sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Lícia & Lísia - Atendendo a Pedidos


Lídia, Lília, Lívia, Lígia... se pararmos pra analisar veremos que existem várias possibilidades de nomes com início em Li e final em ía. Basta trocarmos uma letra e o leque de opções se abre! Nomes parecidos, mas de estilos distintos. O post de hoje abordará Lícia & Lísia, dois interessantes antropônimos que vêm se juntar à esta numerosa família.

Os nomes possuem origens e significados diferentes, então falaremos separadamente sobre cada um.

Lícia:
  • Vem do latim Lycia, em grego Lykios. Lícia era o nome de uma antiga região e província romana no sudoeste da Ásia Menor, na costa sul da moderna Turquia;
  • Significa aquela que vem de Lícia
  • É mencionado uma única vez na Bíblia: depois que Félix e Agripa colocaram Paulo a caminho de Roma, ele primeiro embarcou em um navio na cidade de Mira, na Lícia (Atos 27:5);
  • Na Itália é relativamente conhecido, estima-se que existam mais de 25 mil italianas com este nome em todo o país. Começou a ser usado esporadicamente durante a Renascença, época em que o período clássico teve grande importância, sendo redescoberto no século XX graças ao romance Quo Vadis, onde Lícia é uma heroína cristã;
  • Entre falantes da língua inglesa é por vezes considerado um diminutivo de Alícia ou Felícia; na língua asturiana é a versão de Alícia.
Lísia:
  • É a forma feminina de Lísias, nome masculino de origem grega que significa aquele que liberta; Lísia adquire então o bonito sentido de libertadora;
  • Também é considerado uma variante de Lisa, um derivado de Elisabeth, nome de origem hebraica cujo significado é Deus é meu juramento;
  • Cláudio Lísias, ou apenas Lísias, é mencionado nos Atos dos Apóstolos, no Novo Testamento. Segundo a Bíblia, Lísias era um comandante romano em Jerusalém. Enviou Paulo, sob proteção, até o procurador Félix, em Cesareia. Vemos aqui uma interessante conexão bíblica entre Lícia & Lísia, com Paulo fazendo a ponte entre os nomes.
Tanto Lícia quanto Lísia são pouco usuais em nossos países. A frequência de Lícia no Brasil é de 7.798 pessoas, a maioria nascida durante os anos 80, na região norte/nordeste. Para Lísia a frequência é de 1.149 pessoas, com pico de uso também na década de 1980; é mais visto no Rio Grande do Sul, seguido por Piauí e Sergipe. Em 2017, no estado de São Paulo, Lícia foi registrado 2 vezes, mas Lísia não pontuou.

Lícia é admitido em Portugal, porém na maior parte do século XX recebeu raros registros - 22 no total. Em 2016 obteve 2 registros. Lísia não aparece na lista de nomes aceitos, acredito que não seja, ainda assim foi registrado 2 vezes em 1962. Nos dias que correm não há notícias de registros recentes.

Personalidades:
  • Licia Colò - apresentadora italiana;
  • Licia Corradini - jogadora de basquete italiana;
  • Lícia Manzo - autora e diretora brasileira;
  • Lísia Palombini - jornalista brasileira.
Lícia pode perder pontos quando comparado a Lúcia (mais sonoro) ou Alícia (mais moderno). Lísia pode ficar atrás de Lis (mais atual). No entanto, são dois nomes de importante sentido histórico e conexão bíblica, sendo este último vínculo discreto e ideal para aqueles que procuram nomes com ligação religiosa, mas que não seja tão chamativa.

Lícia & Lísia despertam sua atenção?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Abarim, BabyNamesPedia, Behind the Name, Nameberry, Nomix, Think Baby Names, Wikipédia.

19 comentários:

  1. Realmente, há uma variedade enorme de nomes que começam com "Li" e terminam com "ia". Assim que vi o título pensei que Lícia se tratava de um diminutivo de Alícia. Não sabia da sua referência bíblica e renascentista (amei!).
    Bom...eu prefiro Lícia do que Alícia, porque este tem alguns inconvenientes (malícia, verbo aliciar...). Fiquei feliz ao descobrir o nome Lícia hoje.
    Lísia com "s" faz com que eu fale o nome como se tivesse um "z"...eu não sei se gosto desse jeito de pronunciar(mas o apelido seria fofo: Lisi/Lizi), contudo o significado é muito atraente. Sou apaixonada por nomes que remetam a liberdade.
    Amei o post de hoje!
    Parabéns!
    Bjos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é fofinho. Meu nome é Lísia (som de z) Hadassa e alguns amigos me chama de Lisi 🥰

      Excluir
    2. Me chamo Lísia, amo meu nome e é uma raridade.

      Excluir
  2. Adoro nomes diferentes. Tenho uma listinha de possíveis nomes para meus futuros filhos. Acrescentei esses nela...

    ResponderExcluir
  3. Achei super diferente esses nomes mas super lindos também <3

    ResponderExcluir
  4. Adoro significado de nomes! :) Esses eu não conhecia, é uma ótima opção para um nome mais diferente.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de Lícia, mas Lísia nunca tinha visto nem conheço ninguém com esse nome.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Oi
    Acho que dos dois prefiro Lícia, mas como você disse Alícia é mais moderno, e, na minha opinião, tem muito mais personalidade.

    ResponderExcluir
  7. Oi Patrícia,

    Nunca tinha ouvido falar desses nomes. Pra mim, parecem apelidos rs. Adorei a forma como soa e os significados. Deveriam ser mais usados, né?
    Adorei seu post, como sempre!

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. O nome em si é lindo, e suas variantes também. É uma pena que não seja tão popular aqui no Brasil e parece que também no mundo. Acho que se um dia quando for mãe pode ser que eu escolha um deles, pela pronúncia ser linda e bem feminina e por ser um nome não tão popular.

    ResponderExcluir
  9. Que bacana, nunca tinha parado para pensar nessas variações. Adoro seu blog

    ResponderExcluir
  10. Tenho um amigo q chama Lício acho o feminino bonito.

    ResponderExcluir
  11. Esqueceu de colocar LiSSia! Com dois S ! ❤️

    ResponderExcluir
  12. O nome da minha filha é Lícia, coloquei como forma de retirada do meu LetÍCIA. Ou seja, excluir o ET do neu nome. Foi bom saber a orifem do nome. Acho que LÍCIA é mais bonito e moderno q ALÍCIA

    ResponderExcluir
  13. E o meu é Lysia então deve ser o mesmo significado

    ResponderExcluir
  14. Será que o nome Líssia também deriva desses nomes?

    ResponderExcluir