sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Quézia/Késia - Atendendo a Pedidos


Vamos ser sinceros? Quantos nomes iniciados por Q poderiam entrar nas listas de preferências da população? Quantos são realmente usáveis? Poucos, é verdade, mas Quézia é um exemplo de que quantidade não é sinônimo de qualidade. Forte e distinto, diria até que é um nome intrigante. Também vamos abordar Késia, a grafia mais frequente no Brasil. Quézia, nome de beleza rara, quase exótica, emana um certo ar campestre que combina com seu doce aroma de canela.

A origem de Quézia vem de Qetzi'ah, o termo hebraico para Cássia (Cinnamomum cassia), a árvore de especiaria usada para produção de canela. Desde tempos muito antigos sua madeira aromática é utilizada na composição de preparados perfumados e por isso, além de canela, também é atribuído à Quézia o significado de fragrância ou perfume

No Antigo Testamento Quézia é uma das três filhas de , conhecidas por sua beleza e formosura. foi um homem que passou por muitas provações e sofrimentos, suas filhas nasceram como uma bênção após o periodo de tormentas. Deus curou de suas feridas, possibilitou seu retorno das cinzas e fez com que os nomes de suas filhas remetessem para  a restauração de sua vida. "À primeira filha deu o nome de Jemima, à segunda Quézia e à terceira Quéren-Hapuche" (Jó 42:14). A saber: Jemima significa pomba, o símbolo da paz, Quézia, como já vimos, evoca o perfume de canela, e Quéren-Hapuche significa olhos que brilham, ou seja, todas transmitem qualidades de sublime beleza. Outro fato interessante sobre as filhas de é que elas simbolizam a igualdade feminina, uma vez que receberam a herança de seu pai, fato incomum na época, quando os direitos das mulheres eram praticamente inexistentes.

Outros Idiomas: Keziah (inglês), Kéziah (francês), Cesia (espanhol), Chezia (italiano)

Variantes: Quésia, Kézia, Késia, Késiah

Diminutivos: Kizzie, Kizzy (inglês)

No Reino Unido, na variante Keziah, atualmente é raro, mas foi comum durante a época vitoriana. Sua mais recente participação no ranking inglês data de 2001, na posição #493. Nos Estados Unidos é usado desde o século XIX, porém é pouco visto. A obra literária The Dreams in the Witch House (1932), do escritor americano H.P. Lovecraft, inclui uma personagem chamada Keziah Mason.

No Brasil Quézia é o nome de 5.996 pessoas, começou a ganhar registros na década de 1950 e desde então apresenta curva ascendente que atinge seu pico máximo nos anos 2000, ou seja, é um nome bíblico que está sendo redescoberto pelos brasileiros. O estado de Roraima é o local onde há maior concentração de Quézias. Mas é a grafia Késia a mais usada: sua frequência é de 22.621 pessoas em todo o país. Outras variantes e suas respectivas frequências: Kézia (9.425), Quésia (7.163), Keziah (60), Kesiah (34). Assim como Quézia, todas as grafias apresentam maior popularidade durante os anos 2000. Em São Paulo, no ano passado, Quézia foi registrado 23 vezes, Késia recebeu 34 registros e Kézia foi a escolha de 21 famílias. Kesiah marcou presença com 2 registros enquanto Quésia e Keziah obtiveram 1 registro cada.

Apenas a partir do final de 2017 Quézia passou a fazer parte da lista de nomes admitidos de Portugal - e também Quésia, Késia, Kezia e Keziah, e possivelmente por esse motivo seus registros antigos no país são nulos. Em 2016 Quézia não foi registrado, mas Késia angariou 1 registro e Kezia também foi registrado 1 vez. Já em 2015 Quézia conquistou 2 registros, enquanto Kesia e Kezia tiveram 1 registro cada.

Personalidade:
  • Quézia Carvalho - cantora gospel brasileira.
A grafia Quézia é marcante, um tanto rústica, ideal para quem gosta de nomes com forte personalidade. Já Kézia ou Késia são mais leves e remetem para nomes internacionais. Quézia e todas as suas variantes possuem apelo religioso e podem ser originais escolhas para quem procura nomes do Antigo Testamento. A ligação com a paternidade, com a volta da felicidade de seu pai, é outro belo aspecto que o nome Quézia nos traz.

