quinta-feira, 7 de julho de 2016

Alton


Hoje escrevo sobre um nome pouco conhecido, ou sem conhecimento dos lusófonos e que me chamou muita atenção. Alton é um nome geográfico de uma cidade do Estado do Texas (EUA) que fica localizada no condado de Hidalgo. A sua origem vem do inglês antigo e seu significado é cidade na nascente do rio. Ou seja, além de ser um nome geográfico, é um nome que em seu significado remete a natureza.

Alton é um nome que para mim tem a sonoridade equilibrada, com uma terminação forte -ton, mas com um curto comprimento, ou seja, por ele ser curto não o deixa ter uma sonoridade tão forte que os nomes da mesma terminação e longos têm. Falando em sonoridade, Alton não é de todo estranho aos nossos ouvidos já que lembra muito um nome bem mais conhecido por ter um artista batizado com ele, Dalton, que ficou conhecido pelo grande ator brasileiro Dalton Vigh. Ao meu ver Alton é bem mais moderno e bonito tanto graficamente como sonoramente que Dalton.

Para quem gosta de nomes bastante geográficos, bastante originais e que ao mesmo tempo possam remeter à natureza de alguma forma e que tenham outros pontos a favor, como a sonoridade, Alton é uma boa escolha. Para além disso, é bastante raro no Brasil, sendo a sua frequência de apenas 328 pessoas, segundo o IBGE.

O que acham deste nome? Já tinham escutado falar dele?

3 comentários: