quinta-feira, 2 de maio de 2019

Luján - Atendendo a Pedidos


Os nomes hispânicos, de um modo geral, possuem muita energia e grande personalidade. Luján é um desses exemplos: expressivo, marcante e de sonoridade característica da língua espanhola, onde o j tem som de r (sua pronúncia é "Lurrán", para ouvir clique aqui). Possui ainda uma interessante conexão religiosa, especialmente ligada com o catolicismo.

O uso inicial de Luján se deu como sobrenome de origem espanhola, derivado do nome de local (toponímico) na região de Aragão, ao norte da Espanha. O sobrenome Luján é formado pelos elementos ui que vem da língua basca e significa pasto, e o sufixo locativo an, todos precedidos do prefixo l. O significado de Luján seria então local de pasto, indicando que seus primeiros portadores seriam trabalhadores do campo. Outra hipótese é que Luján poderia derivar do latim Lucius e nesse caso significaria luz.

O uso de Luján como nome próprio foi inspirado por um dos títulos da Virgem Maria, o de Nossa Senhora de Luján. Luján é uma cidade na província argentina de Buenos Aires e a basílica lá localizada é um importante centro de peregrinação. A aparição de Maria teria ocorrido em 1632, em Luján, na época um povoado. Nossa Senhora de Luján é considerada a padroeira da Argentina, à semelhança de Nossa Senhora de Guadalupe, no México e Nossa Senhora Aparecida no Brasil. A imagem da Nossa Senhora de Luján é um dos símbolos da cultura argentina. Por seu grande valor religioso é um nome mais comum na Argentina, mas também tem algum uso em outros países de língua espanhola (geralmente por pessoas religiosas). A festa de Nossa Senhora de Luján é comemorada em 8 de maio.

Por estar associado à Virgem Maria, Luján é considerado nome feminino entre os falantes da língua espanhola.

Curiosidade: ao realizar esta pesquisa, descobri a existência de Lujain, que apesar de muito parecido com Luján tem origem e significado distintos. Lujain é um nome feminino árabe que significa prata (achei o significado muito bonito e diferente!)

Possui pequeníssimo uso no Brasil -  sua frequência até 2010 era de apenas 80 pessoas, sendo 56 registros como nome feminino e 24 como nome masculino. As pessoas chamadas Luján no Brasil encontram-se exclusivamente no estado de Minas Gerais. Não há notícias de registros recentes. Em Portugal sua presença é nula.

Personalidades:
  • Luján Argüelles - apresentadora espanhola;
  • Luján Fernández - top model argentina.
Como sobrenome:
  • Andrés Iniesta Luján - futebolista argentino;
  • Daniela Luján - atriz mexicana;
  • Fernando Luján - ator mexicano.
Na Ficção:
  • Luján Linares - personagem vivida pela atriz Jazmin Beccar Varela na novela argentina Rebelde Way.
Gosto muito de conhecer os títulos da Virgem Maria existentes em outros países, cada um tem a sua beleza e Luján foi uma grata surpresa. Um nome que mistura religiosidade com o personalíssimo apelo hispânico, é uma combinação que certamente não passa em branco. 

Que opinião têm sobre este nome que é tão especial para nossos hermanos argentinos?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Behind the Name, El Significado de, House of Names, IBGE, Misabueso, Planeta Mama,  Quranicnames, Wikipédia.

13 comentários:

  1. Só conhecia como sobrenome! Por causa da Daniela Luján! Assisti as novelas com ela rsrs
    Talvez não seja muito usado no Brasil pq geralmente associamos a terminação "an" a nomes masculinos: Alan, Luan,Ivan, Renan...e acho que um pouco por conta da pronúncia diferente.
    Gostei do post de hoje. Bem informativo. Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Desconhecia o nome por completo! Gostei do fato de ser a padroeira da Argentina, enquanto que para nós é o nome Aparecida (que é o nome da minha mãe e do meu tio rs)! Gosto de conhecer os títulos dados a Maria, mãe de Jesus (seria até uma boa sugestão para um post heim). Acho que Guadalupe (prefiro o diminutivo Lupe ou Lupita) é o que eu mais gosto (bom...tbm gosto de Cármen, mas daí já é a derivação de Carmo, que aí sim é um título)! Já que é um título de Nossa Senhora e para conectar com essa aura religiosa e da natureza, talvez, fosse legal formar um par de irmãs com Unna (acho que escreve assim), que significa cordeiro, salvo engano - a figura do cordeiro remete a Jesus Cristo né. Acho que Lujan (Lurran) combina bem com Luan ou Yuri (este último já que tem significado pastoril também)...mas para quem é super católico e ama nomes hispânicos, nada melhor que Luján e Jordi (eu amooooo essa versão espanhola do nome Jorge <3 e conheci por causa do masterchef espanha - ele é um "boy magia" kkk !).
    Luján, no Brasil, possui, na minha humilde opinião, o inconveniente da escrita ser diferente da fala, então, talvez, grafar como "Lurrán" seria melhor. O significado campestre e um tanto bucólico transmite um certo ar de tranquilidade à personalidade do portador (creio eu), lembro do post sobre Geisler, que também tinha esta mesma vibe (mas de todos nomes masculinos ligados de alguma forma a terra, acho que o meu preferido é Dimitri mesmo).
    Quando vi a forma da pronúncia, lembrei do chef Laurent (a pronúncia, no programa, era "Lorrán", "mas não entendo nada de francês), muito citado no masterchef aqui do Brasil. Para nós brasileiros, acho melhor Lorraine para menina (tem até um post aqui no blog sobre * - * - uma joia e melhor que Lorena, na minha opinião rs) e Lorran para menino (tem um jogador de futebol com esse nome), do que Lújan (mas só por questão de pronúncia mesmo). Eu estudei com uma menina chamada Yorraine, tbm acho bonito (mas não sei se o "Y" altera o significado).
    O significado árabe de Lujain (se fala como Luján mesmo?): prata é bem bonito e combinaria para um par de irmãs com Núbia, que acho que é egípcio (que é o ouro) ou algum nome relacionado a Lua (um composto Selena Lujain - seria algo tipo Lua de prata). O post for bem informativo, tal como a Ivana disse! Gostei bastante! Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de ver um nome aqui no blog muito parecido com Lujan e que tbm é unissex: Lurian: http://oblogdosnomes.blogspot.com/2015/06/lurian-nomes-unissexo.html?m=1
      Que nome lindo! ♡♡♡
      O apelido Luri é uma graça! Eu acho que parece mais feminino! Luriane pode ser uma derivação tbm, mas prefiro Lurian e super combina com Dorian! Que joia de nome ♡
      Lujan e Lurian tbm fica legal xD

