quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Yohanna - Atendendo a Pedidos


Yohanna é uma escrita variante de Johanna, a versão alemã, holandesa e escandinava de Joana. Muitas são as variantes de Joana ao redor do mundo, algumas bem diferentes da versão em português, como o italiano Giovanna ou o russo Ivana, mas Yohanna, com sua pronúncia marcante e grafia pomposa, talvez seja uma das menos intuitivas e mais extravagantes. Um nome de forte personalidade!

Yohanna e Johanna, assim como Joana e todas as suas variantes, se originam a partir de Iohannes, uma derivação do hebraico Yochanan que significa graça de DeusJoão e Joana são nomes com grandes vínculos religiosos, através das figuras bíblicas de João Batista, João Evangelista, um dos 12 apóstolos e Joana de Chuza, uma das poucas mulheres especificamente nomeadas como "ministras" de Jesus Cristo, o acompanhando em suas viagens como sua seguidora. Yohanna é, então, um nome significativo para os cristãos.

Uma dúvida que pode estar presente entre muitos leitores é quanto à pronúncia. Aqui no Brasil, especificamente no estado onde resido, Rio de Janeiro, o mais comum é "iôrrâna". Descobri um site que traz 20 diferentes pronúncias, oriundas de locais diferentes - e podemos notar as diferenças entre a pronúncia do português do Brasil e do de Portugal - para quem quiser ouvir basta clicar aqui.

Pelo que pesquisei, Yohanna é uma variação mais recente de Johanna, é  um nome relativamente conhecido em alguns países mas ainda não faz frente à versão original em seus países natais. No Brasil tem tido um pequeno destaque marcando 64 registros no estado de São Paulo em 2017 (para Yohana foram 15 registros). Segundo o IBGE sua frequência até 2010 é de 1.073 pessoas, a maioria nascida durante os anos 2000. É mais usual nos estados da Paraíba, Distrito Federal e Ceará. A frequência de Yohana é um pouco maior: 2.066 pessoas, mais concentradas no Ceará, Santa Catarina e Paraíba.

Pode ser registrado livremente em Portugal (assim como Yohana), e seus números, apesar de muito discretos, vêm crescendo um pouquinho a cada ano: 2014 - 1 registro; 2015 - 3 registros; 2016 - 7 registros.

Personalidades:
  • Yohanna Idha - atriz sueca;
  • Yohanna Logan - designer de moda americana;
  • Yohana Benítez - modelo paraguaia (Miss Paraguai 2010);
  • Yohana Cobo - atriz espanhola.
Obs: Em alguns países africanos Yohanna e Yohana são usados como sobrenome e também como nomes masculinos (considerados formas de João).

Yohanna é vibrante, caloroso e alegre, mas pode apresentar como ponto negativo a dúvida quanto à grafia e pronúncia. Apesar de ser uma versão de Joana, me remete mais à Yolanda, outro nome forte que não passa em branco. E para quem gosta de irmãs com as mesmas iniciais, que tal seria Yohanna e Yolanda

Gostam da inovação de Yohanna ou preferem o tradicional Joana?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Kidpaw, Nameberry, Wikipédia.

33 comentários:

  1. A primeira vez que vi este nome foi no programa Bake Off Brasil exibido pelo sbt - lá eles falavam do jeito que você descreveu mesmo: "iorrâna". Acho que o problema da pronúncia talvez se centre na letra "h", que vezes é pronunciado com som de "r" e outras vezes é mudo. Voltando a participante, ela tinha uma personalidade forte e era um tanto excêntrica (assim como o nome) - isso fez com que chegasse até a final junto com o Dário. Acho que ela era de Pernambuco! Eu estudei com uma menina chamada Yorraine (talvez seja derivação de Yohanna né? Tbm parece Lorraine. Fiquei na dúvida agora rs). De todas as variações de Joana, eu tenho um carinho especial por Giovanna, desde pequena (é um nome melódico)...mas infelizmente o nome é super popular no Brasil. Joana tbm é bonito, mas não tem o mesmo brilho!
    Yohanna é uma alternativa atraente para quem deseja sair do trivial! A pronúncia é marcante e tem um "q" de exótico ao estilo de Hadassa. Eu gosto do nome, porém não está entre os meus preferidos - mas vejo muito potencial e beleza! Gostaria de ver meninas com esse nome! Concordo que lembra um pouco o nome Yolanda, mas,infelizmente, deste último não consigo gostar tanto assim (é um dos poucos nomes com "anda" que eu não gosto.)...Bom, já que se trata de um nome bíblico, pq não o par: Yohanna e Yoná? Ficaria divo, na minha opinião *-*
    Parabéns pelo post!!! Eu gostei mto :D - ficou divo! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Lembrei também da participante do Vale off Brasil. Ela é descendente de alemães, daí o porquê do nome dela, né? É um nome vibrante como você disse, mas pode causar dúvida quanto à pronúncia ou grafia. Prefiro o tradicional Joana, e puxando a sardinha para o meu lado, Ivana, pq não? rsrs também é uma boa escolha. Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Que nome lindo!! Ainda nao conhecia mas fiquei encantada.

