sábado, 28 de novembro de 2015

Mazarine



O nome Mazarine era desconhecido para mim até ser mencionado em nosso grupo no facebook. A discussão sobre ele foi breve e acabou não se aprofundando, mas o nome ficou em minha mente. Recentemente, qual não foi minha surpresa ao me deparar novamente com ele, através de uma pesquisa que estava fazendo sobre nomes ligados à cores, para outras publicações do blog. Mazarine é um nome próprio, mas também nomeia um intenso tom da cor azul. O nome e a cor têm ligação com o mundo dos livros e com a História da França. Mazarine é um nome forte, diferente, charmoso e  que pode ser considerado uma homenagem à literatura. É um nome com muito a nos dizer!

Para chegarmos ao nome Mazarine primeiro temos que viajar para a França do século XVII. Durante este período, o primeiro ministro do governo monárquico, durante a minoridade de Luís XIII, foi o Cardeal Mazarin (nas publicações em português aparece como Cardeal Mazarino). Jules Raymond Mazarin, nascido Giulio Raimondo Mazzarino (1602-1661) foi um estadista italiano radicado na França (reparem que ele teve seu nome original "afrancesado" ao mudar de país). Mazarin sucedeu seu mentor, o Cardeal Richelieu. Culto e refinado, Mazarin era  um notável colecionador de arte e jóias. E através de seu amor pela leitura, possuía um acervo muito grande que se transformou numa biblioteca pessoal, com muitos livros raros e importantes. Em 1652, era considerada a coleção mais importante da Europa. Surge assim, em Paris, a mais antiga biblioteca pública da França, a Biblioteca Mazarine (Bibliotèque Mazarine). Aberta desde 1643, quando Mazarin já permitia a presença de estudiosos. Para perenizar a biblioteca, Mazarin a vinculou ao Collège de Quatre-Nation (fundado por ele) que mais tarde se transforma no Institute de France.

Mazarine é então, a elaboração de uma forma feminina do sobrenome Mazarin (no original Mazzarino), criada para nomear uma biblioteca em homenagem ao seu fundador, que passou a ser usada como nome próprio feminino. Para chegarmos ao significado de Mazarine busquei informações sobre o sobrenome, mas nada encontrei de muito concreto. Especificamente sobre o nome Mazarine, o que consta como seu significado é que seria "aquela que tem olhos profundamente azuis". E então lá vem a ligação de Mazarine com a cor azul. Mazarine é também usado como o nome de um tom de azul profundo, intenso, muito escuro (em português corresponde ao azul-ferrete). Pensei: "mas por que esse nome está ligado à cor azul?" Ao ver as fotos da biblioteca Mazarine minha dúvida se dissipou: esta belíssima construção possui majestosas cúpulas externas que exibem esse imponente tom de azul! Faz todo sentido ter um significado ligado ao azul. E, sendo a ligação tão íntima de Mazarine com a literatura, seu significado também poderia ser "aquela que tem olhos profundamente azuis e ama livros", acho que se encaixaria perfeitamente!

E levando em conta essa associação, o ex-presidente da França, François Mitterand, escolheu Mazarine como o nome de sua filha, Mazarine Pingeot-Mitterand, nascida em 1974. A escolha foi baseada no amor de François pelos livros.

Em seu país de origem, Mazarine é um nome de uso muito discreto. Apesar de ter tido destaque nos anos 70 com o nascimento de Mazarine Pingeot, seus registros só se iniciaram nos anos 90. Teve um pequeno pico em 1996, com aproximadamente 80 registros. A idade média de suas portadoras é de 15 anos, ou seja, como nome próprio tem um ar jovial para os franceses.

De acordo com o site Think Baby Names, Mazarine possui algumas variantes: Mazine e Mazyne.

Outras atribuições de Mazarine:

¤ Agência Mazarine - agência francesa de comunicação especializada em marcas de luxo;

¤ Borboletas Azul Mazarine(Polyommatus Semiargus) - espécie de borboletas encontradas na Europa, Ásia, Oriente Médio e Marrocos. Os machos têm asas na cor azul mazarine(azul profundo). As fêmeas são marrons;

¤ Mazarine Stakes - corrida de cavalos puro-sangue que acontece no hipódromo de Toronto, no Canadá.

Mazarine é um nome pouco usado, raro. Uma escolha ousada, diria que até intelectual. Acho q vai ao encontro de pais letrados, amantes da literatura. A sua ligação com esse misterioso e intrigante tom de azul é muito atraente. Acho também que além de primeiro nome, ele pode formar ótimos compostos, como segundo elemento. Deixo aqui algumas sugestões:

Clarisse Mazarine
Alice Mazarine
Camila Mazarine
Astrid Mazarine

O que acharam do nome Mazarine? Já conheciam sua história?

Fontes consultadas:

Nameberry, Notre Famille, Think Baby Names, Wikipédia.

9 comentários:

  1. Não conhecia o nome até o ler nesta publicação! Tenho de dar os parabéns Patrícia por ter contado a sua história de forma tão cativante! Fez-me simpatizar com Mazarine!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! A história do nome é muito interessante realmente!

      Excluir
  2. não conhecia mas cai bem ao ouvido ...

    ResponderExcluir
  3. Aqui na minha cidade é sobrenome, tbm existe o sobrenome Lazzarine. Seria um bom par para Zarco já que remete a cor azul. Não achei feminino...esse Maza me incomodou um pouco...existe uma loja aqui chamada Mazaropi, além do personagem caricato. A terminação "ine" suaviza o nome...talvez se aglutinar o nome e pensarmos em Marine (retirando este "za") fica lindo e tbm remete a água, ao azul! Um par de irmãs Acqua e Marine?! Bom, vi aqui que Zarine é o nome de uma artista indiana e tem como significado "dourado" em persa (amei), ficaria legal Marine e Zarine. Infelizmente, Mazarine não ganhou meu coração, lembrei de maçarico...mas admiro os pais pela ousadia - é um nome inesquecível com certeza, chamará bastante a atenção! O belo é ser diferente né!

    ResponderExcluir
  4. Interessante artigo, bem como ver que houve uma nova significação ao sobrenome do Cardeal.

    ResponderExcluir
  5. Que informações preciosas! Muito obrigada!

    ResponderExcluir