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Mis Apellidos, Nameberry, Nomes Bíblicos, SPIE, Super Gospel, Wikipédia.

39 comentários:

  1. Muito obrigado, Patrícia!!! Agradeço imensamente!Amei!!! Késia é o nome da minha sobrinha! Considero o significado do nome lindo tbm e muito feminino. Eu li em um site que a cor do cabelo delas simbolizava as três fases da vida Jó,tendo a Quezia cabelos escuros, o que faria alusão a época da provação de Jó. Minha sobrinha é um misto de "dark" com feminilidade - pode ser que o nome influenciou! XD
    Do velho testamento, a história de Jó é a que eu mais gosto, depois da história de Hagar e Ismael no deserto, pois tbm tem uma simbologia incrível, ja que de escrava virou mãe de multidões e Deus a ouviu no deserto e desde dali Deus mostra que tinha planos não só para o povo "hebreu".
    Dos três nomes das filhas de Jó, Quezia/Késia é o mais utilizado (e bonito rs), mas tbm tenho gosto pelos outros tbm. Todavia em uma novela turca que passou na Band (mil e uma noites), Quéren era nome masculino!
    Obrigada novamente!!! Vou mostrar para minha sobrinha!
    Parabéns pelo blog! É sensacional!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Fernanda! Mais uma vez obrigada pelo carinho 💜 Beijinhos na Késia 😙

      Excluir
  2. Que bacana! É um nome muito difícil de encontrar, só vi até hoje em uma pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente n achei 3 pessoas com o meu nome KEISA procuro no google e sempre acho KÉSIA ou augo do tipo parecido

      Excluir
  3. Oi Patrícia
    Que interessante!
    Adorei o significado deste nome tão diferente.
    Gosto mais da grafia com K
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei saber mais sobre o nome, tenho uma amiga chamada Quézia(vou mostrar pra ela seu post haha). Realmente é difícil de encontrarmos nomes com Q. Adorei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou grávida e já escolhi o nome da minha princesinha vai ser Ana Quézia ❤️ .... Eu achei lindo com o Q ... É diferente , mas é a escrita correta da Bíblia

      Excluir
  5. Olá Patrícia, cada vez o mundo está mais distinto e, aberto à imaginação. Talvez, há muitos anos atrás a diversidade das coisas e, fatos poderia-se considerar um "tabu". Hoje em dia é muito frequente.
    Isto para dizer que, gosto imenso de ter conhecimento deste tipo de posts que ensina-nos significados e, faz-nos ver as coisas de forma diferente ;)

    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ah... Um nome perfumado! 🌼🌷
    Uma das melhores inspirações. Acho muito legal. Conheço algumas e por curiosidade, todas são evangélicas.

    ResponderExcluir
  7. Quézia parece nome de aroma de perfume. Eu gosto de nomes distintos, não nomes estrangeiros, mas nomes fortes assim que se destacam na multidão. Interessante este Blog voltado para o assunto específico. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante o post.Assim como cada nome tem sua história,algumas realmente nos chama bastante atenção.Acho lindo nomes bíblicos ou de caráter Europeu.E por coincidência um dos meus autores favoritos é Howard P.Lovecraft(citado no texto).Nomes de época são bem marcantes e trazem consigo características que podem dizer muito na personalidade da pessoa.Parabéns,Muito Bacana seu post!

    ResponderExcluir
  9. Quanto às grafias Kessia, Kécia, Quéssia e Quécia são apenas formas derivadas das variantes?

    ResponderExcluir
  10. A cada post do blog mais encantada eu fico com a tua disponibilidade para pesquisar nomes, significados, grafias, origem... Parabéns!
    Desconhecia o fato de Quézia vir de Cassia e que por conseguinte diz respeito a árvore da Canela. Muito legal conhecer mais este detalhe!

    ResponderExcluir
  11. olá!
    Que curioso o significado de Quezia e a história desse nome, nunca imaginaria que a origem era do nome Cassia.
    abraços.