    ResponderExcluir
  4. O nome é bem charmoso, tem um diferencial, e a forma como explica tudo perfeitamente torna tudo muito completo

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Ao ler a matéria, o tempo todo falei Yoahanna pronunciando o h como r e a pronuncia me lembrou a palavra Ohana kkkk, ao terminar de ler, vi que estava pronunciando errado, já que pode lembrar Yolanda. Não que eu tenha gostado menos afinal, Yolanda era o nome da minha avó (com Y e tudo) e tenho um grande carinho por esse nome.
    Amei a ideia de dar nome a duas irmãs com Yohanna e Yolanda!!! E eu prefiro Yohanna em vez do tradicional Joana, com certeza rs.

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Que lindo nome. Gostei de saber a etimologia dele e com certeza seria um nome que eu daria a uma filha minha, se eu tiver.

    ResponderExcluir
  7. Amei esse nome. Bem legal saber mais sobre grande parte da história dele, obrigado.😊

    ResponderExcluir
  8. Caramba, quanta história por trás de um nome! Adorei conhecer um pouco mais sobre esse nome e ver sobre sua origem! :D

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Acho muito legal entender um pouco mais sobre a origem dos nomes. Yoahanna não é muito comum, mas me parece transmitir muita força.
    https://26motivospara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Acho esse nome muito lindo, bem diferente e moderno! É legal saber que Yohanna é derivado de Joana!

    Adorei saber mais sobre esse nome :)

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
  11. Conheci esse nome a pouco tempo e fiquei encantada. Muito lindo (: algumas pessoas ainda tem preconceito por não ser comum como vi na web mas é porque são fechadas e preferem cair no mais comum do que enfrentar a opinião alheia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! As pessoas precisam parar de ligar para a opinião alheia e dar o nome que quiserem para os filhos.

      Excluir
    2. Oi, meu nome é Yohanna e sou do interior de SP KKKKKK🥰

      Excluir
    3. Meninaaaa, eu tbm me chamo Yohanna e sou do interior de SP

      Excluir
  12. Oi Patricia!!
    Achei super bonito. eu nunca ligaria esse nome a Joana, mas eu achei lindo. O problema todo seria a pronuncia errada que a maioria faria. Ótima dica para quem gosta de um nome diferente, mas ao mesmo tempo lindo e vibrante.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Acho que prefiro o Joana haha, mas isso porque aconteceria muita pronuncia errada do nome, eu acho né. Gostei bastante do post.

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros.

    ResponderExcluir
  14. Estou gestante de 27 semanas.... e esse ja éo nome da minha princesa...😍😍😍 Yohanna 😍❤

    ResponderExcluir
  15. Amores oque vcs acham de de yohanna Emanuelly é feio ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que fica um composto muito grande, na minha opinião é melhor optar só por um dos dois.

      Excluir
  16. Oi meu nome é Yohanna, algumas vezes pessoas mais velhas erram a pronúncia, mas normalmente todos falam certo! Amo meu nome e não trocaria ele por nada, tem um diferencial a mais😂❤️

    ResponderExcluir
  17. Yohanna, presente de Deus, perfeito.

    ResponderExcluir
  18. Eu sonhei que tinha dois filhos, e no sonho eu falava: Yohan chame a Yohanna. Nunca tinha ouvido falar, então vim pesquisar e fiquei encantada.

    ResponderExcluir
  19. Foi o nome escolhido pelo marido pra.nossa princesa, não sabíamos das variações e insconsiente acabamos homenageando o pai dele, já falecido. Por aqui temos a Yohanna Beatriz.

    ResponderExcluir
  20. Minha mãe amava esse nome, em homenagem a ela disse que quando tivesse uma princesa se chamaria Yohana e quando vi o significado desse nome não tive dúvidas! A minha Yohana já completou seis anos.

    ResponderExcluir
  21. Que lindo, estou encantada... o meu nome é Cláudia Yohana, eu sou do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Iohanna com i, sua explicação está bem completinha, mas acredito que posso acrescentar mais um detalhe: no hebraico, Yohannan/ Yoga na significa, literalmente : "Deus deu". Procura no canal do YouTube, Israel com Aline. Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Eu me chamo Yhorana, e a pronúncia correta do meu nome é: iorana(som de um R só). O meu nome tem origem indígena que foi retirado de um livro e significa: Rainha da Selva, Rainha das estrelas, Estrela do mar, aquela que trás vida... Foi o livro que disse, não fui eu rs

    ResponderExcluir
  24. eu me chamo yohana e a pronúncia é com r

    ResponderExcluir
  25. Afinal como escrever yohanna no português brasileiro?já venho pesquisando há dias,mas ainda não consegui 🤔

    ResponderExcluir
  26. Nome lindo mesmo! Vontade de ter uma filha só pra colocar esse nome. Parabéns às Yohanna do nosso país.

    ResponderExcluir
  27. Tenho um BB de 1 mês que se chama YOHANNA ( SOM DE R) o nosso presente de Deus.

    ResponderExcluir