sábado, 16 de janeiro de 2016

Cláudia - Convidado do Blog


Já faz algum tempo que a nossa rubrica Convidado do Blog está parada, mas hoje voltamos em grande, com um nome intemporal, e que certamente todos conhecemos, o primeiro post do nosso recente membro, Joel Moreira:

Cláudia é o primeiro (espero eu de muitos) nome que vos apresento neste blog. Como minha primeira publicação, o nome escolhido teria de ser algum com que me identificasse e/ou me despertasse particular atenção ou estima. Escolhi, por isso, o nome de uma das minhas melhores amigas; Cláudia, feminino do nome Cláudio, tem origem no latim Claudius que significa: coxo, manco.

Os primeiros registos da utilização deste nome localizam-se na Roma Antiga como nome de uma família romana ilustre, cujo patriarca era coxo, e de onde saíram dois imperadores: Cláudio I e Cláudio II. Alguns consideram que o nome serviu em tempos para designar uma pessoa que possuísse algum problema físico e foi bastante comum na Idade Média, entre as famílias cristãs. A forma feminina surgiu na França no século XII como Claude e na Inglaterra durante o século XVI, como Claudia, sem o acento agudo com o qual é mais comum atualmente, escrevendo-se Cláudia, ambos coexistindo nos registos brasileiros e portugueses.

Há uma mulher assim chamada citada na Bíblia. Trata-se de uma cristã, provavelmente romana, que envia saudações a Timóteo. O nome é mencionado apenas uma vez, em uma passagem localizada no Novo Testamento.

Na numerologia, as pessoas designadas com o nome Cláudia possuem o número seis como expressão, o que lhes atribui um amor à liberdade e à necessidade de diversidade e mudanças. Possuem pensamentos progressistas, e são em norma perfecionistas, criativas e com um instinto característico que as identifica com o mundo da arte. Mulheres práticas, conseguem sair-se bem tanto nas responsabilidades do lar, quanto em ambientes profissionais, devido ao equilíbrio e diplomacia do seu carácter.

Em Portugal, no ano transacto de 2015, o nome foi utilizado sob três derivações distintas, com um total de 33 registos: Cláudia (29 registos), Claúdia (3 registos) e Claudia (1 registo). No Brasil, especificamente no estado de São Paulo, o nome foi registado em 30 nascimentos (5 sob a forma de Cláudia e 25 como Claudia), não existindo no ranking do BabyCenter Brasil.

Personalidades famosas com o nome Cláudia/Claudia:
  • Cláudia Borges – modelo e apresentadora portuguesa;
  • Cláudia Jacques – figura pública portuguesa;
  • Claudia Leitte – cantora brasileira;
  • Cláudia Raia – atriz brasileira;
  • Claudia Schiffer – modelo alemã;
  • Cláudia Semedo – atriz e apresentadora portuguesa;
  • Cláudia Vieira – atriz portuguesa.

Em termos pessoais, este é um nome com o qual me identifico e simpatizo, muito por causa da sua sonoridade enfática, apesar de não se encontrar na minha lista de preferências para nomear um filho.

Qual é a vossa opinião sobre este nome?

11 comentários:

  1. Confesso que nunca fui a maior fã de Cláudia, mas acho-o um bom nome. O facto de se estar a tornar pouco usado é ótimo no sentido em que se tornará num futuro um nome praticamente exclusivo. Mas já imagino lá no final do século uma família a escolher este nome para a bebé e a sociedade a cair-lhe em cima com um habitual argumento: "é nome de velhinha!".

    Cláudia lembra-me imenso o Império Romano e equiparo-o, nesse sentido, a Otávia, que acho tão giro e imponente também! Acho que são dos nomes mais giros que chegaram até nós desse tempo :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post. :)
    Eu gosto muito do meu nome, Claudia. Forte e divertido, mas que agora é um pouco datado em Portugal. Contudo isso não me incomoda minimamente, como vivo fora de Portugal recebo muitas vezes elogios pelo nome. Só é pena realmente o significado ser tão feio, e agora fiquei a saber que era até usado para pessoas com deficiências físicas. Mas mesmo assim não me importo. Gosto de saber as origens dos nomes sejam histórias bonitas ou menos bonitas.
    O que me agrada mais no meu nome é a sonoridade, que é tão diferente.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto do nome Cláudia, a sonoridade forte tem presença. O fato de ser internacional é um ponto positivo, a meu ver. Tenho a impressão que seu período de auge no Brasil foi entre os anos 60/70. A referência do nome Cláudia pra mim é a personagem do filme/livro Entrevista com o Vampiro, que tanto gosto.

    ResponderExcluir
  4. Ah adoro esse filme e a personagem Claudia tambem. :) Outra Claudia famosa é a Claudia Cardinali, ouço sempre referências a ela e à Shiffer quando digo o meu nome a alguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, a Claudia Cardinale, bem lembrado! Meu pai a conheceu quando ele trabalhava em um grande hotel no Rio e ela veio ao Brasil. Ela estava no auge nessa época, muito linda!

      Excluir
  5. não gosto nada desse nome.
    Bom post!

    ResponderExcluir
  6. Eu acho Cláudia um nome perfeitamente normal, embora tenha sido usado em uma determinada geração com mais ênfase, não impede de ser usado agora. Era o nome da minha prima favorita, que infelizmente faleceu aos 15 anos em uma acidente de carro, então tenho imenso carinho por esse nome. Tragicamente, acho péssimo esse significado, e não cogitaria por isso. Gosto de Ana Cláudia como composto, e esse sim, talvez usasse.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do texto, parabéns. Muitos dos factos aqui relatados foram uma surpresa para mim. Faltou falar na ameixa Rainha- Cláudia. A Rainha cláudia viveu em França entre 1499 e 1524, era uma mulher baixa muito feia, e defeituosa. As irmãs Ana e Maria Bolena foram suas damas de companhia. Cláudia não teve uma vida fácil na corte e morreu muito jovem, e o facto de ser tão feia não ajudava. Cláudia é lembrada num certo tipo de ameixa, desenvolvida em França, de tamanho pequeno e muito doce.

    ResponderExcluir
  8. Não gosto, e acho bem datado.

    ResponderExcluir