quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Ettore - Atendendo a Pedidos


Tenho uma especial admiração pelos nomes italianos, considero vibrantes, alegres e muito charmosos. Ettore, o nome que vamos abordar hoje, faz parte desse grupo, e apesar de não ser tão usado em nossos países como outros nomes italianos, bem poderia! Atributos positivos não lhe faltam, sendo sua terminação forte e diferenciada um dos seus pontos altos, em minha opinião.

Ettore é versão italiana de Heitor, nome de origem grega que significa aquele que guarda, aquele que possui. Como vimos em nosso post sobre Heitor, estamos diante de um nome mitológico, o que por si só já é o suficiente para lhe incutir todo o encanto mágico que os nomes ligados à mitologia tanto emanam. A história de Ettore (ou Heitor), está presente no poema épico Ilíada, de Homero. Filho primogênito do rei Príamo e de Hécuba, foi um dos mais corajosos combatentes na Guerra de Troia, suplantado apenas por Aquiles. Sua força e bravura na guerra foram notáveis, características que acentuam o caráter nobre deste herói clássico. Reforçando ainda mais seu aspecto lendário, o nome está presente também na literatura medieval. O personagem Ettore/Heitor é o pai adotivo do famoso Rei Artur.

Outros Idiomas: Hector (inglês e francês), Héctor (espanhol), Heitor (português).

Desde 2007 Ettore faz parte do Top 100 italiano, onde em 2015 ocupou o 64° lugar com 701 nascimentos - em 2016 subiu para a 61° colocação com 789 registros. É estimado que existam cerca 56.996 homens chamados Ettore em toda a Itália, sendo o 220° nome mais comum entre a população. Seus portadores estão mais concentrados na região da Lombardia. Os responsáveis pela disseminação do nome no país foram Santo Ettore, martirizado na Grécia durante o reinado do imperador Diocleciano e Ettore Fieramosca, herói nacional da Idade Média popularizado pelo romance histórico homônimo do século XIX escrito por Massimo d' Azeglio.

Muitos nomes italianos são bastante propagados aqui no Brasil, mas Etorre ainda não alcançou essa projeção, acredito que apenas pelo desconhecimento da população (para aqueles que gostam de nomes exclusivos é um bônus). Sua frequência em todo o país é de 561 pessoas, uma raridade. Há ainda a presença de 395 Etores. Seus portadores são encontrados apenas nas regiões sul e sudeste (reflexo da imigração italiana para esses locais), ou seja, é um nome de uso regional, não está espalhado pelo território. No ano de 2017 Ettore foi registrado 16 vezes no estado de São Paulo.

Em Portugal seu uso é nulo, não posuindo registros antigos e nem recentes entre o povo lusitano.

Personalidades:
  • Ettore Scola - cineasta italiano;
  • Ettore Bastianini - cantor de ópera italiano;
  • Ettore Tito - pintor italiano;
  • Ettore Zuim - dublador brasileiro.
Ettore pode ser uma interessante opção para aqueles que apreciam Heitor mas querem fugir de sua alta popularidade (em relação ao Brasil). Por que não apostar na variante italiana? Para os admiradores de nomes italianos é uma das alternativas mais originais. Tem o estilo parecido com o de Rocco, nome que aprecio bastante. Pensando bem, Ettore Rocco até formariam um par harmonioso para irmãos, o que lhes parece? Ettore é um belo nome, fácil de se gostar, difícil de se esquecer!

O que acham de Ettore?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Istat, Nameberry, Nomix, O Blog dos Nomes, Santi e Beati, SPIE, Wikipédia.

19 comentários:

  1. Heitor foi um colega meu de escola, mas não gosto do nome. No entant, Etore, sendo esta a grafia que prefiro, é a minha variante preferida de Heitor.
    Acho que Ettore e Rocco são um par muito fofinho para irmãos.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Adoro ver a variante dos nomes em outras línguas! Sempre gostei mais de Héctor do que Heitor. Ettore era um desconhecido até agora! Não mais! O fato de começar com a letra "E" é um diferencial, que me encanta!
    Gosto do nome Heitor e sua origem mitológica muito me agrada!
    A sonoridade de Ettore deixa um ar romântico, típico de nomes italianos, o que é um atrativo e tanto para o nome - ele não perde a sua força, mas torna-se muito mais poético. Adorei =)
    Parabéns pela postagem! Belíssimo nome <3

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa versão italiana de Heitor. Achei uma pronúncia forte e com um significado que faz jus a sua história.
    Amo a história de Troia e tudo que a envolve. Assim, Ettore entrou na minha lista nomes que admiro.
    Realmente é um nome raro, nunca conheci nem ouvi falar de ninguém com esse nome... interessante! Adoro nomes diferente.
    Parabéns pelo post! Como sempre, me faz viajar...

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá. Ettore é um nome que nunca havia visto. Totalmente novo para mim. Creio que mesmo os descendentes italianos prefiram a versão Heitor.

