segunda-feira, 7 de maio de 2018

Iolanda/Yolanda - Atendendo a Pedidos


Acho que já disse isto algumas vezes, mas a onomástica nunca para de me surpreender. A verdade é que nunca tinha parado para pensar em Iolanda/Yolanda e talvez por essa razão nunca me tinha ocorrido que fosse um nome tão cheio de história. 

De origem grega Yolanda deriva de Violante e significa violeta. Iolanda é a versão portuguesa, italiana e romena de Yolanda. Algumas versões deste nome são Yolande (francês), Jolanda (croata), Jolana (checo), Jola (polonês), entre outras.

Yolanda é um nome associado à realeza. A primeira nobre a utilizar este nome foi a imperatriz do Império Latino de Constantinopla. Algumas descendentes da família real da Hungria também foram portadoras deste nome na grafia Jolanta, na Espanha sucedeu-se o mesmo, embora o nome apareça na forma Violante.

A beata Yolanda da Polónia foi outra notável portadora deste nome, bem como a condessa de Vianden que contrariando os seus pais se juntou a um convento. 

A grafia Iolanda também foi usada por princesas. Iolanda Margherita Milena Elisabetta Romana Maria di Savoia foi uma célebre princesa italiana.

Conheci o nome Iolanda através da música dos Irmãos Verdade, mas depois de uma pesquisa concluí que Iolanda foi utilizado em outra música mais antiga interpretada por Chico Buarque. Também presente na música, mas noutro registo, Iolanda é uma ópera lírica.

Em Portugal, no ano 2016, Iolanda e Yolanda foram registados 1 vez. Em 2015, Iolanda foi o nome escolhido para 5 meninas e Yolanda recebeu 1 registo. Iolanda foi sempre tendo expressão em Portugal, mas foi em 1976 que alcançou o maior número de registos, 80 no total. Yolanda também foi sendo registado entre 1920 e 1980 e foi em 1957 que mais crianças foram registadas com este nome, com um todo de 8 registos. 

No estado de São Paulo, no ano passado, Iolanda foi o nome escolhido para 15 meninas e Yolanda para 11. No ano anterior, Iolanda foi a escolha de 14 pais e Yolanda foi registado 12 vezes. A frequência de Iolanda é 52.261 pessoas, o pico de registos foi na década de 50 e é em Rio Grande do Sul que há mais probabilidade de encontrar alguém com este nome. A frequência de Yolanda é bem menor, cerca de 11.560 pessoas. O ápice deste nome foi na década de 1930 e é no Rio de Janeiro o lugar mais propício para encontrar uma Yolanda.

Nos dias que correm Iolanda e Yolanda são nomes pouco usados, mas não é por isso que são desconhecidos. Não há dúvida que ficam no ouvido e são nomes que têm uma história muito interessante. Pessoalmente, prefiro a grafia Iolanda, mas acho que Yolanda é igualmente usável. E vocês? Gostam mais de Iolanda ou Yolanda?

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

48 comentários:

  1. Gosto mais da grafia Yolanda. Não sei porquê tenho preferência por grafias mais "estrangeiras".
    Não conhecia o significado deste nome e acho-o muito bonito. O facto de ser raríssimo também joga a favor, mas acho que não usaria, porque o som não me agrada muito.

    Inês

    ResponderExcluir
  2. Conheço, apenas uma pessoa com este nome... Está ficando escasso!

    ResponderExcluir
  3. Conheco somente a minha tia com esse nome, acho bonito e criativo nomes diferentes da minha realidade/conhecimento

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, adoro saber sobre significados e personalidades que tem um determinado nome. Eu prefiro Yolanda, acho que devido ao pouco uso atualmente, sempre associo esse nome a uma pessoa idosa. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo post! A música do Chico Buarque é uma coautoria com o cubano Pablo Milanés, e tem uma versão em espanhol. Yolanda/Iolanda tende a crescer (já está crescendo) este ano para bebezinhas brasileiras, pois é o nome da filhinha da atriz Juliana Alves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A composição original é de Pablo Milanês, cantor cubano, em homenagem a sua primeira mulher, Yolanda, famosa diretora/produtora de cinema e televisão. Chico Buarque apenas traduziu para o português.

