segunda-feira, 23 de março de 2020

Qual é o melhor nome - Álvaro vs. Estêvão


Ora aqui está um duelo que me agrada imenso e que já queria trazer há muito tempo para o Blog. Sou fã assumida de ambos os nomes. Para mim tanto Álvaro como Estêvão são nomes elegantes, super bonitos, cheios de história... um encanto! Tenho-os na minha lista e vejo-me facilmente a usá-los. 

Álvaro é um nome de origem germânica e significa elfo guerreiro e Estêvão é um nome de origem grega que significa coroa

Em Portugal, em 2018, Álvaro foi alvo de 35 registos e Estêvão conseguiu 10 registos. 

No estado de São Paulo, em dados mais recentes divulgados, Estêvão obteve 161 registos enquanto houve 127 meninos registados Álvaro

Portanto, em Portugal apreciamos mais Álvaro, mas no Brasil Estêvão atualmente é mais usado. Mesmo assim, os registos são poucos, e existe um grande espaço de manobra para se ouvir mais nomes tão bonitos como Estêvão e Álvaro em ambos os países. O meu voto vai para Álvaro. Qual é a vossa escolha?

Fontes Consultadas:
O BLOG DOS NOMES, IRN, ARPEN/SP.

12 comentários:

  1. Gosto dos dois nomes. Ambos são bonitos e elegantes. Existem santos com os dois nomes e isso me agrada, pois sou católica.
    Para esse duelo, fico com Estêvão, por me agradar um pouco mais e por causa da história de Santo Estêvão,o primeiro mártir.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Para mim, Estevão parece um sobrenome. Álvaro é ma ra vi lho so. ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu acho o nome Estevão muito elegante! Acho um nome nem marcante e difícil de esquecer !

    ResponderExcluir
  4. Antes de mais nada, que fofos os babies da foto! 🥰 Não conheço nenhum Álvaro, mas gostei bastante do significado do nome. Bem interessante e desconhecido pra mim até então. Em compensação, não sei se disse aqui, mas sou diretora de creche, então conheço muitas figurinhas com nomes adversos! E conheço um Estevão! Ele é um figurinha e o significado do seu nome é bem diferente do que eu pudesse imaginar! Adorei! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Estou com você. Álvaro me chama mais atenção. O significado de ambos é lindo mas Álvaro tem até uma sonoridade mais agradável para mim. E não sei porque mas prefiro nomes mais agudos, com sons abertos, acho mais imponente.

    ResponderExcluir
  6. Acho que não usaria nenhum dos dois, mas entre eles preferiria Álvaro - devo admitir que mais pelo significado do nome do que pelo nome em si!

    ResponderExcluir
  7. Amo o nome Estêvão e tem um lindo significado, principalmente porque sou cristã.

    ResponderExcluir
  8. Tenho um Estêvão com 7 anos por isso sou suspeita 🙈

    ResponderExcluir
  9. Tenho um Estevan, e amo o jome Álvaro!

    ResponderExcluir
  10. Gosto de Álvaro mas amo Estêvão💙

    ResponderExcluir
  11. Melhor que escolher um destes nomes para um filho é escolher ambos para IRMÃOS! Sempre vi estes dois nomes com a mesma pegada: nomes fortes, elegantes e com presença! Gosto de Álvaro, mas confesso que já gostei bsm mais. Estêvão ganha meu coração não é de hoje! É o meu preferido, o nome que me fascina! Mas penso sim num par de irmãos Álvaro e Estêvão. Seria maravilhoso!

    ResponderExcluir
  12. Gosto de Álvaro, mas Estêvão ganha meu coração, não só pela sonoridade mas também pela história de Santo Estêvão, tão importante para o Cristianismo. Amo esse nome!

    ResponderExcluir