    ResponderExcluir
  5. Realmente é um nome diferente, mas muito bonito, principalmente depois que conhecemos toda a história por trás dele. Parabéns pelo blog sempre muito instrutivo e cheio de curiosidades.

    ResponderExcluir
  6. Acharia estranho um brasileiro com esse nome. A criança teria que explicar seu nome para todo mundo, tadinha. Coloca Heitor mesmo, dá mais certo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Patricia, tudo bem?

    Confesso que nunca tinha visto esse nome, então já adorei-o por ser diferente e algo totalmente inovador aos meus olhos. Legal saber que ele é uma derivação de Hector, é algo realmente bacana. Sem sombra de dúvidas seria o nome que usaria para um filho. Ótima dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Patrícia! Nunca tinha ouvido falar desse nome e achei bem diferente e bonito. Quando a gente pronuncia em voz alta, realmente, remete a Heitor. Uma pena que nomes diferentes por aqui, seja a primeira porta de entrada para o bullying. Mas lindo lindo! Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Que nome lindo, classudo e com uma bela grafia. Guardarei na caixinha do ❤

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Achei interessante a sua publicação explicando a origem e significado do nome, contudo não achei Ettore bonito, ainda prefiro o nome Heitor, acho mais forte em nosso idioma.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá, particularmente, acho os nomes italianos lindos! Não conhecia o nome Ettore, mas tbm gostei bastante do fato dele se relacionar com o nome Heitor e pela presença do nome na Ilíada de Homero, com certeza seria uma boa opção para quem não quer Heitor justamente pensando na popularidade do nome.

    ResponderExcluir
  12. Olá Patricia! Eu desconhecia Ettore, mas amei. Sou do tipo que não gosta do comum demais se tratando de nomes, e a sonoridade de Ettore é deliciosa de ouvir. O significado também é incrível e vou dizer mais: tem um personagem numa história que estou escrevendo que combina muito. Já decidi chamá-lo de Ettore. Obrigado!

    Di, Blog Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego, quando sua história estiver pronta avisa pra gente. Queremos conhecer o Ettore! Abraços! 💜

      Excluir
  13. É o nome que escolhemos para o nosso bebê. Eu queria um nome diferente e sonoro. Que bacana que tantas pessoas deram uma opinião positiva, fiquei feliz ♥️

    ResponderExcluir
  14. Olá, monahtorres! Achei esse nome lindo! Estou querendo colocá-lo no nosso bebê também, mas estou receosa com possíveis dificuldades na pronúncia. Você teve algum problema quanto a isso?

    ResponderExcluir
  15. Colocamos Ettore em nosso bebê!
    O nome é lindo. Já conhecia, pois tenho um colega de trabalho com este nome. e tb aqui na cidade aonde moro, tem uma rua Ettore Berti!
    Outra dia na TV ouví um ator dizendo que seu filho Ettore tinha nascido
    Aos poucos este nome lindo vai caindo nas gracas dos brasileiros!

    ResponderExcluir
  16. Ettore é minha opção, agora que estou grávida de menino, mas tenho receio de como as pessoas reagem...
    Minha escolha se dá pela origem do nome. Meu esposo é italiano e queremos um nome que seja entendido nos dois países, visto que o bambino era transitar pelas duas nações.

    ResponderExcluir
  17. Oi! Eu sou um Éttore de SP e tenho 25 anos. Queria sanar algumas dúvidas dos comentários.

    Nunca tive que ficar explicando muito, quando perguntam digo que é italiano e logo compreendem o nome e sua pronuncia tão marcada. Já sofri bullyng mas nunca por conta do nome. Quanto as possíveis dificuldades na pronuncia, se for em relação ao meu aprendizado... Ficarei devendo essa, não me lembro haha As outras pessoas costumam conseguir pronunciar sem problemas. Agora minha parte favorita, a reação é sempre algo divertido pra mim, raramente conhecem o nome e por algum motivo costumam entender Hector, de vez em quando alguém se sente mais aventureiro e faz um trocadilho com Hetero que é tão batido e besta quando um com Clara ou Rosa. É verdade que preciso repetir uma ou duas vezes, mas pelo menos aprendi a ter paciencia e me programar previamente haha Normalmente se acostumam muito rápido com o nome e é verdade que dificilmente esquecem.
    Um ponto que considero importante é que dificilmente alguém vai saber que o nome Ettore é italiano ao ler num celular ou caderno de chamada de um professor e por isso frequentemente leem Ettóre (uma pronuncia que aprendi a odiar, imagine que seu nome é Brian e dizem Briân). Por isso comecei o texto digitando Éttore, é um costume hoje em dia. Uma ideia é sua utilização em um nome composto como o meu, Lucas Éttore, um super comum e outro muito diferente, pessoalmente adoro haha
    Espero ter conseguido ajudar!

    ResponderExcluir
  18. Tenho um Ettore de 18 anos. Meu marido é de origem italiana então combinou com o sobrenome. É um nome marcante e forte mas as pessoas tem dificuldade de entender e esvrever. Mesmo assim adoramos o nome pois é sonoro e raro.

    ResponderExcluir