quinta-feira, 7 de julho de 2016

Priscila - Atendendo a Pedidos


Charmosamente sapeca, muito feminino e um pouquinho atrevido, Priscila tem um ar tão contemporâneo que fica até difícil imaginar que sua origem venha de tempos distantes. Com trajetórias diferentes no Brasil e em Portugal, esse carismático nome conta agora sua história n'O Blog dos Nomes.

Priscila é, na verdade, um diminutivo de Prisca, forma feminina de Prisco, nome de família romana que significa antigo ou do passado, de tempos antigos. Provavelmente se referia à pessoas que tiveram vida longa e, como nos explica Regina Obata em seu Livro dos Nomes, através de um sentido figurado significa respeitoso, venerável. Acho que são significados muito positivos! Entre as portadoras do nome Prisca podemos citar as seguintes figuras:
  • Prisca - imperatriz romana, esposa de Diocleciano;
  • Santa Prisca (também chamada Priscila) - jovem mártir que viveu no tempo de perseguição aos cristãos pelos romanos (século II d.C.);
  • Prisca - cortesã romana do século IV.


Talvez muitos desconheçam o fato de Priscila ser um nome bíblico, essa origem não é muito divulgada, mas Priscila está lá e faz parte do Novo Testamento. Ela era esposa de Áquila, e junto com seu marido, foi uma das primeiras divulgadoras do evangelho cristão. Era uma líder feminina do início da Igreja. Trabalharam junto com São Paulo e por ele arriscaram suas vidas. Priscila e Áquila são elogiados na bíblia por mostrarem excelentes obras cristãs e também por sua hospitalidade. São festejados em 8 de julho.

Dentro da língua inglesa, em sua versão Priscilla, tem sido usado desde a Reforma Protestante (início século XVI), sendo popular entre os puritanos. Nesse período aparece na obra A Rainha das Fadas (1596), de Edmund Spenser. Mais tarde, o nome continua presente na literatura através do poema The Courtship of Miles Standish (1858), do americano Henry Wadsworth. Priscilla Mullins, uma mulher bela e de espírito independente, é a personagem feminina principal, sendo a parte central de um triângulo amoroso. Nos Estados Unidos teve uma moderada popularidade entre os anos 40 e 50 e nos anos 80 e 90.

Mas o país onde Priscila teve a maior aceitação foi o Brasil. Pelos dados do IBGE, estima-se que existam 222 460 brasileiras assim chamadas. Nos anos 60 sua frequência era de 1 370 pessoas; nos anos 70 seus números subiram e passou a ser visto em 14 033 mulheres (talvez pela fama instantânea da linda Priscilla Presley, esposa de Elvis Presley). A alta dos anos 60 para os 70 foi grande, mas nada comparado ao que aconteceu nos anos 80 quando sua frequéncia dispararou e chegou a 110 973! Provavelmente essa explosão de popularidade aconteceu por causa da novela Sétimo Sentido, exibida em 1982 e sucesso absoluto de audiência. Nessa trama sobrenatural, a atriz Regina Duarte, no auge de sua carreira, interpretou duas personagens: Luana Camará e Priscila Capricce. Luana, moça tímida e discreta, tinha poderes paranormais e encarnava de forma mediúnica o espírito de Priscila Capricce, uma falecida atriz italiana. Priscila era extrovertida, sensual e esfuziante (o oposto de Luana). O nome Luana também ficou conhecido por conta dessa produção. O blog Regina Duarte, a Namoradinha do Brasil, tem uma postagem que fala sobre as personagens de uma forma mais detalhada e para ler basta clicar  aqui. Passada a euforia da novela, a frequência de Priscila foi aos poucos diminuindo e nos anos 2000 aparece em 18 499 brasileiras. No ano de 2015 foi registrado 105 vezes no estado de São Paulo. Não é mais um nome da moda, mas ainda marca presença.

Em Portugal sua aceitação é oposta à do Brasil, a impressão que tenho é que seja um nome apagado em terras lusas. A pronúncia portuguesa, algo próximo à Prishila, considerada por vezes pouco atraente, talvez seja a chave da grande diferença de popularidade entre os dois países( no Brasil se fala Prissila). Os números do SPIE confirmam a modesta presença de Priscila em Portugal: de 1920 a 1980, foi visto apenas nos anos de 1938, 1957, 1970, 1972, 1976, 1977, 1978, 1979 e 1980 e seus registros nunca foram mais que três. No ano de 2015 foi registrado apenas 9 vezes e em 2014, 7 vezes.

