sexta-feira, 3 de maio de 2019

Nomes da Série José do Egito - Atendendo a Pedidos



Atendendo ao pedido de uma querida ex-escritora do blog, Luinara Menezes, apresentamos mais um post sobre nomes de uma produção da Record TV, a série José do Egito.

Esta série foi ao ar em 2013 e teve uma boa recepção do público, sendo a quarta série bíblica produzida pelo canal, ainda antes do mega-sucesso Os Dez Mandamentos (que já teve direito ao seu próprio post no blog). A minissérie narra a história de José, filho de Jacó e da sua esposa favorita, Raquel. A custa de ciúme por parte dos irmãos, José foi vendido como escravo no Egito e lá, depois de anos a trabalhar com honradez, se tornou governador ao decifrar os enigmáticos sonhos que o faraó Apopi tinha vivenciado. Veio então a escassez, a fome e os irmãos de José, sem saberem que era o irmão que governava o Egipto, foram pedir ajuda e José os ajudou. Ele se revelou, para grande choque dos irmãos, mas não antes de os aprisionar. No fim os irmãos pediram perdão e viveram todos juntos desde então. Com o passar dos séculos aquele povo, descendente de José, passou a ser escravizado até que Moisés os libertou e levou os restos mortais de José de volta para a Terra Prometida.

A história de José é muito linda e o que contei foi só o essencial mesmo, toda a trama é repleta de muita intriga e fortes emoções, como são quase todas as histórias bíblicas. 

Eu conheci esta história primeiramente por uma minissérie americana e mais tarde li na Bíblia, não vi a novela da Record TV, mas se voltar ao ar vou tentar ver porque me parece muito bonita também e uma adaptação fiel.

Segue então a lista das personagens de José do Egito:

  • José (m) - aquele que acrescenta;
  • Azenate (f) - significado desconhecido;
  • Simeão (m) - aquele que ouviu;
  • Sati (f) - verdadeira;
  • Hapu (m) - significado desconhecido;
  • Tany (f) - significado desconhecido;
  • Apopi (m) - significado desconhecido;
  • Potifar (m) - aquele que foi dado por Rá;
  • Pentephres (m) - significado desconhecido;
  •  Ruben (m) - eis aqui um filho;
  • Bila (f) - tímida;
  • Diná (f) - aquela que foi julgada;
  • Siquém (m) - significado desconhecido;
  • Jacó (m) - aquele que sucede;
  • Lia (f) - cansada;
  • Judá (m) - exaltado, louvado;
  • Elisa (f) - Deus é o meu juramento;
  • Tamar (f) - tamareira;
  • Onã (m) - significado desconhecido;
  • Er (m) - significado desconhecido;
  • Levi (m) - ligado, unido; 
  • Benjamim (m) - filho do sul, filho da mão direita;
  • Zilpa (f) - fragilidade;
  • Gibar (m) - significado desconhecido;
  • Seneb (m) - significado desconhecido;
  • Nekau (m) - significado desconhecido;
  • Hamor (m) - significado desconhecido;
  • Mara (f) - amarga;
  • Manassés (m) - aquele que está entregue ao esquecimento;
  • Kedar (m) - significado desconhecido;
  • Selá (m) - significado desconhecido;
  • Issacar (m) - recompensa;
  • Zebulom (m) - príncipe;
  • Aser (m) - feliz, abençoado;
  • Gade (m) - significado desconhecido;
  • Naftali (m) - a minha luta;
  • (m) - juiz;
  • Naamá (f) - agradável;
  • Jetur (m) - significado desconhecido;
  • Mitri (m) - significado desconhecido;
  • Hira (m) - diamante;
  • Rebeca (f) - rede, corda ou amarra;
  • Thot (m) - significado desconhecido.

Como sempre os nomes bíblicos me encantam e estes nao fogem à regra. Gosto particularmente de JoséLia, LeviJudá, Tamar e Hira.


O que acharam dos nomes apresentados?


Claudia Barata


Fontes Consultadas:

Behind the Name e Wikipédia.