      Excluir
    2. Fernanda, a pronúncia de Lujain é diferente

      https://youtu.be/ENrKSRp8Z5s

      Sim, um post sobre os títulos de Maria é uma boa sugestão, vamos fazer :)

      Lurian é uma graça mesmo e realmente é parecido com Luján. Bjs!❤

      Excluir
    3. Fica algo tipo como "Lujin" ou "Lujean" (com o "jean" pronunciado em inglês)...nossa bem diferente de Luján (que é Lurrán) o.o' fiquei surpresa (obrigado por mostrar o link com a pronúncia correta ^^)! Eu acho interessante os nomes com terminações diferentes!:)
      Vai ficar super legal o post sobre os títulos de Maria!!! :D

      Excluir
  3. Oie!
    Confesso que realmente nunca conheci ninguém com o nome, tá aí os registros bem baixos no Brasil!
    Mas adorei tanto o nome, como a sensação de imponência e força que ele me trouxe. Inicialmente pensei que combinaria mais como um nome masculino, mas vendo as sugestões e ouvindo o áudio, achei que combina bastante como feminino também! :)
    xoxo

    ResponderExcluir
  4. Nossa , acabei de descobrir que pronunciei esse nome a vida toda errado ! Kkkkk mas eu amei o post , só que pra mim esse nome vale mais como sobrenome .. É até bonitinho mas só conheci uma Lujan que foi uma personagem de Rebelde Way , já citada lá em cima (: adoro nomes hispânicos, porque pra mim espanhol é uma língua muito simples e bonita e também por causa das novelas .

    ResponderExcluir
  5. Luján foi o nome mais lindo que já ouvi! ❤ O mais próximo que já ouvi foi Luan, que já não acho tão bonito, mas Luján realmente me ganhou ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  6. Meu nome! Na infância não gostava desse nome, pois achava-o muito diferente: sempre era motivo de perguntas sobre a pronúncia ou a grafia. O fato de ser tímida, fazia com que vivesse durante muito tempo em permanente estado de "guerra" com meu nome. Antes da crisma, o padre falou- me da padroeira da Argentina, a Virgem de Luján e, ao descobrir sua história e a origem do nome, passei a me afeiçoar cada vez mais a ele. Hoje, acho que não haveria escolha melhor que meus pais pudessem ter feito. Sinto-me muito feliz por me chamar assim.

    ResponderExcluir
  7. LUJAN É MEU SOBRENOME, FAZ UM POUCO MAIS DE 4 ANOS QUE DESCOBRI A PRONUNCIA EM ESPANHOL, ESTAVA ACOSTUMADO COM A FORMA "ABRASILERADA" MESMO COMO SE LÊ NO PORTUGUES...

    ResponderExcluir
  8. ALTEMAR APARECIDO PICHLER3 de julho de 2022 às 01:32

    BOA MADRUGADA, MEUS AMADISSIMOS E QUERIDÍSSIMOS, AMIGOS E IRMÃOS, EM CRISTO JESUS E NOSSA SENHORA, DESTE LINDO E MARAVILHOSO, SITE DO BLOG, COMO VOCÊS ESTÃO, TUDO BEM? EU AMEI ESSA MATÉRIA, LINDA E MARAVILHOSA, SOBRE O NOME LUJAN, QUE EU JÁ SABIA, QUE É UM DOS TÍTULOS DE NOSSA SENHORA, LA NA ARGENTINA, NÃO É MESMO? E LÁ, COMO VOCÊS JÁ FALARAM, ELA É A PADROEIRA DA ARGENTINA, ENTENDERAM? MAS, EU GOSTEI DE SABER, QUE O SIGNIFICADO DESTE LINDO NOME É LUZ OU PASTO, MAS, EU CREIO, QUE O MAIS CERTO, SEJA LUZ, ENTENDERAM? E É UMA ÓTIMA IDEIA, FAZER UM POST, SOBRE OS NOMES SAGRADOS DE NOSSA SENHORA, ENTENDERAM? DESDE JÁ, MUITO OBRIGADO E FIQUEM COM DEUS E NOSSA SENHORA.AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  9. Lujan é meu nome, sempre gostei mas só aos 17 anos descobri a origem, tinha uma freira no hospital onde nasci que falou com minha mãe se fosse menina pra colocar o nome dela que era Lujan, minha mãe amou o nome e colocou.

    ResponderExcluir
  10. Boa madrugada a todos nós. Conheço uma pessoa com esse nome , Maria de Lujan, achei bonito, vim pesquisar e amei saber o derivado dele. Um dos títulos de N.SENHORA. Padroeira da Argentina

    ResponderExcluir