Se fez presente no universo dos programas infantis através da personagem Priscila, da TV Colosso (1993 a 1997) e com Priscilla Alcantâra, cantora e apresentadora do programa Bom Dia & Cia. No cinema foi título de um filme bastante conhecido: Priscilla, a Rainha do Deserto (1994).

Como referências podemos citar as atrizes brasileiras Priscila Camargo e Priscila Fantin.

Acredito que Priscila é uma escolha que foge do lugar comum, é até original para os dias de hoje.  Apesar de ter sido muito usado em uma época específica, não o considero datado, para mim ele não perde seu ar jovial. A internacionalidade é uma qualidade, é um nome facilmente reconhecido em diversos países. O início com a letra P o faz ganhar um certo destaque, já que essa letra não é usual em muitos nomes femininos. O fofíssimo apelido/diminutivo Pri é um atrativo a mais! É um nome de espírito alegre e radiante!

O que acham de Priscila?


Fontes consultadas:
ARPEN, Behind the Name, Heroínas da Cristandade, IBGE, IRN, O Livro dos Nomes (Regina Obata), Regina Duarte, a Namoradinha do Brasil, Wikipédia.

19 comentários:

  1. Gosto muito do meu nome e para ser bem sincera gosto mais ainda do meu apelido, todos que me conhecem logo me chamam por ele. Por sinal acho ele muito carinhoso!
    Gostei de todas as referências, não sabia dessas personagens, muito legal conhecê-las.
    Obrigada pelo lindo texto Patrícia! (Que por coincidência é o nome da minha irmã mais velha e foi quem escolheu o meu nome.).

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. bonito mesmo é o seu né? "Pilar", que nome horroroso kkk

      Excluir
  3. Não gosto,as acho piada a Prisca como apelido.

    ResponderExcluir
  4. Amo meu nome, Priscilla, os apelidos são fofos também: Prisca, Pri, Lila, Cilla. Realmente o nome é bastante popular no Brasil, já em Portugal não conheço nenhuma xará rs.

    ResponderExcluir
  5. Não é um nome que me encante ou cative. Mas acho-o muito mimoso :)

    ResponderExcluir
  6. Acho giro, mas sinto que muita gente poderia dizer Prixila..

    ResponderExcluir
  7. Priscila é um nome cheio de luminosidade, além de significados bonitos! sem dúvida é um nome encantador! conheço pouquíssimas

    ResponderExcluir
  8. Adoro esse nome, combina muito comigo, seus significados e apelidos, recordo do meu avô me chamando de Percilha s2.

    ResponderExcluir
  9. Oi Patricia, sua linda, tudo bem?
    Antes de mais nada, saiba que desde pequena me chamavam muito de Patricia, até hoje confundem Priscila com Patrícia, não sei o motivo. Isso acontece com você? Agora sim, amei saber que tem uma postagem para explicar a origem e o significado do meu nome. Realmente não conhecia a origem bíblica. Eu só sabia que era o nome da esposa do Elvis e li uma vez, que ele a chamava de Cila, por isso assino com esse apelido carinhoso no blog, risos.. Obrigada por colocar meu nome aqui também!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo acontece bastante, me chamam de Patrícia ou Paty kakaka

      Excluir
  10. Eu acho lindo ♡ mas minha irmã detesta e o Ivan estudou com uma garota no Colégio e disse que era meio doidinha! Eu lembro de Priscila,a rainha do deserto xD
    Acho um nome muito bonito! O apelido Pri, Sila ou cici são legais!

    ResponderExcluir
  11. Me chamo Priscilla e me sinto radiante com meu nome

    ResponderExcluir
  12. Não gostava do meu nome quando criança justamente por ser comum!
    Sempre era a única Priscila dos locais que frequentava!
    Hoje gosto do meu nome pelo mesmo motivo, quase exclusivo,se funde um pouco comigo,acabo emprestando da minha personalidade ao nome!

    ResponderExcluir
  13. Amo meu nome ❤️❤️❤️🙏🏼
    Principalmente por nunca achar facilmente alguém com o mesmo nome☺️☺️
    Era quase exclusivo🥰😅

    ResponderExcluir
  14. Amo meu nome, Priscila.
    Ele não é nada comum, quase não
    Começo menina Priscila e quando conheço acho estranho pq parece que esse nome só é meu kakaka

    ResponderExcluir