quarta-feira, 25 de março de 2020

Elaine - Atendendo a Pedidos


Sempre gostei de Elaine. Sua sonoridade meiga, elegante e um tanto diferente muito me agrada. Depois de conhecer a sua história envolta em fortes tons de romantismo simpatizo ainda mais!

Elaine é uma antiga variação de Hélène, a versão francesa de Helena, nome de origem grega que significa tocha, chama. O francês Hélène foi importado para a Escócia como Elaine. Nas lendas arturianas Elaine de Astolat é uma princesa que se apaixona por Lancelot e sofre por seu amor não correspondido. Uma heroína romântica que morre por amor. Foi retratada em muitas obras de arte e versões de sua história aparecem em Le Morte d'Arthur (1485) de Thomas Malory e Idílios do Rei (1859) de Alfred Tennyson. Não era comumente usado em países de língua inglesa até o surgimento do épico arturiano de Tennyson, que ajudou a popularizar o nome.


Entrou no Top 100 dos Estados Unidos no início da década de 1920, permanecendo neste ranking por quase quarenta anos. Seu período de maior sucesso se deu entre os anos 20 até os 50, quando começou a declinar. Em 2018 ocupou a posição #634. É estimado que existam 257.917 Elaines em solo americano. No Canadá esteve em alta durante as décadas de 1930, 1940, 1950 e 1960.


Na França é raro. Para terem uma ideia, de 1900 até hoje apenas 306 mulheres foram registradas com esse nome no país. O ano em que recebeu mais registros foi em 1992 (20 nascimentos) e a média de idade de suas portadoras é de 36 anos. 


É muito popular no Brasil cravando a alta frequência de 257.073 portadoras, o que o eleva ao 112° nome mais popular do país (a grafia Helaine conta com frequência de 4.132 pessoas). Seu auge se deu na década de 1980, com posterior queda. É mais comum em São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Nos dados mais recentes divulgados pela ARPEN/SP Elaine angariou 18 registros no estado.


Em Portugal sua repercussão é fraquíssima pois apenas recentemente entrou na lista de nomes admitidos. Ainda assim conseguiu 8 registros em 2018.


Personalidades:

  • Elaine Cristina, nome artístico de Júlia Sánchez - atriz brasileira;
  • Elaine Mickely - atriz brasileira;
  • Elaine Paige - atriz e cantora inglesa;
  • Elaine de Jesus - cantora gospel brasileira;
  • Elaine May - diretora de cinema, roteirista e atriz americana.
Na ficção:
  • Elaine Benes - personagem da série Seinfeld.
Elaine talvez seja uma das variantes de Helena menos intuitivas, mas não menos interessante. É um daqueles nomes com ar "anos 80" que poderiam ser resgatados. Seu significado luminoso o faz mais reluzente e seu apelo romântico confere lirismo e poesia. 

Qual a sua opinião sobre Elaine?

Fontes Consultadas:
Behind the Name, ARPEN/SP, Nameberry, Le Journal des Femmes, Names Org, IBGE, IRN, Wikipédia.

5 comentários:

  1. Conheço algumas "Elaines" e "Elianes" também. Todas da década de 80. Para mim é um nome neutro...mas devo confessar que prefiro a pronúncia inglesa de Elaine. Não que eu não ame o português, apenas gosto mais da pronúncia deste e de alguns outros nomes em inglês.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Elaine é fluido e feminino, conheço algumas. Não me enche os olhos.
    Eliane é bem comum por aqui. Todos derivados de Helena, certo?
    prefiro a raiz: Helena, acho mais bonito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só Elaine é derivado de Helena, Eliana deriva de Hélio, não tem relação com Elaine e nem com Helena. No post tem mais explicações

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2017/01/elianaheliana.html?m=1

      Excluir
  3. Acho um nome bem bonito e delicado, não conhecia a história.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, conheço muitas "Elaines" e são pessoas maravilhosas, repletas de vida e carisma. Achei curioso o baixo índice de Elaine na França, pois esse nome tem um toque francês.

    ResponderExcluir