super interessante mesmo.

    Beijinhos e fico à espera do próximo!

    A Alfacinha
    www.aalfacinha.com

    ResponderExcluir
  14. Assim que li o título do post imaginei que fosse feminino e masculino. Acho o nome simplesmente lindo e prefiro a sonoridade do Aiko e ambos os significados por si só já valeriam o batismo. Quanto ao nome composto, gostei do Maya Aiko. A grafia Hayko também achei muito bonita.

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Que nomes mais diferentes. Confesso que nunca ouvi nenhum deles. Mas geralmente japoneses, chineses e o lado do mundo oriental têm costumes diferentes dos nossos inclusive na escolha de nomes. Muito interessante a explicação. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  16. Confesso que se não lesse seu post ficava a pensar que seria Aika seria nome feminino e Aiko masculino. Achei ambos os nomes com um significado muito forte. Não sei se preferia Aika se Aiko, mas sei que não colocaria segundo nome. Apenas Aika ou Aiko seguido dos apelidos.
    Adorei este post (como sempre)...

    ResponderExcluir
  17. Oi
    que nomes diferentes nunca tinha visto antes mais bem interessante gostei dos significados.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom ver nomes da cultura japonesa aqui no seu blog, não conhecia muito sobre estes nomes
    E sempre bom encontrar novidade por aqui. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Achei muito bonito o significado dos nomes AIKO e Aika

    ResponderExcluir
  20. vim ver a origem do meu nome kjkkk

    ResponderExcluir
  21. Amo povos japonêses e tenho esse nome Aika como apelido,mesmo sendo brasileira!!!

    ResponderExcluir
  22. sem duvidas uns dos nomes mais lindos que existem!! adoro meu nome <3

    ResponderExcluir