sexta-feira, 29 de junho de 2018

Rochelle


Rochelle é um nome que não passa em branco, sua presença é forte, tão forte como uma rocha, a palavra que o origina. Diria que dificilmente é esquecido, uma vez dito, sempre será lembrado. A impressão que me passa é de extragavância, talvez por sua grafia, tão única, diferente e carregada de uma pronunciada feminilidade. Toda a sua fortaleza vem das rochas, que estão intimamente ligadas ao seu significado.

Rochelle é um nome geográfico, ou seja, é um nome de lugar que passou a ser usado como nome próprio. Sua origem vem do nome da cidade francesa de La Rochelle, que significa a pequena rocha. É um significado que remete para a estabilidade, constância. Indica firmeza e força de vontade inabaláveis.

Nomes que também significam rocha, pedra: AlanAlanaChantalKaya Petra, Pietra, Pedro, PierrePietro.

Engana-se quem pensa que por causa de sua origem seja um nome usual entre francesas, na verdade é raro. Desde 1900 até hoje foi registrado apenas 50 vezes na França. Começou a ganhar registros somente a partir dos anos 90 e média de idade de suas portadoras nesse país é de 17 anos.

Foi nos Estados Unidos que Rochelle encontrou o local para brilhar. Começou a ser usado na década de 1930, provavelmente devido à fama da atriz Rochelle Hudson (1914-1972). Sua estreia nos rankings americanos se deu em 1933, na posição #90; entre os anos 60, 70 e 80 experimentantou seu melhor momento, quando fez parte do Top 400 (pico em 1969). Apareceu pela última vez nas paradas de popularidade em 1999, a partir daí seus números declinaram. Em 2015 foi registrado 59 vezes, em 2016 foram 47 nascimentos. É estimado que existam 47.073 norte-americanas chamadas Rochelle em todo o país.

Para a realidade dos falantes da língua portuguesa é um nome incomum. Em Portugal é praticamente inexistente, não há notícias de registros antigos e nem recentes, mas no Brasil está presente, ainda que de maneira discreta. O IBGE informa que a frequência de Rochelle entre as brasileiras é de 687 pessoas e suas portadoras estão mais concentradas nos estados do Ceará, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Teve um leve pico de uso na década de 1980. Há também 2.859 mulheres registradas com a grafia Rochele, um aportuguesamento do original francês. A escrita Rochele é mais comum nos mesmos estados que Rochelle e também foi mais usado nos anos 80. Hoje em dia Rochelle é pouco visto, no ano passado houve apenas 1 registro no estado de São Paulo.

Personalidades:
  • Rochelle Abramson - violinista norte-americana;
  • Rochelle Hudson - atriz norte-americana;
  • Rochelle Jones - escritora e jornalista norte-americana;
  • Rochelle Perts - cantora holandesa;
  • Rochelle Wiseman - cantora, compositora, atriz e modelo britânica.
Na Ficção:
  • Rochelle Rock - personagem vivida pela atriz Tichina Arnold no seriado Todo Mundo Odeia o Chris;
  • Rochelle é interpretada por Giovanna Lancellotti na novela Segundo Sol (Rede Globo, 2018).
Na geografia, além da cidade francesa de La Rochelle, é ainda o nome de várias localidades nos Estados Unidos.

Acredito que Rochelle não seja um nome capaz de se popularizar, é mais específico para um determinado gosto pessoal. O que acho mais interessante neste antropônimo é a mensagem de força e poder feminino que carrega.

Que opinião têm sobre Rochelle?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

32 comentários:

  1. Oi, tudo bem com você? Na hora que eu li "Rochelle" eu pensei na mãe do Chris, do seriado Todo Mundo Odeia o Chris (como eu amo esse programa, até hoje fico triste que a série foi cancelada). A Rochelle foi uma personagem icônica, além de suas frases típicas.
    E eu adorei conhecer um pouco mais a origem do nome e sobre seu significado.
    Sucesso com o blog!
    http://escritorawhovian.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. como a Bruna, pensei na mãe do Chris kkkkkk (me perdoe por isso). e agora, tudo ta explicado. entendi porque a mãe dele é tão brava, olha o significado do nome dela aaaaah!!! Mas eu acho esse nome muito sonoro e gostoso de pronunciar. adorei o post e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Olá, é impossível não ler rochelle e não lembrar da icônica mãe do cris. hahaha (só se a pessoa não tiver assistido ai tudo bem). Amei conhecer um pouco mais sobre esse nome e seu significado. sucesso no seu blog!
    www.josibarros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Esse nome é lindo mesmo, muito legal saber os significado dos nomes!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Esse nome para mim é estranho não conheço ninguém que tenha esse nome ,no entanto o que me chamou atenção foi significado: Presença forte como uma rocha.Muito bom pois Pietro é meu sobrinho recém-nascido,gostei de saber o significado do nome dele.PARABÉNS!ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito apesar da pegada anglófona. Achei-o bem feminino. ❤️

    Gostaria de saber um pouco mais sobre o nome Madonna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélica, não nos esquecemos do seu pedido, Madonna já está a caminho. Desculpe-nos pela demora.

      Excluir
  7. Me surpreendi com o número de mulheres que têm esse nome no Brasil, incluindo as que possuem o nome com a grafia diferente. Até agora só tenho ouvido em novelas, não conheço ninguém com esse nome. Gostei do significado!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje nunca encontrei outra na cidade onde moro acho que só tem eu mesma

      Excluir
  8. É um nome que não colocaria em uma filha, não gosto da sonoridade, mas o que me surpreendi foi o fato de Alan e Alana ter nome associado a pedra. Boa pesquisa.

    ResponderExcluir
  9. Particularmente, não é um nome que me agrada mas concordo inteiramente que seja um nome sonoramente impactante, principalmente para nativos da língua portuguesa. E apesar de saber que se trata de um nome "famoso" nos EUA, me surpreendi ao saber que não é tão adotado na França. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  10. Como as meninas, na hora eu também pensei na mãe do Chris! E a descrição bate muito com a personalidade dela! Acho que aqui no Brasil difícil de pegar mesmo, a sonoridade não fica legal. Mas interessante saber o significado! Adorei!

    Beijos!

    www.aqueleblogdeviagens.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Patrícia,

    Rochelle nunca foi um nome que me encheu os olhos, sempre associei a pessoas mais velhas, e isto se deve, porque sempre associo o nome a personagem de Todo mundo odeia o Chris. Bacana saber que o nome vem de um lugar. Adorei as curiosidades!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Rochelle é um nome bonito não só no nome mais também no significado, nunca tinha ouvido falar do nome, não sabia que esse nome era encontrado em alguns estados do Brasil. Eu particularmente me surpreendi que no Brasil tem até um bom número do nome já que o nome é realmente bastante discreto, mas gostei do nome é bem diferente, bjs.

    ResponderExcluir
  13. Conheci o nome Rochelle com o seriado Todo Mundo Odeia o Cris e como adoro a personagem passei a gostar do nome também, além de bonito, diferente.
    Não sabia que primeiro era nome de um lugar, gostei de saber os significados e o quanto representa.
    Adoro os posts do blog!!

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  14. Conheci poucas Rochelles na minha vida, acho que apenas duas, uma que foi minha colega no ensino fundamental e a outra é a mãe do Chris do seriado de Todo mundo odeia o Chris. Eu acho muito bom o teu trabalho. Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    É um nome bonito, um tanto incomum e impossível de ser esquecido. O significado é incrível!
    Eu gosto muito de saber o significado dos nomes e amo o seu blog, você nos traz posts sempre bem detalhados. :)

    Beijos,
    Narah | www.lerantesdedormir.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ai impossível ver esse nome, Rochelle, e não pensar na mãe do Chris né? Rsrs
    Achei muito legal o significado por trás do nome. Pequena rocha. Delicado e ao mesmo tempo forte. Amei!
    Como sempre, parabéns pela escrita! Adoro seu blog!

