sexta-feira, 27 de março de 2020

As pessoas dizem que tenho cara de...?



Penso que todos nós temos histórias de já nos terem trocado o nome ou já nos terem dito que temos mesmo cara do nome x. E é sobre isso mesmo que vamos abordar nesta publicação, cada uma de nós vai contar uma história onde tenha visto o seu nome ser substituído por outro e convidamo-vos a fazer o mesmo nos comentários.

Ana Madaíl Carvalho - A minha melhor amiga de infância e eu éramos inseparáveis. Estudámos juntas desde o 1º ano até ao 12º ano. Íamos frequentemente à casa uma da outra, tanto que mesmo que a vida nos tenha levado para rumos diferentes considero até hoje a família dela um bocadinho minha, andávamos juntas na rua e até as férias passávamos na companhia uma da outra. Por isso, digo eu, pensavam várias vezes que éramos irmãs e até nos chegaram a perguntar se éramos gémeas (só se fôssemos gémeas falsas, o meu cabelo é liso e ela tem uns caracóis lindos)! Portanto, não é espanto nenhum que até na escola fôssemos confundidas. Perdi a conta de quantas vezes fui chamada Carolina e ela Ana! Depois disso, já na idade adulta, disseram-me que tenho cara de Carolina. Não tenho como dizer se realmente tenho mesmo cara de Carolina ou não, mas a verdade é que sempre me senti um bocadinho uma e desenvolvi um carinho grande pelo nome. 

Claudia Barata - E pronto este é o post que menos tenho o que falar e mais dificuldade tenho em fazer. Que eu me lembre nunca me disseram que eu tinha cara de um tal nome, só que tenho mesmo cara de Cláudia. Disseram sim, e várias pessoas o que acho muito curioso, que tenho cara do leste europeu... olhos grandes e escuros, fisionomia corporal... por isso não sei que nome dizer. Então diria que talvez algumas pessoas achem que um nome típico dessas zonas me caíram bem, como por exemplo Alina ou Daria, o facto é que por esses lados o meu nome é muito comum, mas na grafia Klaudia, e o meu segundo nome também, na grafia Aleksandra, por isso resumindo e concluindo: tenho mesmo cara do meu nome!

Patricia Monteiro -  Tenho uma prima chamada Priscila e em reuniões de família geralmente trocavam nossos nomes. Uma tia falava "vem aqui Priscila, opa, não, Patricia"! Sempre achei graça nesses episódios! Fora isso, muito raramente dizem que tenho cara de ter outro nome, nas poucas vezes que aconteceu me perguntaram se eu "não era a Cristina ". No grupo do Facebook já me disseram que "tenho jeito de Filipa". 

E para você, as pessoas dizem ter cara de qual nome?

Fonte Consultada:
O Blog dos Nomes  

12 comentários:

  1. Também nunca me disseram que tenho cara de outro nome...o que acontecia antes, hoje acontece com bem menos frequência, era as pessoas me chamarem de Ivânia ou Vânia (por não conhecerem meu nome e o confundirem com esses). Um tempo atrás uma moça me chamou de Iara pq ela disse que não conseguia gravar o meu nome pq nunca tinha ouvido falar!

    ResponderExcluir
  2. Não sei exatamente o motivo, mas com pouca frequência as pessoas confundem Angélica com Jéssica... o que se há de fazer???
    rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas únicas semelhanças são o fato de serem nomes proparoxítonos e terem "ica" no final...

      Excluir
  3. Me diziam que eu tinha cara de Joana , o bom é que gosto desse nome kkk

    ResponderExcluir
  4. No colegial sempre me chamavam de Natália rs...

    ResponderExcluir
  5. À muito que me dizem que tenho cara de Ângela. Não ouço outra coisa!

    ResponderExcluir
  6. Nunca me disseram que eu tinha "cara de..." Entretanto, há alguns anos atrás, meu apelido era Bob (longa história) e, por isso algumas pessoas acreditavam que meu nome fosse Roberta, nome completamente diferente do meu (Darlene). Anos depois descobri que nos Estados Unidos Robertos são frequentemente apelidados de Bob e por isso a confusão...

    ResponderExcluir
  7. Nunca disseram! Mas também nunca acertam a pronuncia certa do meu nome...
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Curioso, mas acho que nunca me disseram que eu tenho cara de outro nome, mas também nunca me disseram que eu tenho cara do meu próprio nome, então ok. Já aconteceu 2 ou 3 vezes de me chamarem de Julia e não Juliana. Sei que antes de eu nascer minha mãe queria me chamar de Cláudia ou Daniela, mas depois que nasci ela disse que nenhum dos dois nomes combinava comigo e acabou escolhendo Juliana.

    ResponderExcluir
  9. Já me disseram que eu tenho cara de Daniel, mas sempre depois de me apresentar rs, não me lembro de alguém dizer que tenho cara de outro nome, mas já confundiram bastante meu nome "Rafael", "Gabriel", "Raniel"...

    ResponderExcluir
  10. Olha, nunca me disseram que tenho cara de outro nome. Acho que até seria divertido aparecer em algum lugar e só pelo meu rosto chutarem meu nome pra ver se adivinhariam. Me chama Amanda,mas por vezes sou chamada de Andreia ou Adriana por causa das minhas irmãs mais velhas.

    ResponderExcluir
  11. Que post legal!!! Fiquei pensando aqui que nunca gostei do meu nome na infância (Ana Claudia!). Hoje, gosto de Ana. Me soa leve! O engraçado, é que leve é uma coisa que juro, de fato não sou! Rsrs! Bjs

    ResponderExcluir