19 comentários:

  1. Essa lista tem o meu queridinho Benjamim, o meu nome masculino favorito.
    Prefiro a grafia Asher a Aser, e, nesta grafia, também é um dos meus nomes favoritos.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Que novela linda! Gostava que passasse aqui em Portugal! Adoro histórias bíblicas e essa deve ser bem incrível! Adorei o nome Hira e Sati :)

    Beijinhos, Brenda

    ResponderExcluir
  3. Ai, meninas, deixa eu fazer um adendo na história de José - pois é A a segunda que eu mais gosto no antigo testamento - pois ensina muito sobre família (a minha preferida é a de Ismael e Hagar). Talvez, quase ninguém vai concordar comigo rs. Ah, e eu não vi a novela da Record. Bom, na verdade, toda essa história aconteceu por causa da predileção de filhos algum tempo atrás feita por Isaque e Rebeca (entre Esáu vs. Jacó) e isso se repetiu depois com José (já que era o primeiro filho de Raquel...outra personagem bem ruim na bíblia - pois nessa época Jacó estava com os olhos voltados na carne, mas depois ele reconhece Lia como sua mulher verdadeira - por isso a bíblia fala que "vã é a formosura" e a mulher temente a Deus que edifica o seu lar - se referindo a Lia)... bom, isso cria sim uma animosidade: um filho é o "olheiro/vigia" e ganha um túnica lindíssima, enquanto os outros se matam de trabalhar e o filho preferido faz o papel de "x-9" e o pai sempre briga com eles (alguns deles tinham mesmo a personalidade contestável, como Rubens e Simeão, como no episódio envolvendo Diná e pelo fato de Rubens ter tido relação com uma concubina do pai, a Bila - sobre Bila eu só penso na elefanta Bila Bilu da Xuxa e é o apelido da sogra do meu irmão kkk). Voltando...além dos sonhos de José que sempre via os irmãos encurvados diante dele (tipo, como não despertar ciúmes ou achá-lo um babaca?! Há bençãos que não se deve compartilhar, justamente para não causar ressentimento ou amargura, foi falta de diligência dele, que queria sempre se mostrar - bom mas isso tbm fazia parte dos planos de Deus). Era função de Jacó como pai ensinar o amor fraternal e amar todos os filhos de forma igual (e não o fez, repetindo os erros de Isaque, seu pai), mas ele mesmo não era tão temente a Deus assim, mas desafiava a Deus, através de partículas como "se" (se o Senhor permitir voltar para minha terra, aí sim te adorarei - barganha né - por isso Israel é aquele que luta com Deus - algumas interpretações dizem que lutou com Samael e não com Deus...outras colocam como se fosse um anjo pura e simplesmente)...Bom, a venda de José, escravidão, prisão serviram para quebrar o "orgulho" dele e também para trabalhar/moldar a personalidade, de forma que ele se tornasse um grande homem usado por Deus e entendesse que tudo de ruim na vida da gente tem um propósito e pode servir para um fim maior no futuro (salvação da sua família da fome). Bom, Jacó cometeu outro gravíssimo erro, antes da sua morte, ao passar a benção somente para um dos filhos de José, o mais novo - o Efraim (contrariando a tradição na época, que seria para o mais velho - na minha opinião, a benção deveria ser repartida igualmente de forma a ensinar a paz e harmonia entre os irmãos), por isso "Manassés",o mais velho é "aquele entregue ao esquecimento"...com velho hábitos e clima de favoritismo não tem como despertar laços de união familiar. Por isso, as 12 tribos eram deveras brigonas e quase dizimaram por completo a tribo de Benjamin. Ah! lembrando que a linhagem de Jesus veio de Judá com a sua nora, a Tamar rs (ele era o 4.º filho de Lia e a promessa dele de trazer Benjamin de volta foi linda) e o nome de José não consta nas 12 tribos, mas sim a de seus dois filhos (pois Levi também foi retirado como parte das tribos, para servir ao sacerdócio).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirando essas considerações mega resumidas, eu gosto muito dos nomes: Lia (eu gosto por causa da personagem bíblica)! Sobre Tamar, eu gosto de Tamiris (que acho que é uma derivação). Eu amava o nome Rebeca até minha mãe dizer repetidamente "cara de meleca", mas ainda acho "Becca" um encanto, além de ter significado africano próprio (profetiza). Já que estamos falando da novela, tbm gosto de Elisa. Hira parece nome japonês rs lembra Kira, Lira - então, eu o vi como feminino XD (igual Laís né, acho que era masculino antes - era nome de cidade no antigo testamento). Dos nomes masculinos: eu gosto de Dã (Dan)- ele representa o signo de capricórnio XD (há toda uma ligação das tribos com zodíaco), também gosto de Benjamin (apesar de super utilizado). Sobre Mitri - eu prefiro Mitras (foi um deus super cultuado no império romano e a história dizem que parece a de Hórus e Jesus) - sempre tem a imagem de um moço segurando o boi pelo chifre XD e o mitraísmo nasceu na Índia, salvo engano (https://pt.wikipedia.org/wiki/Mitra%C3%ADsmo). Sobre "Selá" é muito utilizado em Salmos tbm, achei a informação no wikipédia que pode ter a ver com "amém" ou "para sempre" (https://pt.wikipedia.org/wiki/Sel%C3%A1_(express%C3%A3o_b%C3%ADblica), mas não é usável hoje em dia né rs . Voltando, também gosto de Levi (antigo nome de Mateus no velho testamento, dizem que o nome foi alterado por causa da numerologia cabalística) e também gosto de Judá (um parecido que amo e é indígena é Rudá) e José! O problema de Aser e até mesmo Asher - é que para nós brasileiros lembra Axé (gênero musical XD), o problema todo está na pronúncia do nome aqui, mas até que gosto...Gostei do post! Parabéns, Claudia! Bom final de semana a todos! Beijos!!!