    Grande beijo,
    Alem de 50 Tons
    https://wp.me/p7L49w-5dP

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Realmente tem uma sonoridade bem exótica, achei bem interessante saber que era o nome de um lugar antes de virar nome de Pessoas, mas não sei, não gosto muito da sonoridade, quando ouço me remete mais a doces de padaria do que a pedra, estranho, né? rsrsrs

    ResponderExcluir
  18. Eu achei um lindo nome. Seu significado é singelo e ao mesmo tempo forte. Fiquei surpreso de não ser muito usado nos países citados ultimamente. Quantos nomes tem o mesmo significado.

    ResponderExcluir
  19. Nunca tinha parado pra pensar nesse nome... Mesmo porque nunca conheci nenhuma Rochelle. Mas adorei saber o significado, a história, as estatísticas. Acho gostosa a sonoridade do nome, não adivinharia o significado.

    ResponderExcluir
  20. É impossível não lembrar da mãe do Chris quando se ouvi/ler esse nome. O nome realmente lembra Rocha, mas não havia pensando antes do significado de firme (como uma rocha). Acho esse nome muito bonito, apesar de n sei tão usado no brasil

    ResponderExcluir
  21. Apesar de estar presente de maneira discreta, confesso que aqui só conhecia esse nome por causa da Rochelle de Todo Mundo Odeia o Chris mesmo! E nunca parei pra pensar que vem de rocha, o que com certeza a personagem é né? Acho mesmo difícil de popularizar, infelizmente, pois realmente tem uma força e poder maravilhoso, com certeza! Nos movimentos feministas atuais, com certeza teria um ótimo caimento!

    ResponderExcluir
  22. Eu acho Rochelle um nome bonito, mas ao ouvir, automaticamente me lembro da Personagem de "Todo mundo odeia o Chris", e, como não é um nome comum aqui no Brasil, a personagem é a única referência que conheço com este nome. O significado é muito forte, passa firmeza, segurança...

    Beijos, Patrícia! Até a próxima! <3

    ResponderExcluir
  23. Puxa, gostei demais da riqueza de informações sobre esse nome, tão incomum entre nós. Jamais imaginaria que é um nome muito mais popular nos EUA do que na França, embora com a explicação (de se tratar de um nome geográfico), passe a fazer todo sentido. Acho que, definitivamente, também não seria um nome que eu pensaria para uma personagem. Se eu quisesse a ideia de dureza, eu escolheria Petra ou Pietra. Gostei demais de saber que Chantal reside no mesmo campo de significado. É um nome de que gosto (esse sim, eu daria a alguma personagem), mas não lhe conhecia o significado. Por isso, é sempre muito bom vir por aqui!!!
    Beijos!
    teofilotostes.wordpress.com

    ResponderExcluir
  24. Gosto tanto! Só o nome soa muito bem ao ouvido e faz-me de certa forma lembrar quando pronunciam "Rachel" ou "Ráchel" o meu nome :p Adorei saber a história!

    Beijinho

    www.keke.pt

    ResponderExcluir
  25. Quando li Rochelle logo pensei na mãe do Chris, do seriado Todo Mundo Odeia o Chris kkk ela era uma personagem maravilhosa, assim como o significado do nome.

    ResponderExcluir
  26. Oi Oi, como todo mundo, assim que li o nome pensei logo na mãe do Chris ahahaha mas eu não sou muito fã desse nome, apenas na Rochelle do Crhis mesmo. Mas adorei saber sua origem, muito banaca! Um abraço <3

    Beijos||Psicologia de Boteco
    www.psideboteco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Vim pesquisar o significado do meu nome "Rochelle" e mesmo nao sendo novidade pra mim, me surpreendi com a pouca quantidade de"Rochelles" no Brasil kkk, obrigada,beijos!!
    (sou do estado de Sp, tenho 13 anoss)

    ResponderExcluir
  28. Prazer meu nome é Rochele, muito interessante o significado, é impressionante como as características batem comigo. Sou de Garibaldi e conheço mais 3 Rochele, inclusive uma é secretaria do pediatra da minha filha, é muito engraçado quando preciso ligar para marcar consulta. Muito legal a matéria!

    ResponderExcluir
  29. Gente quando perguntam meu nome falo na hora vem zoando se eu sou mãe do Chris muito engraçado.😅😅

    ResponderExcluir