sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Nomes Franceses Femininos - Atendendo a Pedidos


Que os nomes franceses têm um charme todo especial, ninguém pode negar. A sonoridade é leve, requintada, estilosa, enfim, irresistível! Muitos deles são familiares para nossos povos, principalmente para os brasileiros (nomes como Denise, Solange ou Jean não causam estranheza, são amplamente difundidos). 

Assim como em outros países europeus, e também naqueles que foram suas colônias, na França predominam muitos nomes de santos e outros ligados à religião. O fator de união dessas culturas é o cristianismo. 

Tentei reunir aqueles que são os mais representativos da cultura francesa, entre nomes mais conhecidos e outros nem tanto, mas como gosto de vários foi difícil fazer uma lista curta, todos são tão belos! Hoje apresentaremos as opções femininas e espero que vocês gostem tanto quanto eu, afinal são nomes très chic!


  • Aimée - amada;
  • Allura - sedutora, encantadora;
  • Amélie - trabalhadora;
  • Anaïs - graciosa;
  • Anouk - graciosa;
  • Arielle - leoa de Deus;
  • Belle - bela;
  • Bernadette - ursa corajosa;
  • Blanche - branca;
  • Blandine - encantadora;
  • Brigitte - exaltada, elevada;
  • Camille - jovem empregada em serviços religiosos;
  • Catherine - pura e casta;
  • Cerise - cereja;
  • Chanel - canal ou cachimbo;
  • Chantal - pedra ou cantar;
  • Chloé - broto verde;
  • Christine - cristã;
  • Claire - clara;
  • Cosette - coisinha;
  • Danielle - Deus é meu juiz;
  • Denise - seguidora do deus Dionísio;
  • Désirée - desejada;
  • Dominique - dia do Senhor, domingo;
  • Elaine - tocha;
  • Élise - Deus é meu juramento;
  • Élodie - estrangeira rica;
  • Emmanuelle - Deus está conosco;
  • Esmée - estimada;
  • Fantine - criança;
  • Fleur - flor;
  • Florestine - a florescer, a levar flores;
  • Francine - francesa;
  • Gabrielle - mensageira de Deus;
  • Ghislaine - refém ou compromisso;
  • Gisèle - refém, penhor;
  • Haydée - modesta;
  • Isabelle - pura e casta;
  • Jacqueline - aquela que sucede;
  • Jeanne - graça de Deus;
  • Juliette - jovem;
  • Justine - justa;
  • Lille - nome geográfico francês;
  • Lilou - combinação de Lili e Louise;
  • Lorraine - aquela que veio do reino de Lotário;
  • Louise - guerreira famosa;
  • Mabelle - amada ou minha bela;
  • Madeleine - aquela que veio de Magdala;
  • Manon - senhora soberana;
  • Marcelle - consagrada ao deus Marte;
  • Margot - pérola;
  • Marie - senhora soberana;
  • Marion - senhora soberana;
  • Marjorie - pérola;
  • Maud - forte em batalha;
  • Maylis - mãe dos lírios;
  • Mazarine - aquela que tem olhos profundamente azuis;
  • Michelle - quem é como Deus?
  • Monique - solitária ou conselheira;
  • Nadine - esperança;
  • Nathalie - nascida no natal;
  • Nicole - vitória do povo;
  • Noëlle - natal;
  • Océane - oceano;
  • Odette - riqueza;
  • Odille - pátria ou riqueza;
  • Orianne - aquela que é feita de ouro, aurora;
  • Pomeline - fruto;
  • Raphaëlle - curada por Deus;
  • Renée - renascida;
  • Rochelle - pequena rocha;
  • Simone - aquela que ouve;
  • Sophie  - sabedoria;
  • Solange - solene, religiosa;
  • Véronique - portadora da vitória;
  • Viviane, Vivienne - vivaz;
  • Yvette - teixo ou graça de Deus;
  • Yvonne - teixo ou graça de Deus.
Quais são os seus nomes franceses femininos preferidos?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Behind the Name, Nameberry, O Blog dos Nomes.


23 comentários:

  1. Nossa! São vários os que acho bonitos! Aimée é uma graça e o significado é lindo, Amélie tem a sonoridade bonita e lembra o filme também, Catherine, Christine ( lembro de O fantasma da ópera), Élise ( se não me engano é o nome da filha do Jacquin), Gabrielle ( lembro da Xena), Jacqueline (lembra minha amiga e a Jacqueline Kennedy), Louise (me lembra a amiga da Samantha do seriado "A feiticeira"),;Madeleine ( tinha um desenho com esse nome que gostava de assistir), Margot, Marion e Rochelle ( sei que muita gente já lembra da mae do Chris kkk). Gosto da probupron em inglês, não sei como é a francesa. Também não sei a pronúncia de Gisele e Michelle ( mas gosto da pronúncia inglesa). Fleur e Fantine não tem como não associar ao Harry Potter e ao Rouge rsrsrs Odette e Odille, pelo menos agora sei o significado rs. Eu acrescentaria na lista Clair e Marjorie! Percebi que gosto mais de nomes franceses do que imaginava rsrs ficou grande o comentário! Parabéns e abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Probupron era para ser pronúncia rsrs (do nome Rochelle). Qual é mesmo o site que uma vez vcs indicaram para ouvir as pronúncias (sem ser o Google tradutor rsrs)

      Excluir
    2. Eu acho lindo o nomes Marjorie! * -- *
      Quando você disse Clair, eu lembrei da revista Marie Clair ^--^ acho chique (:

      Excluir
    3. Mas na hora de escrever, esqueci um "e", é Claire. É um nome bastante usado nos EUA também.Tinha Claire em duas séries que assisti e lembro de uma em um filme.

