quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Simone


Apesar de continuar a ser um nome muito discreto entre nós, nos últimos anos, o número de registos de meninas chamadas Simone em Portugal tem vindo a aumentar! É incerto dizer que o uso se manterá ou que poderá, inclusive, subir, o certo é que em 2013 foram 30 os registos e em 2014, 33. A utilização do nome em compostos cingiu-se aos seguintes: Simone Margarida (2), Simone Maria (2), Simone Manuel, Yara Simone, Júlia Simone e Luena Simone. A escassa amostra de compostos, não nos permite encontrar uma tendência de combinação com nomes nomes mais clássicos, exóticos, ou modernos, mas eu arriscar-me-ia a dizer que Simone requer um outro nome mais curto e mais leve que torne o composto muito sonoro como, por exemplo, Lia Simone.

Simone trata-se da versão feminina francesa e inglesa do nome Simão, que vem do hebraico שִׁמְעוֹן (Shim'on), que significa o que ouve. Por correspondência, Simone significa aquela que ouve. Até nós, chegou também uma outra versão feminina de Simão, que é bem menos conhecida e utilizada, mas consideravelmente mais apreciada entre os grupos de discussão – Ximena, nome sobre o qual já nos pronunciamos aqui n’O Blog dos Nomes. Ainda sobre as versões deste nome, informamos que em Itália, Simone é um nome masculino, bastante apreciado, sendo a sua versão feminina Simona, que não é autorizada em Portugal.

Como grandes referências a este nome não posso de deixar de citar a cantora e compositora jazz norte-americana, que era também ativista pelos direitos humanos, Nina Simone; Simone Costeau, a primeira mulher a fazer mergulho e a se tornar uma aquanauta; a conceituada cantora portuguesa, Simone de Oliveira, que várias vezes representou Portugal no Festival da Eurovisão nas décadas de 50 e 60 do século passado; a filósofa e ativista francesa Simone Weil; e a incontornável Simone de Beauvoir (1908-1986), filósofa e feminista francesa, considerada uma das grandes figuras do século XX, cuja obra influenciou toda a cultura ocidental, desde então.

Acredito que o nome possua uma certa beleza revolucionária, sendo muito elegante, refinado e facilmente associado à cultura e à intelectualidade. É uma opção diferente para os nossos dias, pouco usado mas não estranho, sendo também internacional!

Que acham de Simone?

7 comentários:

  1. Comecei a gostar há pouco tempo :) Saber que a filha de um amigo do meu pai se chama Simone ajudou imenso. O amigo é músico, a mãe também, e calculo que essa tenha sido a inspiração na escolha do nome.

    ResponderExcluir
  2. No Brasil é considerado um nome datado, foi muito utilizado nos anos 70. Eu acho um nome simpático. Poderia voltar a ser mais utilizado.

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto; acho datado e sem graça.

    ResponderExcluir
  4. Não faz nem um pouco o meu estilo, mas acho bonitinho.

    ResponderExcluir
  5. eu me chamo Simone e meus parentes me chamam de Monnynha. por ser curto e casual, não vejo problema, sou única. na família com esse nome.

    ResponderExcluir