sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Lívia


Confesso que Lívia nunca esteve entre os meus nomes preferidos e até tinha uma certa implicância (talvez por sua grande popularidade aqui no Brasil). Demorei para enxergar suas inúmeras qualidades. E que boba fui! Não é à toa que cativa tantas pessoas: é um nome leve e elegante que conquista por sua docilidade. Além disso, possui elos estreitos com o Império Romano, o que lhe dá um interessante peso histórico e grande riqueza cultural.

Embora possa parecer atraente imaginar que Lívia seja um diminutivo de Olívia, essa não é sua verdadeira origem, os nomes não têm ligação. Lívia tem sua etimologia própria e seu uso remonta aos tempos de antes de Cristo, quando era usado como nome de família pelos antigos romanos (uma espécie de sobrenome). Deriva do latim lividus tendo como significado pálida, lívida, azul pálida. Outra possibilidade é que venha de liveo (também do latim) e nesse caso significaria invejar. Sim, reconheço que não são significados atraentes, mas afinal um nome vai muito além do que um mero significado, e Lívia já mostrou que tem força suficiente para vencer essa barreira.

Uma portadora notável, talvez a mulher mais poderosa de toda a Roma Antiga, foi Lívia Drusila (30 a.C. a 14 d.C.), a primeira Imperatriz-consorte romana, esposa do imperador Otávio Augusto. Era mãe do imperador Tibério, avó de Cláudio, bisavó de Calígula e trisavó de Nero. Uma linhagem de imperadores nasceu a partir de Lívia! Coincidentemente também foi o nome da segunda esposa de Calígula, chamada Lívia Orestila.

Lívia possui ainda um lado religioso através de Santa Lívia, que eu particularmente não conhecia. Lívia Pietrantoni nasceu em 1864, na Itália, em uma humilde família de camponeses. Ainda jovem decidiu entregar sua vida a Cristo se tornando então irmã de caridade. Quando fez os votos perpétuos recebeu o nome de Irmã Agostinha. Trabalhou incansavelmente como enfermeira e por sua vida dedicada aos doentes foi canonizada. É considerada a padroeira dos enfermeiros e celebrada em 13 de novembro (para saber mais sobre Santa Lívia clique aqui).

Depois da era clássica, Lívia foi um dos nomes favoritos da literatura no século XVI, aparecendo nas peças de John Fletcher Thomas Middleton. Anna Livia Plurabelle é uma personagem de James Joyce em Finnegans Wake

Outros Idiomas: Livia (espanhol, italiano, inglês), Livie (francês, tcheco), Liwia (polonês), Lívia (húngaro, eslovaco).

Lívia não desfrutou de grande popularidade durante a Idade Média, sua descoberta em escala mundial é recente, aconteceu durante o século 21, o que o caracteriza como um nome contemporâneo. É conhecido em vários países e atualmente encontra-se nos rankings dos nomes mais registrados na Suíça, Holanda, França, Suécia, Hungria e Itália. Também é usado nos Estados Unidos, Inglaterra e País de Gales.

É muito querido no Brasil, ocupou o 13° lugar no Top 100 dos nomes preferidos para meninas de 2017, de acordo com o ranking do site Baby Center Brasil. E mais: o composto Ana Lívia foi o 18 ° nome duplo mais  desejado pelos pais brasileiros no ano passado. Assim como em outros países, a popularidade de Lívia no Brasil é recente. Segundo o IBGE até os anos 70 quase não era visto, mas dos anos 80 aos 90 tomou um novo fôlego (de menos de 6000 seus registros passaram para mais de 20 mil ao ano) até atingir o ápice nos anos 2000 (por volta de 80 mil nascimentos), o que reforça seu apelo jovial. Sua frequência em todo o país é de 136.409 pessoas, com maior concentração de portadoras no Espírito Santo. No ano passado foi registrado 4.044 vezes no estado de São Paulo e além dos registros como nome simples também marcou presença em inúmeros compostos: Ana Lívia (826 registros), Lívia Maria (306 registros), Anna Lívia (165 registros), Lívia Vitória (133 registros), entre outros.

Do outro lado do Atlântico a presença de Lívia é bem mais comedida. De acordo com a SPIE, o nome recebia de 2 a 10 registros entre 1920 a 1980 em Portugal, dados insuficientes para o tornar popular. Em 2015 foi registrado 10 vezes; em 2016 recebeu 12 registros. Parece que Lívia ainda não conseguiu cativar os portugueses.

Personalidades:
  • Lívia Andrade - apresentadora e atriz brasileira;
  • Livia Brito - atriz, modelo e apresentadora mexicana;
  • Livia D'Arco (1561-1611) - cantora lírica italiana;
  • Livia Lang - nadadora austríaca;
  • Livia Zita - cantora húngara.
Na Ficção:
  • Livia Soprano - personagem da série Os Sopranos;
  • Lívia foi ainda o nome de várias protagonistas e personagens de destaque em novelas, como Além do Tempo, Porto dos Milagres, O Outro Lado do Paraíso, O Beijo do Vampiro.
Para aqueles que procuram nomes com conexões históricas, que tenham boa aceitação entre a população e que sejam facilmente compreendidos em diversos países, pode encontrar em Lívia a escolha almejada. Dos nomes similares (Líbia, Lícia, LídiaLília e Lígia), talvez seja o que tem maior vibração moderna e jovial.