      Excluir
  6. Acho lindo o nome Iolanda/yolanda, não tenho preferencia com I ou com Y, gostei dos dois modos.

    Tinha apenas uma professora com esse nome na época do primario, depois nunca mais conheci ninguém.

    adorei saber um pouco mais desse nome
    beijos
    maisumbeijo.com

    ResponderExcluir
  7. Realmente os nomes Iolanda e Yolanda são nomes pouco usados, não conheço ninguém com esses nomes, mesmo sendo diferente a primeira letra o nome soa o mesmo, apesar de serem diferentes são nomes bonitos, bjs.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o significado deste nome, e achei bonito.

    ResponderExcluir
  9. Toda vez que eu penso nesse nome Iolanda eu já imagino uma mulher elegante, inteligente e bem bonita e o significado remete muito a esses aspectos eu amei!! Ah, eu ia amar ver o significado do meu nome viu? Rsrsrs ������

    ResponderExcluir
  10. Yolanda, só conheci até hoje uma pessoa, era uma professora de francês muito elegante, portanto tudo com o significado do nome, bem interessante.

    ResponderExcluir
  11. Que bonita a origem do nome Yolanda, que diria que era um nome de realeza não é mesmo! achei bem interessante a historia por trás desse nome! Sempre muito completa a pesquisa de você!

    Beijos,

    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  12. Yolanda é um belíssimo nome! Concordo com vc: não é muito utilizável, mas é muito forte! MAravilhoso nome! Indico.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, sempre considerei este nome fora de moda, mas sabendo da história e seus significados ele ganhou meu respeito!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu prefiro muito o Iolanda mais as duas caligráfias são bonitas, eu acho que é até um
    nome bem conhecido no Brasil mais confesso que não conheço muitas Iolandas ou Yolandas rs

    ResponderExcluir
  15. Acho muito interessante abordar significados de nomes no blog, acho Yolanda lindo e não sabia o que significava.
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Só vi esse nome na TV até agora, adorei o significado dele.

    ResponderExcluir
  17. Ai eu amo Yolanda por um motivo muito especial: minha avó se chamava assim. Ler a sua postagem me deu uma vontade imensa de contar pra ela toda a história do nome dela. Pena que isso não é mais possível :(

    Muito obrigada por me lembrar dela <3

    ResponderExcluir
  18. Adoro esse nome, é muito lindo e o significado é maravilhoso. Gosto muito do seu blog, é sempre bom saber os significados.

    ResponderExcluir
  19. Aqui na minha rua tem uma senhorinha super fofa com esse nome, ela é tão docinha que pedi para chama-la de Ioio (risos), adoro ela como se fosse a minha avó, gostei de saber sobre o nome

    Bjs (•_•)


    ResponderExcluir
  20. Interessante a origem. Conheço uma Yolanda, acho mais bonito com Y também. bjo Verônica Alves

    ResponderExcluir
  21. Lindo nome!
    Origem interessante e o significado surpreendente!
    Adorei o post!
    😘

    ResponderExcluir
  22. esse nome é muito lindo gente creio que ja ouvi ele em alguma novela achei interessante a origem do nome e o significado

    ResponderExcluir
  23. Não sabia que Yolanda significa violeta e nem que é um nome associado à realeza, acho um nome muito bonito

    ResponderExcluir
  24. Amei saber o significado a minha afilhada se chamara agnes yolanda, que nome maravilhoso ❤

    ResponderExcluir
  25. Nunca soube da origem do nome.
    E nem imaginaria.
    Acho o nome lindo!!!