      Excluir
    4. Verdade, é Claire!!! Tbm esqueci do "e" no final xD eu acho mto bonito (:

      Excluir
    5. Ivana, o site é esse aqui

      https://www.pronouncenames.com/search?name=Lior

      Os nomes franceses são tantos e tão bonitos, alguns sempre acabam ficando de fora, mas pode deixar que vou acrescentar suas sugestões. Bjs! 😘

      Excluir
    6. Obrigada pelo site! Sim, verdade, difícil fazer uma lista com poucos! Claire acho que é um dos primeiros nomes que me vem à mente quando penso em nomes franceses, acho que lembra um pouco éclair (para quem não sabe, é a bomba de chocolate) rsrs um nome bem doce e feminino!

      Excluir
  2. Fantine é um nome literário né? Da obra "os miseráveis", assim como Cosette...é engraçado pensar que o significado é "coisinha". Noelle acho um charme! Quando vejo o nome Rochelle só consigo lembrar da série "Todo mundo odeia o Chris". Monique é até bonito - o problema é o significado. Michelle é o nome da minha prima. Acho chique demais o nome Brigitte - amo! Cerise e Chloé são um amor tbm * - * ! Odete era um nome que eu gostava, quando criança, por causa do filme "a princesa encantada", hj o nome já perdeu um pouco brilho pra mim. Jaqueline e Lorraine tbm são nomes bonitos e usáveis aqui. Madeleine e Marion são suaves, femininos, mas para usar no Brasil já não sei muito bem rs ....Alguns nomes eu prefiro em português, como Amélia, Luíza, Camila e Ariela. Excelente post! Amei! Parabéns! Beijos ^-^

    ResponderExcluir
  3. Essa listinha está um presente! Estudei com uma Maylis (acho interessante).
    Cerise sempre será uma cereja do bolo.
    A sonoridade de Desirée é um encanto, assim como Dominique, Mabelle, Nicolle e Viviane. Todos lindos!

    Gostaria de saber se HERMÉ é um nome legítimo? e qual a nacionalidade?
    parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço Angélica, mas Hermès é a variante francesa de Hermes, talvez Hermé seja alguma adaptação. Obrigada, bjs! 😘

      Excluir
  4. Quando for possível, falem sobre o nome Taitê.
    Lembro de tê-lo ouvido no Xuxa Park uma vez.
    Tratava-se de uma linda menina indígena, filha do Índio Galdino (tribo Pataxó) que infelizmente foi queimado por jovens de classe média em Brasília - DF.

    Na ocasião, a Xuxa também ficou encantada com esse nome.

    nunca mais me esqueci dessa belíssima opção para meninas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A propósito, estou em dúvidas se é Taitê ou Taete.
      Lembro-me da Xuxa pronunciando "Taitê", mas no link abaixo vi o nome grafado como "Taete"


      https://www.povosindigenas.org.br/pt/Notícias?id=45954

      Excluir
    2. Ok Juliana, pedido anotado. Só não esqueça de comentar sobre o post em questão em futuros pedidos, gostamos muito desse feedback. Beijinhos 😘

      Excluir
  5. Os meus preferidos são Cerise, Madeleine (embora prefira a pronúncia em inglês), Nadine, Viviane e Vivienne.
    Também gostei da Justine, mas não tanto e fiquei admirada por haver um nome que significa "coisinha".
    Valentine, mesmo não estando na lista, também pode ser lido em francês e fica com uma sonoridade muito bonita.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  6. Cossete sou apaixonada pela personagem com esse nome no livro Os Miseráveis, mas, não colocaria na minha filha. São tantos nomes lindos! Não sei qual escolher.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Acho francês um idioma tão bonito, a sonoridade dele é encantadora! Gosto muito dos nomes com terminações em "e" no lugar de "a", como parece ser característico do idioma: Arielle, Belle, Camille, Juliette, Madeleine, Marcelle. Outros nomes que me agradam bastante são Fantine, Francine, Dominique, Marjorie. Mas os preferidos, seja pela sonoridade ou pelo significado, são Chloé, Louise e Margot.

    ResponderExcluir
  8. Adoro nomes franceses, mas alguns são especiais para mim... Catherine, Anais (ambos por causa das escritores que leio há naos) e Francine porque era personagem de um livro que li na infância e que eu amava. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  9. Nomes franceses são muito lindos, especialmente pela pronúncia. Sou apaixonada por Aimée e agora ao ver o significado, que é semelhante ao do meu nome, amei ainda mais. Alguns nomes fiquei bem surpresa ao ver na lista, não imaginava que Simone tinha origem francesa. Lindíssimo post.

    ResponderExcluir
  10. Amo nomes franceses!
    Meus preferidos femininos são Charlotte, Céline, Inès, Amélie, Angélina e Estelle. Alguns não estão no post.
    Só faço uma ressalva: Désirée escreve-se assim, com acento no primeiro "e" também, senão a pronúncia seria diferente.

    ResponderExcluir
  11. Sou apaixonada por nomes franceses e italianos. Da lista, muitos me encantam verdadeiramente. Meus favoritos são Aimée, Anaïs, Blanche, Cerise, Désirée, Fleur, Manon e Vivien, não estava na lista, mas adoro este nome.

    ResponderExcluir
  12. Amei o nome com certeza está na minha lista. Gosto de Amelie também

    ResponderExcluir