Qual é a sua opinião sobre Lívia

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Cruz Terra Santa, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, O Livro dos Nomes (Regina Obata), SPIE, Wikipédia.

24 comentários:

  1. É o nome perfeito para uma das minhas personagens, mas para uma filha continuo a preferir Olívia.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Lívia é um nome bastante popular no Brasil! Desconhecia os significados, que não são nada atrativos, infelizmente. Gosto da composição "Lívia Maria". O nome que sempre me cativou foi Lavínia - acho parecido com Lívia, mas com uma sonoridade e um encantamento maior. Sobre o nome Lívia achei interessante sua ligação com a religiosidade, por ser a padroeira dos enfermeiros! Gosto muito dos nomes com origem mitológica ou que tenham relação com a religião!
    Gostaria de pedir para que falassem sobre o nome Ryan(acho super moderninho e forte ao mesmo tempo hehe). Ficaria super alegre ao vê-lo no blog!
    Parabéns pela postagem de hoje!!! Eu amei (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que possível falaremos sobre Ryan, gratos pela sugestão :)
      Fico feliz que tenha gostado do post, a história de Lívia é mesmo muito interessante. Obrigada pelo carinho ❤

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  3. Lívia nunca foi o meu nome favorito, sempre gostei de "Maria", "Maria Júlia", "Maria Luíza" e etc, mas mesmo assim sempre achei o nome Lívia muuuuito bonito. E realmente este nome é bem popular aqui no Brasil e eu desconhecia os significados, mas seria um nome interessante para uma personagem, principalmente em uma de minhas histórias. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho lindo esse nome e não sabia da história dele. Não fazia ideia que Lívia tinha sido nome de tantas protagonistas haha. Adorei! <3
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
  5. Gostei do texto, muitas informações que eu não sabia. Não gosto de Lívia tanto pelo significado quanto pela popularidade. Para mim "lívida, pálida, azul pálido" me lembra a morte. Nada atraente... Já Líbia, Lízia, Lícia, Lídia e principalmente Lígia eu acho muito legal

    ResponderExcluir
  6. Esse nome é super presente na minha vida. Lívia é o nome da minha cunhada e Lìcia da sua mãe (minha sogra)! Acho um nome muito bonito e forte!! Sucesso

    ResponderExcluir
  7. Façam um post com o lindo nome Lísia.

    ResponderExcluir
  8. Apesar de não ser muito popular, sempre gostei deste nome, por ser simples e fácil da criança aprender a escrever. Acho bonito, colocaria com certeza em uma filha.

    ResponderExcluir
  9. Oi querida
    Acho este nome lindo!
    Não conhecia Santa Lívia e tbe nunca tinha visto uma Ana Lívia
    Adorei o poste e aguardo sempre ansiosa os próximos nomes :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Gosto de Lívia e Olivia também.
    Acho bonito.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem ?

    Acho Livia um nome forte, curtinho e bonito, tenho duas amigas com esse nome, ambas muito diferente, mas conhecer um pouco mais sobre o nome é muito legal.

    ResponderExcluir
  12. Tenho ótimas recordações com esse nome, uma das minhas melhores amigas de infância se chama Livian, muito criativo o post!

    ResponderExcluir
  13. Menina, seus posts são apaixonantes!!!
    Pesquisa profundamente cada nome!!! Adoro lê-los!!!
    Particularmente gosto muito do nome Lívia, pois minha filha tem uma amiga com esse nome e ela é um doce de mulher!!!
    bjks
    #ClickFB
    http://www.sociedadedoesmalte.com.br/2018/08/tendencia-esmaltistica-unhas.html

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito de saber mais sobre o meu nome. Realmente é uma história interessante. Também achei legal em saber que existe uma atriz mexicana com nome e sobrenome igualmente ao meu.

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito de saber sobre o meu nome

    ResponderExcluir
  16. Aaaah foi tão bom ver quanto o meu nome é popular :3 eu achava q o nome o meu nome q é Lívia era feio, mas acabei me acostumando... sério eu nem sabia q existia uma santa Livia :D fiquei mt feliz de saber tantas coisas sobre meu nome ^^

    ResponderExcluir
  17. Amei sou suspeita para falar pois gosto MT do meu nome

    ResponderExcluir
  18. Não gosto desse nome acho sem graça e ainda o seu significado é péssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem vem com essa eu tenho uma irmã com esse nome ok!😡

      Excluir
  19. Meu nome é Lívia ^^ teve um tempo que eu achava sem graça, e detestava saber que um dos possíveis significados fosse inveja, mas hj, gosto muito dele e gosto quando me chamam de Liv rsrs a única coisa que eu não gosto muito nele é do meu composto com Stephany kkkk
    Acho Stephany até bonitinho mas não acho que Lívia Stephany combine '-'

    ResponderExcluir
  20. Um nome tão bonito merecia um significado a altura.

    ResponderExcluir
  21. O nome Lívia devia partilhar do mesmo significado de Olívia,já que a diferença de um para o outro é somente a letra O.

    ResponderExcluir