    ResponderExcluir
  12. Buongiorno...
    Nossa, nunca tinha ouvido falar e nem imaginava que houvesse nomes a partir de outros, assim como este, a partir de Cássia. Esse eu conheço, até porque tinha amigas devotas de Rita de Cássia e estive na cidade de Santa Rita do Passa Quatro.
    Mas Quezia, não conhecia e é bem diferente.

    Adorei a curiosidade e descoberta.
    bacio

    ResponderExcluir
  13. Quanto a sua pergunta do início do post, sem ler o restante, só veio a minha mente Quézia. Achei o significado do nome muito bonito, seria um nome que colocaria em uma filha caso tivesse. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Realmente nomes começados com Q são bem raros eu só conheci uma Quênia, como o país africano. Gostei muito de Quénzia, bem exótico, e até sinto o cheiro de canela ao falar o nome.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Primeiramente, parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa sobre esse nome tão incomum e com um significado tão marcante!
    Seu post me despertou curiosidade logo que vi o título pois eu tenho uma amiga que se chama Quézia (como o da cantora *-*) e sempre achei o nome dela singular. Gostei mesmo de aprender mais sobre este nome (vou até mandar o link do seu post pra ela :D)
    Ah, e valeu pela indicação do livro. Quero muito ler as obras do Lovecraft e acho que já sei por onde começar *---*
    Beijinhos e boa semana.
    Isabelle - https://livrosgatoscafe.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu conheci uma Quezia.
    Seu trabalho de pesquisa em cima dos nomes é simplesmente fantastico, eu fico apaixonada toda vez que venho aqui!!
    Gostei das origens do nome e das variações. Ficou maravilhoso!!
    Parabéns pelo trabalho lindo!

    ResponderExcluir
  17. Tenho duas amigas uma Quezia e outr Késia! Sempre aprendo muito por aqui...
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Oi Patricia. Mais um nome que desconhecia. Confesso que não é um nome que colocaria numa filha, no entanto gosto de como soa. Quanto à grafia, gosto muito mais de Quézia que de média.
    Parabéns pelo excelente trabalho. Não me canso de ler e reler seus posts.

    ResponderExcluir
  19. Amo meu nome e seu significado. Obrigada por divulgar esse nome, ainda tão pouco conhecido.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite. Gostei muito de saber o significado,minha esposa se chama Quezia com escrita original rsrs não que as outras não sejam. É que realmente minha esposa faz jus ao seu nome. Agradável como perfume é forte como seu nome. Obrigada pela explicação!😉

    ResponderExcluir
  21. Gostei do post! Poderia ter um sobre Jemima também...:)

    ResponderExcluir
  22. Amei aprender mais um pouco sobre o meu nome,tenho muito orgulho de se chamar Quézia...tchal bjs 😘😘😘

    ResponderExcluir
  23. Meu nome é Kesya e o da minha irmã Kenya, eu detesto esses nomes, se eu pudesse trocar com certeza trocaria. :/ Concordo com você, nasci no ano mencionado no post e quando eu tinha por volta de uns 4-8 anos o pessoal ainda ficava espantado com esse nome, alguns achava bonito, diferente, tinha gente que não sabia nem como pronunciar, hoje em dia já é bastante conhecido mas naquela época não era.

    ResponderExcluir
  24. Meu nome S2...S2...
    Quando criança não gostava por ser tão incomum, mas hoje gosto do meu nome.
    O meu se escreve Késia.
    Amei o texto!

    ResponderExcluir
  25. Meu nome é Quésia eu amo meu nome

    ResponderExcluir
  26. Minha filha vai ser kesiah

    ResponderExcluir
  27. Meu nome é kezia até agora não conheci ninguém com o mesmo nome escrito dessa forma

    ResponderExcluir
  28. Quando criança, não gostava do meu nome, por ser diferente. Hoje, amo meu nome, e faço questão que escreva corretamente 🤭
    Por coincidência (ou não)kkk a grafia que mais gosto foi a que meus pais escolheram: Quezia 😍
    Amei o post

    ResponderExcluir