      Excluir
    2. Digitei errado ali quando me referi a Mateus - era no novo testamento XD

      Excluir
    3. Tamiris e Tamar (ou Tamara), não têm ligação, são nomes de origens e significados distintos. Tamiris é um nome mitológico grego, no post sobre ele tem mais detalhes:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2018/04/tamiris-atendendo-pedidos.html?m=1

      Excluir
    4. Eu jurava que tinha haha, pq vi em outro blog, relação com palmeira, por isso não dá pra confiar em outro blog que não seja o de vocês! Obrigado :) vou ver o link ^^

      Excluir
  4. José, Lia, Raquel e Benjamim acho nomes lindos e com uma boa sonoridade. Não sou apegada a nomes bíblicos, mas curtos saber os significados, tanto que quando escolhi o nome do meu filho consultei o significado para ter certeza de que não era nada de negativo, rsrs.

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti a novela da record, acompanhei todos os capítulos.
    Os nomes Levi e Rebeca São meus preferidinhos os demais apesar dos significados eu não escolheria,para nomear um filho nos tempos de hoje.

    ResponderExcluir
  6. Blog dos nomes �� super curti!
    Aser foi meu nome queridinho ��
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. adorei o blog e o texto, são nomes muito vistos por aq né? não imaginava a origem, e eu assisti a novela da record :D

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito da história de José!!! Não conheço crianças com esse nome, será que não teremos José no futuro...UM nome que carrega uma história muito forte, de luta, de vitória...
    Parabéns pelo post...

    ResponderExcluir
  9. Realmente a história de José é muito linda, quando leio na bíblia me emociono, muito legal saber os significados dos nomes, da lista só sabia que o significado de Mara é amarga, acho importante saber os significados dos nomes, muito bom conhecer os significados dos nomes bjs.

    ResponderExcluir
  10. Essa produção da Record tem nomes bastante diferentes. Gosto do nome José e do significado.

    ResponderExcluir
  11. Acho o nome de José e Tamar, Rebeca, lindos são os que mais conheço sendo usados, adorei saber que esses nomes bíblicos estão aqui no Blog dos Nomes ...O José do Egito foi uma minissérie brasileira, da Record, eu assisti assistir alguns trecho no YouTube porque eu não tenho um canal para o Brasil. Eu assisto o filme na TV aqui no Japão.
    José disse a seus parentes que o sol, a lua e as estrelas se curvavam diante dele, o que irritava não apenas seus irmãos, mas também seu pai, pois os sonhos de José transmitiam uma mensagem de que ele seria o mais importante da família, algo inadmissível para um jovem. no momento. Desconfortável, os irmãos de José passaram a chamá-lo sonhador e tramaram sua morte, mas desistiram, e decidiram vendê-lo a um comerciante de escravos.é uma passagem na vida de José tão bonita que dá vontade conta de toda a história....

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por atenderem ao meu pedido. Amo essa minissérie e é, sem dúvidas, uma das histórias mais lindas da bíblia. Meus nomes favoritos dessa história são: José, Selá, Levi, Benjamim e Lia.

    ResponderExcluir
  13. Que ideia brilhante de listar os personagens da novela José do Egito. Achei muito curioso o significado da maioria, como por exemplo, Levi, que além de ser um nome, leve, suave de se pronunciar, significa ligado, se pararmos para pensar, tem uma conexão lógica.

    ResponderExcluir
  14. Eu amo a história de José.Li na Bíblia e tbm já vi essa novela de José na Record. Gostei de saber mais sobre os significados dos nomes. Acho muito bonito nomes bíblicos.Meus preferidos sao Lia, José, Benjamim e Elisa.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Nomes bíblicos tem significados ótimos, eu não assisto a novela, mas quero conferir a história de José. Irei ler muito em breve! ótimo post!

    beijos!

    ResponderExcluir