segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Rebeca


Como muitos devem saber, Rebeca é um nome bíblico que, de acordo com o Antigo Testamento, pertencia à mulher de Isaac, também mãe de Jacob e Esaú. O seu vínculo a uma personagem bíblica permitiu a ascendência do seu uso depois da Reforma Protestante, tornando-se especialmente popular por volta do século XVII, com o movimento dos puritanos!

Mais tarde, no período colonial dos Estados Unidos da América, tornou-se novamente popular, sendo que alguns séculos mais tarde e, em particular, na década de 40 do século XX, Rebeca entra para o top 100 norte-americano e nas décadas que se seguiram chegou mesmo a atingir a 15ª posição do ranking nacional. De alguma forma, este fenómeno justifica o facto de serem retratadas nas artes literária e cinematográfica tantas Rebecas, ‘Beccas ou Beckys.

Este contacto cultural com Rebecas de origem estrangeira pode ter contribuído para um imagem deste nome como não sendo tipicamente português, o que, já se sabe, ajuda muitas vezes à diminuição da aceitação do nome no nosso meio.

Talvez por isso, em Portugal e no Brasil o uso de Rebeca sempre foi muito mais contido e discreto. De acordo com os dados do SPIE, durante o século XX em Portugal nasceram um total de 17 meninas, todas depois do ano de 1973. Hoje em dia, Rebeca apresenta mais registos, mesmo assim em 2013 foram registadas apenas 22 e em 2014, 24, juntamente com 12 compostos, entre os quais Rebeca Florentina (que giro!), Rebeca Maria, Rebeca Marina, Rebeca Maya Stefania, Rebeca Sofia, Rebeca Talita e Yasmim Rebeca.

O nome tem origem no hebraico רִבְקָה (Rivqah), que provavelmente significa rede, corda ou amarra, referindo-se simbolicamente a uma mulher com o dom de cativar os outros. Por extensão seu significado é entendido como aquela que une. Pode também significar esposa fiel. Rivca, nesta grafia, que se aproxima sonoramente do nome hebraico original é também aceite em Portugal como nome próprio feminino, tal como duas outras variantes igualmente interessantes Ribca e Riva. Pessoalmente, continuo a preferir Rebeca, embora simpatize com Riva, acho que tem uma sonoridade engraçada e parece-me a variante mais adequada para o português.

Qual é a vossa opinião sobre este nome?

12 comentários:

  1. Acho diferente do que é usual e isso agrada-me :)
    No entanto, não usaria numa filha *

    ResponderExcluir
  2. Já achei pior, agora até quase que simpatizo. O problema de Rebeca, para mim é a sonoridade que lembra rabeca lol

    ResponderExcluir
  3. Gosto bastante, acho bonito e a sonoridade marcante me agrada. A internacionalidade, pra mim, é um ponto positivo. Tb acho Riva interessante.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto dessa grafia Rebekah e pondero usar como segundo nome ou middle name.

    ResponderExcluir
  5. Um dos meus preferidos! acho um nome incrível, com uma força e feminilidade na medida certa, um nome clássico e com história (chega a ser medieval?). Para tornar mais feminino, é o composto com Ana. Ana Rebeca.
    E essa pequena Rebeca da foto é uma flor, clássica como o nome.

    ResponderExcluir
  6. Era um dos meus nomes preferidos na infância e eu queria que este fosse o nome da Kesia, minha sobrinha (eu tinha 11 anos na época xD), mas minha mãe destruiu meu sonho encantado e ainda fez bullying com o nome falando "Rebeca cara de meleca". Graças ao bake off Brasil, com a Becca Milano voltei os olhos novamente para Rebeca, mas gosto da forma abreviada, além disso Becca é um nome africano e significa profetiza - achei interessantíssimo, ate mesmo para valorizar nomes africanos! ♡♡♡ acho um mimo Becca, já Rebeca tem esse "trauma" da infância sem contar que é muito popular no meio evangélico.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Aléxia Lindoooooo e Rebeca Lindoooooo também,porém prefiro ambos separados. Composto da impressão de que estamos falando de dias pessoas distintas e sem contar que ficou brega os dois juntos desculpe mais essa é minha opinião.

      Excluir
    2. Escolhe um só que vai ficar ótimo!

      Excluir