quinta-feira, 28 de julho de 2016

Fleur


Fleur, à primeira vista, concordo que possa parecer bastante estranho, mas confesso que este nome me vem conquistando desde há um tempo para cá. É um nome curto mas marcante que conheci através da saga Harry Potter, e só por isso, já é uma grande mais-valia!

Uma das minhas origens favoritas de nomes é a francesa, e este, tratando-se de um nome literal francês, significando flor, considero que consiga sobressair muito mais do que o nosso Flor. Este nome é o melhor de dois mundos: o botânico e o mundo da cultura francesa que encanta muitos de nós.

Como seria algo a pressupor, este nome não consta na lista do IRN, nem tem registos nos anos passados, nem nas décadas transatas. Situação semelhante ocorre no Brasil, sem dados na ARPEN/SP, nem no IBGE. Pelo que temos que recorrer às listas internacionais: nos Estados Unidos, este nome foi registado 12 vezes em 2012 (auge desde 1880) e 9 vezes em 2013. Nesse mesmo ano, na França, Fleur foi registado 137 vezes, o que é um ótimo número para um nome literal!

Este nome tem algumas referências no mundo todo, apesar de francês, como por exemplo Fleur Bennet, atriz britânica e Fleur Saville, atriz da Nova Zelândia. Nesse país refiro ainda Fleur Adcock, poetisa. Na saga Harry Potter, de J.K.Rowling, como já referi, temos a personagem Fleur Delacour, que se junta à lista de personagens com Fleur Forsyte, da saga A Dinastia Forsyte de John Galsworthy. Outras referências são Fleur Agema que é uma política holandesa, Fleur Pellerin, uma política francesa, Fleur Mellor, uma atleta australiana e Fleur Maxwell, uma patinadora luxemburguesa.

É um nome relativamente conhecido em todo o mundo, porque penso que a sua pronúncia não seja nada do outro mundo – algo como flârr se seguirmos a fala francesa – e é um nome bem curto, o que agrada a muito e tem a força e a doçura equilibradas e concentradas em apenas cinco letras. Eu gosto bastante de Fleur e adorava ver crianças falantes de língua portuguesa assim chamadas.

Gostam do nome Fleur?


Fontes consultadas:
Journal des Femmes, Wikipedia, Behind the Name, IRN, Público, SPIE, Names.org, IBGE, ARPEN/SP.

5 comentários:

  1. Gosto sim, acho muito atraente o toque sofisticado dos nomes franceses. Só acho que perde pontos por ser um pouco complicado na parte da pronúncia por lusófonos.

    ResponderExcluir
  2. Fleur é lindíssimo, além de ser muito charmoso! Adoro nomes franceses!

    ResponderExcluir
  3. Também concordo que a pronúncia do nome não seria fácil para a generalidade da população por isso não acho que se adaptaria bem ao português.

    ResponderExcluir