    ResponderExcluir
  26. Conheço uma Iolanda, acho o nome lindo...
    Prefiro com I mais que com Y
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  27. Olá! Eu gosto muito dos nomes pelos apelidos que podem ter, então acho que prefiro Yolanda, porque Yoyo soa melhor do que Ioio. Queria dizer, inclusive, que AMO conhecer a história e o significado dos nomes. Diz muito sobre o momento em que surgiu, em que mais foi usado e, fora isso, o significado costuma ser bem bonito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Que legal a origem desses 2 nomes, não conhecia as princesas, mas conhecia a musica iolanda.
    Beijos, Gi.
    wwww.blogdicasdagi.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oie,

    Acho lindo esse esse nome, apesar de não conhecer muitas pessoas, geralmente são mulheres mais velhas, fico pensando, existe tantos nomes lindos e o povo continua inventando nome.

    ResponderExcluir
  30. Não haveria alguma ligação com Holanda? Tanto pelo significado, que remete a flores (produto de grande valor por lá), quanto pelo som, similar a Holland?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe,se existe alguma ligação entre Yolanda e Holanda não tenho conhecimento nem encontrei semelhante informação enquanto escrevia a publicação.
      Atenciosamente, a equipa O Blog dos Nomes.

      Excluir
  31. Acho um nome super forte e imponente. Tem até música deste nome por aqui!

    ResponderExcluir
  32. É um belo nome com um belo significando, amo esses ports cm nmes estrangeiros e seus significados. Adorei

    ResponderExcluir
  33. é um post muito util eu não sabia toda esse historia por trás desse nome, que incrível!

    ResponderExcluir
  34. É um nome forte, nunca conheci ninguém com esse nome mas a sonoridade dele aparenta força!

    ResponderExcluir
  35. Adorei conhecer mais a origem do meu nome, naturalmente prefiro a Grafia com Y.Particularmente acho bem estranho leio com I.

    ResponderExcluir
  36. Peguei ranço dps de uma atendente com este nome ser estupidamente mal educada e falar para minha mãe "isso é problema seu senhora". Lembro do Ivo Holanda tbm. A única coisa que acho simpática no nome é o apelido ioiô. Eu gosto da maioria dos nomes com "anda", mas Iolanda e Lavanda não dá. Não consigo ver beleza em Iolanda...associo a Dona Iolanda, soa datado. Para quem ama tanto roxo, talvez Yone, Ametista ou Lila só em mais modernos e bonitos.

    ResponderExcluir
  37. Adoro, amo. E o nome da minha filha.

    ResponderExcluir
  38. Estou grávida e se for uma menina se chamará Iolanda, pela música de Chico e pela força do nome. Será uma mulher forte!

    ResponderExcluir
  39. Meu nome é Iolanda. Foi escolhido em homenagem a enfermeira que ajudou minha doce mãezinha no parto. Só posso agradecer a minha mãezinha e a Deus pelo nome que eu simplesmente amo!!!

    ResponderExcluir
  40. Quando criança não gostava do meu nome, Antônia Iolanda, parecia muito forte e grande pra mim. Hoje eu amo!!! É isso mesmo que significa forte, grande!

    ResponderExcluir
  41. Tenho uma Ioiô, Iolanda de 1 ano e meio!

    ResponderExcluir
  42. Amei conhecer a historia sobre o meu nome!!

    ResponderExcluir
  43. Olá! Me chamo Iolanda... Amei conhecer a história do meu nome. Obrigada por compartilhar ❤️

    ResponderExcluir
  44. Me chamo Iolanda porque meu pai namorou uma pessoa com este nome...depois minha mãe ficou sabendo da origem e deu uns cascudos nele. Simplesmente AMO o meu nome e uso a grafia original grega Iole para o e-mail.😍

    ResponderExcluir
  45. Sou Iolanda e até hoje (tenho 30) conheci apenas outra! Foi estranho ouvir alguém falando meu nome com outra pessoa kkkkk

    ResponderExcluir